Checklist para submissão

Prezados autores,

Agradecemos o interesse em divulgar sua produção científica na Rev Bras Queimaduras. Considerando que a submissão correta de ACORDO COM AS NORMAS DE FORMATAÇÃO E ESTRUTURA agiliza o processo de avaliação e confere qualidade ao processo, foi elaborado este checklist para avaliar preliminarmente os manuscritos.

Os manuscritos que NÃO cumprirem tais Normas, por INCOMPLETUDE ou INADEQUAÇÃO, SERÃO DEVOLVIDOS para correção, antes mesmo de serem submetidos à avaliação dos revisores.

Desta forma, recomendamos que antes de submeter o manuscrito à revista, confirme se está em conformidade com os itens do checklist.

CATEGORIA MANUSCRITOS
  Nº de Páginas Nº Referências Nº de Ilustrações
Artigos Originais 19 20 Até 5
Revisões 17 30 Até 5
Relato de Caso 8 15 Até 3
Artigos Especiais (Relato de Experiência, Atualização e/ ou Inovação Tecnológica) 10 15 Até 3
Editorial* 3 5 -
* Responsabilidade do Conselho de Editoração.

 

ITENS A SEREM ATENDIDOS NO PROCESSO DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS Situação
Sim Não Não se Aplica
1. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E FORMATAÇÃO
1.1. Artigo está em formato word      
1.2. Fonte Arial, tamanho 12, justificado      
1.3. Contém espaçamento 1,5 entrelinhas em todo o artigo, excetuandose referências e tabelas      
1.4. Apresenta espaçamento de 0 pt antes e depois dos parágrafos, com espaçamento de 1,25 cm na linha inicial de cada parágrafo.      
1.5. O papel possui tamanho A4 com formatação de margens de 3 cm superior e esquerda e 2,5 para direita e inferior.      
1.6. O manuscrito está dentro do limite de páginas de cada formato? (vide tabela – categoria manuscritos)      
2. TÍTULO
2.1. Deve ser conciso e descritivo em português em caixa alta, centralizado, negrito, com no máximo 20 palavras.
Após, o título em espanhol e inglês, itálico sem negrito, em caixa baixa, inicial maiúscula para a primeira palavra e/ou nomes próprios. Evitar a utilização de abreviaturas e nomes que identifiquem instituições.
     
3. RESUMO
3.1. Resumo - Deve conter até 250 palavras, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5. Estruturado em quatro seções: Objetivo, Método, Resultados e Conclusões. A elaboração deve permitir compreensão sem acesso ao texto e apresentados em português, espanhol e inglês.      
3.2. Descritores (DeCS e MeSH) - Devem ser incluídos de 3 a 5 descritores, em fonte Arial, tamanho 12, com iniciais das palavras em maiúsculas, separadas por ponto e vírgula, assim como a respectiva tradução. Sites de consulta: http://decs.bvs.br/ - termos em português, espanhol ou inglês, ou www.nlm.nih.gov/mesh - termos somente em inglês.      
3.3. A estrutura do manuscrito Artigo Original – Deve apresentar as seções: Resumo, Resumen e Abstract, Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões e Referências.      
3.4. A estrutura do manuscrito Revisão - Deve apresentar as seções: Resumo, Resumen e Abstract, Introdução, Objetivo, Método de busca/passos adotados, Resultados, Discussão, Conclusões, Principais Contribuições (Item obrigatório) e Referências.      
3.5. A estrutura do manuscrito Relatos de caso: Deve apresentar as seções: Resumo, Resumen e Abstract, Introdução (incluindo objetivo), Relato do Caso e Discussão, Considerações finais e Referências.      
3.6. Agradecimentos (OPCIONAL) – Inseridos após conclusões, devem ser apresentados nomes de participantes que contribuíram, intelectual ou tecnicamente, em alguma fase do trabalho, mas não preencheram os requisitos para autoria, as agências de fomento ou Instituições colaboradoras.      
4. REFERÊNCIAS
4.1 As referências foram normalizadas de acordo com o estilo Vancouver Style. http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html      
4.2 As referências estão na ordem em que foram mencionadas pela primeira vez no texto.      
4.3 Todos os trabalhos citados no corpo do texto possuem sua respectiva referência.      
4.4 As referências atendem o padrão de atualidade da revista contendo no mínimo 70% das referências dos últimos 5 anos oriundas de revistas indexadas.      
4.5 O manuscrito está dentro do limite de referências de cada formato? (vide tabela – categoria manuscritos)      
5. ILUSTRAÇÕES
5.1 Devem, conter título e estar em páginas separadas, inseridas após o item Referências      
5.2 Os locais sugeridos para inserção de ilustrações foram indicados no texto. (numeradas por ordem de aparecimento no texto)      
5.3 As ilustrações devem estar acompanhadas de suas respectivas legendas, em coloração branco e preto. As abreviações usadas nas ilustrações devem ser explicitas nas legendas.      
5.4 Tamanho da ilustração - largura máxima de 15 cm e altura máxima de 25 cm.      
5.5 O número máximo de ilustrações (tabelas, quadros, gráficos e/ou figuras) poderá ser de cinco para Artigos Originais e Revisão.      
5.6 O número máximo de ilustrações (tabelas, quadros, gráficos e/ou figuras) poderá ser de três para Relatos de Caso e Artigos Especiais.      
5.7 Em caso de ilustrações fotográficas originais que incluam pessoas, deve ser enviada, em anexo, uma autorização para publicação da mesma.      


Editora Científica
Danielle de Mendonça Henrique

© 2024 Todos os Direitos Reservados