385
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Artigo Original

Tendência temporal de internação por queimadura no Sul do Brasil

Hospitalization trends due burns in the South of Brazil

Marina Thereza Favassa1; Giovanna Grünewald Vietta2; Nazaré Otilia Nazário3

RESUMO

OBJETIVO: Avaliar a tendência temporal de internaçao por queimadura no Sul do Brasil, no período de 2008 a 2016.
MÉTODO: Estudo ecológico de séries temporais, realizado a partir do Banco de Dados do SIH-SUS, com internaçoes de residentes do Sul do Brasil, de 2008 a 2016. As taxas de internaçoes foram padronizadas pelos estados do Sul, sexo e faixa etária e foi realizada regressao linear simples para estimar as tendências de internaçao.
RESULTADOS: No período estudado ocorreram 37.571 internaçoes. A taxa de internaçao por queimadura em 2008, início do período, foi 13,11 internaçoes por 100.000 habitantes, finalizando em 2016 com taxa de 14,60/100.000 habitantes, mantendo-se constante no período. No sexo masculino as taxas foram superiores, iniciando o período com 15,87/100.000, finalizando a série histórica com 19,76/100.000. No feminino, a taxa manteve-se linear durante o período. Verificou-se que o Paraná apresentou as maiores taxas em relaçao a Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A faixa etária mais acometida foi de 0-19 anos.
CONCLUSAO: Há tendência de estabilidade na taxa geral de internaçao. O sexo masculino e a faixa etária de 0-19 anos sao os mais acometidos por queimaduras no Sul do Brasil. O Paraná tem maiores taxas de internaçao quando comparado aos outros dois estados.

Palavras-chave: Epidemiologia. Hospitalização. Queimaduras.

ABSTRACT

OBJECTIVE: To evaluate the temporal trend of hospitalization for burns in the South of Brazil, from 2008 to 2016.
METHODS: Ecological study of time series, carried out from the Database of the SIH-SUS, with hospitalizations of residents of the South of Brazil, from 2008 to 2016. The hospitalization rates were standardized by the southern states, sex and age group and a simple linear regression was performed to estimate the hospitalization trends.
RESULTS: During the study period, 37,571 hospitalizations occurred. The hospitalization rate for burns in 2008, beginning of the period, was 13.11 hospitalizations per 100,000 inhabitants, ending the period (2016) with a rate of 14.60 / 100,000 inhabitants, remaining constant in the period. In males the rates were higher, starting the period with 15.87 / 100,000, finishing the historical series with 19.76 / 100,000. In the female, the rate remained linear during the period. It was verified that Paraná presented the highest rates in relation to Santa Catarina and Rio Grande do Sul. The most affected age group was 0-19 years.
CONCLUSION: There was a trend towards stability in the general hospitalization rate. The male gender and age group of 0-19 years were the most affected by burns in the South of Brazil. Paraná has the highest hospitalization rates when compared to the other two states.

Keywords: Epidemiology. Hospitalization. Burns.

INTRODUÇAO

Queimadura é definida como uma lesao de pele, ou outros tecidos orgânicos, causada principalmente por alteraçoes térmicas, importante causa de morbimortalidade em todo o mundo1.

Uma das principais complicaçoes das queimaduras é a intensa dor física, que, dependendo da extensao e gravidade das lesoes, pode causar sequelas físicas e psíquicas, diminuindo as chances do indivíduo usufruir de seu potencial produtivo econômico e social2.

A Organizaçao Mundial da Saúde afirma que 11 milhoes de pessoas sofrem ferimentos por queimadura anualmente no mundo e 95% dessas lesoes ocorrem em países emergentes3. As estimativas sao de que 90% das mortes por queimaduras ocorrem em países de renda média ou baixa e pouco mais de 7% em países de alta renda4. No Brasil, estima-se que ocorram em torno de 1.000.000 de acidentes/ano. Destes, 100.000 irao procurar atendimento hospitalar e cerca de 2.500 irao a óbito, direta ou indiretamente, em decorrência das lesoes5. Entretanto, mesmo que nao determinem forte impacto no perfil da mortalidade da populaçao brasileira, as lesoes por queimaduras apresentam alta relevância na morbidade2.

A queimadura representa um trauma de grande complexidade, exige muito da equipe multidisciplinar e aponta altas taxas de morbidade no mundo, consequentemente, configura-se como um problema de saúde pública6. Os gastos em uma unidade de tratamento para queimados podem ultrapassar R$ 1.500,00/dia7. No Brasil, ainda há baixo investimento financeiro em centros especializados, enquanto nos Estados Unidos aproximadamente 4 bilhoes de dólares sao gastos em tratamento e reabilitaçoes8.

Quanto ao tratamento agudo das queimaduras por lesoes térmicas, vários desafios clínicos visam equilibrar os fatores que afetam a cicatrizaçao de feridas, em funçao de reduzir o tempo de permanência hospitalar (associado ao custo do tratamento), o risco de infecçao, o tempo de cicatrizaçao das feridas e de recuperaçao funcional. Por esse motivo, a abordagem terapêutica das queimaduras tem evoluído, ao longo de várias décadas, e avanços significativos foram obtidos no cuidado do paciente queimado. Diante dos resultados desses esforços, tem-se verificado significativa melhora na sobrevida do indivíduo, juntamente com a diminuiçao no tempo de permanência hospitalar, o que, por sua vez, resulta na reduçao de custos para o paciente e prestadores de serviços hospitalares9.

Dessa forma, a evoluçao no gerenciamento em cuidados com queimaduras tem levado a melhoria nas taxas de morbimortalidade, principalmente através de técnicas de excisao e enxertos precoces, assim como antimicrobianos específicos e na melhor compreensao da fisiopatologia das queimaduras. Têm-se observado resultados significativos aos sobreviventes de queimadura. A sobrevivência atualmente é a regra, nao mais a exceçao10.

O conhecimento epidemiológico sobre as queimaduras é relevante considerando que essas lesoes representam um grave problema de saúde pública no Brasil1. Considera-se ainda a escassez de estudo sobre tendência de internaçao por queimadura no Brasil.

Ainda, entendendo-se que a morbidade hospitalar é um indicador estatístico epidemiológico que representa o conjunto de indivíduos que adoeceram e foram internados em determinado período, por determinada causa, e por mais que as informaçoes estatísticas de hospitalizaçoes sejam criticadas, principalmente em funçao da limitaçao quanto à abrangência, ou até mesmo por sua qualidade, nao resta dúvida de que podem ser úteis no delineamento do comportamento de determinada injúria através dos anos11. As atividades preventivas podem ser mais esperadas como estratégias pontuais na educaçao em saúde, a partir de estudos em tendência temporal. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a tendência temporal de internaçao por queimaduras no sul do Brasil, entre 2008-2016.


MÉTODO

Trata-se de estudo ecológico de séries temporais referente a internaçao hospitalar por queimaduras na regiao Sul do Brasil. Foram incluídos dados das internaçoes do Sistema de Informaçoes Hospitalares do SUS (SIH-SUS), e organizados a partir das Autorizaçoes de Internaçoes Hospitalares (AIH), processadas pelo Departamento de Informática do Sistema Unico de Saúde - DATASUS dos três estados que compoem o sul do Brasil, entre 2008 a 2016

A populaçao de estudo foi composta por dados de 37.571 internaçoes. Foram incluídos no estudo os dados das internaçoes identificadas como queimadura e corrosoes, classificadas pelo CID10-T20-T32. Nao houve exclusao. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estimou a populaçao do Sul em 29.230.180 habitantes em julho de 201512.

Os dados foram exportados, pelo pesquisador, no formato Comma Separated Values (CVC) e posteriormente salvos em planilha Excel. As variáveis dependentes, classificadas como sociode-mográficas, correspondem as taxas de internaçao geral, distribuídas de acordo com a faixa etária (0-19 anos; 20-39 anos; 40-59 anos; 60-70 anos; >80 anos), por sexo (masculino/feminino) e nos três estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). A variável independente no presente estudo corresponde ao ano em que as informaçoes foram coletadas (2008-2016).

Para cada ano do período estudado e para cada Estado, foram calculadas as taxas de internaçao por queimadura, bruta e específicas, de acordo com as variáveis dependentes de interesse: faixa etária, sexo e os três estados, calculados para cada 100.000 habitantes utilizando o número total de internaçoes, divididos pela populaçao no período (geral, por sexo, faixa etária e Estado).

Para a análise das tendências temporais de morbidade por queimadura, foram utilizados os coeficientes de morbidade padronizados e o método de regressao linear simples, por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Version 18.0.

Neste método, as taxas de internaçao padronizadas foram consideradas como variável dependente, e os anos calendário de estudo como variável independentes, obtendo-se assim o modelo estimado de acordo com a fórmula Y = b0 + b1X, onde Y = coeficiente padronizado, b0=coeficiente médio do período, b1=incremento anual médio e X=ano. Os resultados estao apresentados em taxas, R=coeficiente de correlaçao, β=coeficiente angular e valor de p. Foi considerada significancia estatística valor de p<0,05.

O projeto obedece aos preceitos éticos do Conselho Nacional de Saúde, Resoluçao n° 466/2012. Foi submetido e aprovado pelo CEP-UNISUL, sob CAAE n° 62117416.3.0000.5369. Os benefícios sao indiretos, relacionados a contribuiçoes para delinear políticas públicas relacionadas às queimaduras.


RESULTADOS

No período analisado (2008 a 2016) ocorreram 37.571 internaçoes por queimaduras registradas pelos hospitais da regiao Sul do Brasil. A tendência da taxa geral de internaçao por queimaduras na regiao Sul encontra-se descrita no Gráfico 1. A taxa de internaçao por queimadura em 2008, início do período, foi 13,11 internaçoes/100.000 habitantes, finalizando o período (2016) com taxa de 14,60/100.000 habitantes. Entre 2008 e 2009 houve um aumento nas taxas de internaçao de 13,11/l00.000 e l6,62/l00.000 habitantes, respectivamente. No período que segue, de 2011 a 2014, as taxas se mantiveram constantes, voltando à estabilidade em 2015 e 2016.


Gráfico 1 - Tendência de internaçao por queimadura no sul do Brasil, no período entre 2008-2016.



Ao analisar a taxa de internaçao por queimadura em cada Estado (Gráfico 2) verificou-se que o Paraná apresentou as maiores taxas em relaçao a Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Observou-se que no período de 2008-2009 houve aumento nas taxas de 16,44/100.000 para 26,28/100.000 habitantes, e, entre 2010-2014, ocorreu uma queda nas taxas, mas posteriormente elevando-se entre 2015-2016, chegando próximas a 20/100.000 habitantes (0,549 casos por 100.000 habitantes ao ano). Já os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentaram taxas de internaçao semelhantes, mantendo-se constantes, sem grandes variaçoes, ao comparar o início e o final do período estudado.


Gráfico 2 - Tendência de internaçao por queimadura por estado da regiao do sul do Brasil, no período entre 1008-2016.



Ao estratificar a taxa de internaçao por sexo, percebeu-se que o sexo masculino foi superior (Gráfico 3). A taxa no sexo masculino iniciou o período com 15,87/100.000, finalizando a série histórica com 19,76/100.000 habitantes. No sexo feminino, a taxa inicial foi de 12,42/100.000 habitantes, e, ao final do período, 9,80 por 100.000 habitantes, mantendo-se linear durante todo o período.


Gráfico 3 - Tendência de internaçao por queimadura por sexo no sul do Brasil, no período entre 1008-2016.



Quanto à tendência de internaçao por faixa etária (Gráfico 4) verificou-se que a mais acometida foi de 0-19 anos, com taxas próximas a 20/100.000 habitantes durante todo o período. Os demais grupos etários apresentaram pequena variaçao na taxa de internaçao, com exceçao do grupo de indivíduos com 80 anos ou mais, que mostrou aumento da taxa de internaçao no período de 2014-2015 (de 7,10/100.000 para 12,61 /100.000 habitantes) apesar de ter representado o grupo com as menores taxas, quando comparado aos demais.


Gráfico 4 - Tendência de internaçao por queimadura no sul do Brasil por faixa etária, no período entre 1008-2016.



Na Tabela 1 sao apresentadas a variaçao média anual, o coeficiente de determinaçao (R) e o valor de p estratificado por taxa de internaçao por Estado, sexo e faixa etária. Na análise de regressao linear observou-se baixa correlaçao entre as taxas e o ano, sem significância estatística.




DISCUSSAO

As queimaduras representam uma das formas mais devastadoras de trauma em todo o mundo13 determinando um importante problema de saúde pública, em termos de morbidade e sequelas a longo prazo, e especialmente nos países em desenvolvimento.

Neste estudo, identificou-se por meio das taxas de tendência de internaçoes por queimaduras em um período de tempo (2008-2016) na regiao Sul do Brasil, cujas características foram distribuídas por faixa etária, sexo e pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na literatura nao há estudo de tendência temporal sobre internaçao por queimaduras que compare os três estados, por isso, é relevante e inédita a comparaçao da distribuiçao das taxas de queimaduras entre os estados citados, a fim de contribuir com o delineamento de políticas públicas de saúde que auxiliem no tratamento e reabilitaçao do paciente, mas, acima de tudo, na prevençao deste acidente.

Ao analisar a taxa de internaçao por sexo, no presente estudo, verificaram-se maiores prevalências, durante todo o período, no gênero masculino, nos três estados. Na literatura, o sexo masculino ainda é o mais prevalente, 55,4%14 e 70%15. Já, estudo de prevalência, realizado no Sul do país, Hospital Cristo Redentor, Porto Alegre/RS, entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012, verificou que o sexo femininfo foi mais prevalente (62%)6.

Entretanto, tais pesquisas têm demonstrado que, ao longo do tempo, independentemente do Estado e faixa etária, o predomínio do sexo masculino pode estar relacionado com a sua atividade laboral, ou seja, atividades que exigem maior esforço físico, além da maior exposiçao nas atividades com risco para acidentes, como manuseio de equipamentos mecânicos, rede de eletricidade, manipulaçao de substâncias químicas e de combustíveis, entre outros riscos graves de acidentes, como os automobilísticos, as guerras e o tráfico de drogas. Por isso, a populaçao masculina ativa continua a ser a de maior risco; campanhas de prevençao de acidentes de trabalho devem ser realizadas continuamente16.

Em relaçao à faixa etária, no atual estudo observou-se que as taxas de internaçao por queimadura permaneceram constantes durante todo o período, porém os indivíduos entre 0-19 anos foram os mais acometidos. Este fato sugere que crianças/adolescentes apresentam maior predisposiçao para acidentes, ou seja, na fase de desenvolvimento e descobrimentos, a criança é curiosa, inquieta, inexperiente, exploradora, ativa e, na maioria das vezes, incapaz de identificar e avaliar o perigo, predispondo-se assim ao risco. E, associados a tais fatores também podem ser levados em consideraçao, a negligência por parte dos familiares e a carência de cuidados17.

A literatura traz estudos relacionados ao tema queimadura e infância8,17, porém poucos sao os que abordam aspectos específicos da queimadura em adolescentes. Estudo retrospectivo, realizado em um Centro de Tratamento de Queimados, que avaliou adolescentes hospitalizados, entre 12 e 18 anos, no período de 2007 a 2011, concluiu que o agente causal mais prevalente foi álcool (33,33%) e a maior parte dos adolescentes internados (25,49%) possuía de 20% a 29% da superfície corporal queimada. É nesse período da vida que o adolescente começa a interagir com o mundo externo de modo mais autônomo, aparentemente, sem ter que assumir as responsabilidades da vida adulta18, fato que pode justificar as altas taxas de internaçao, por queimaduras, em adolescentes da regiao Sul do Brasil, identificadas neste estudo de tendência.

Ao analisar as taxas de internaçao por queimaduras em adultos, o atual estudo identificou que no período de 2014-2015, na faixa etária de 80 anos ou mais, houve um incremento das taxas. Esses dados podem estar relacionados ao aumento da expectativa de vida e, consequentemente, longevidade da populaçao idosa. Nesse sentido, a maior morbimortalidade em idosos pode ser explicada pelas alteraçoes próprias do envelhecimento, além das comorbidades associadas (hipertensao arterial sistêmica, doenças cardiovasculares, diabetes). Dessa forma, a idade avançada, além de contribuir para uma evoluçao clínica desfavorável, tem sido descrita como importante fator de risco para a ocorrência de altas taxas de internaçao por queimadura, devido à recuperaçao mais lenta, maior tempo de hospitalizaçao e de custo durante o tratamento e a reabilitaçao13,14.

Esse estudo também identificou, por meio das taxas de internaçao, o comportamento das queimaduras entre os três estados do Sul, identificando que o Paraná apresentou as maiores taxas. Estudo de tendência temporal realizado no Estado em Santa Catarina entre 1998 a 2012, com 12.857 internaçoes por queimaduras registrada nos hospitais públicos, verificou tendência decrescente nas taxas de internaçao19. Porém, nao há na literatura estudos de tendência temporal por internaçao realizados nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, apenas estudos que identificaram o perfil dos pacientes internados, como características epidemiológicas e etiologia das internaçoes. Estudo de prevalência realizado no Hospital Cristo Redentor, Porto Alegre/RS, já mencionado anteriormente, identificou o predomínio do sexo feminino nas internaçoes por queimadura, da faixa etária (19 - 39 anos) e o local de trabalho como o determinante de risco para as lesoes6.

Já, pesquisa quantitativa, com abordagem descritiva, cujo cenário foi o setor de Queimados de um Hospital Universitário do Estado do Paraná, referência no atendimento de queimaduras, verificou que a maior incidência de queimaduras, causadas por agentes inflamáveis, ocorreu em indivíduos do sexo masculino, adultos jovens, em faixa etária produtiva (18 a 35 anos), com baixo grau de escolaridade e baixa renda familiar20. Assim, a inexistência de estudos anteriores sobre tendência temporal de internaçao por queimaduras em períodos anteriores ao estudo em discussao nao permite a comparaçao das taxas de internaçao entre os três Estados.

De maneira geral, todos os estudos epidemiológicos sao passíveis de viés. Os dados dos três estados do Sul demonstram tendência de estabilidade no número de internaçoes por queimaduras, no entanto, algumas limitaçoes devem ser ressaltadas na interpretaçao. O fato de ter incluído dados somente de internaçoes provenientes do bando de dados do DATASUS é propenso a vieses, ou seja, pode haver subregistro de internaçoes por causas externas e algumas distorçoes em relaçao aos tipos de causas no Sistema de Informaçoes Hospitalares.

Também, o estudo está limitado à fonte de financiamento das internaçoes, no caso o SUS, o que exclui as internaçoes financiadas por sistemas particulares e por seguros de saúde, nao evidenciadas nesse estudo. Entretanto, o SUS representa um importante indicador de saúde. Apesar destas limitaçoes, o panorama geral das internaçoes por queimaduras, diagnosticadas nesse estudo, oferece noçao da realidade, haja vista que a maioria dos atendimentos ocorre via SUS, e, devido à situaçao econômica em que o país se encontra, há aumento na busca por atendimentos em hospitais públicos.


CONCLUSAO

No período do estudo, verifica-se a taxa de internaçao por queimadura em 2008, início do período, era 13,11 internaçoes/100.000 habitantes, finalizando o período (2016) com taxa de 14,60/100.000 habitantes, demonstrando pequenas variaçoes e tendência de estabilidade.

Verifica-se, no presente estudo, que o Paraná apresenta as maiores taxas em relaçao a Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As taxas de internaçao por queimadura no sexo masculino sao superiores durante todo o período estudado. Porém, em ambos os sexos se verificam pequenas variaçoes.

Observa-se que as maiores taxas de internaçao ocorrem na faixa etária entre 0-19 anos ao longo dos anos, com um incremento, nos indivíduos acima de 80 anos (2014-2015).


AGRADECIMENTO

A equipe do TCC e Núcleo de Epidemiologia do Curso de Medicina - UNISUL Pedra Branca.


REFERENCIAS

1. Peck MD. Epidemiology of burns through out the world. Part I: Distribution and risk factors. Burns. 2011;37(7):1087-100.

2. Gawryszewski VP Bernal RTI, Silva NN, Morais Neto OL, Silva MMA, Mascarenhas MDM, et al. Atendimentos decorrentes de queimaduras em serviços públicos de emergência no Brasil, 2009. Cad Saúde Pública. 2012;28(4):629-40.

3. Karki B, Rai SM, Nakarmi KK, Basnet SJ, Magar MG, Nagarkoti KK, et al. Clinical Epidemiology of Acute Burn Injuries at Nepal Cleft and Burn Centre, Kathmandu, Nepal. Ann Plast Surg. 2018;80(3 Suppl 2):S95-7.

4. World Health Organization (WHO). Health statistics and information systems. About the Global Burden of Disease (GBD) project. [acesso 2016 Set 13]. Disponível em: http://www.who.int/healthinfo/global_burden_disease/about/en/

5. Cruz BF, Cordovil PBL, Batista KNM. Perfil epidemiológico de pacientes que sofreram queimaduras no Brasil: revisao de literatura. Rev Bras Queimaduras. 2012;11 (4):246-50.

6. Marques MD, Amaral V, Marcadenti A. Perfil epidemiológico dos pacientes grandes queimados admitidos em um hospital de trauma. Rev Bras Queimaduras. 2014;13(4):232-5.

7. Fonseca Filho R, Nigri CD, Freitas GM, Valentim Filho F Superfície corporal queimada vs. tempo de internaçao. Análise dos últimos 15 anos. Rev Bras Queimaduras. 2014;13(1):18-20.

8. Moraes PS, Ferrari RAP Sant'Anna FL, Raniero JMW Lima LS, Santos TFM, et al. Perfil das internaçoes de crianças em um centro de tratamento para queimado. Rev Eletr Enfem. 2014;16(3):598-603.

9. Rowan MP Cancio LC, Elster EA, Burmeister DM, Rose LF Natesan S, et al. Burn wound healing and treatment: review and advancements. Crit Care. 2015;19:243.

10. Strassle PD, Williams FN, Weber DJ, Sickbert-Bennett EE, Lachiewicz AM, Napravnik S, et al. Risk Factors for Healthcare-Associated Infections in Adult Burn Patients. Infect Control Hosp Epidemiol. 2017;38(12):1441-8.

11. Bernz LM, Mignoni ISP Pereima MJL, Souza JA, Araújo EJ, Feijó R. Análise das causas de óbito de crianças queimadas no Hospital Infantil Joana de Gusmao, no período de 199l a 2008. Rev Bras Queimaduras. 2009;8(1):9-13.

12. Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Estimativa Populaçao Brasileira, 2015. [acesso 2016 Out 29]. Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_ Populacao/Estimativas_2015/estimativa_dou_2015_201509l5.pdf

13. Abu-Sittah GS, Chahine FM, Janom H. Management of burns in the elderly. Ann Burns Fire Disasters. 2016;29(4):249-5.

14. Giuli AE, Itakussu EY, Valenciano PJ, Fujisawa DS, Trelha CS. Caracterizaçao de idosos vítimas de queimaduras internados em um centro de tratamento de queimados. Rev Bras Queimaduras. 2015;14(4):253-6.

15. Guimaraes IBA, Martins ABT, Guimaraes SB. Qualidade de vida de pacientes com queimaduras internados em um hospital de referência no nordeste brasileiro. Rev Bras Queimaduras. 2013;12(2):103-7.

16. Lacerda LA, Carneiro AC, Oliveira AF Gragnani A, Ferreira LM. Estudo epidemiológico da Unidade de Tratamento de Queimaduras da Universidade Federal de Sao Paulo. Rev Bras Queimaduras. 2010;9(3):82-8.

17. Silva PKE, Picanço PG, Costa LA, Boulhosa FJS, Macêdo RC, Costa LRN, et al. Caracterizaçao das crianças vítimas de queimaduras em hospital de referência na regiao Amazônica. Rev Bras Queimaduras. 2015;14(3):218-23.

18. Serra MC, Queiroz ME, Silva VP Bufada M, Araújo N, Macieira L, et al. Perfil das queimaduras em adolescentes. Rev Bras Queimaduras. 2012;11(1):20-2.

19. Gervasi LC, Tibola J, Schneider IJC. Tendência de morbidade hospitalar por queimaduras em Santa Catarina. Rev Bras Queimaduras. 2014;13(1):31-7.

20. Nestor A, Turra K. Perfil epidemiológico dos pacientes internados vítimas de queimaduras por agentes inflamáveis. Rev Bras Queimaduras. 2014;13(1):44-50.









Recebido em 18 de Dezembro de 2017.
Aceito em 6 de Março de 2018.

Local de realização do trabalho: Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Palhoça, SC, Brasil

Conflito de interesses: Os autores declaram não haver


© 2024 Todos os Direitos Reservados