261
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Artigo Original

Perfil epidemiológico dos pacientes idosos queimados internados em unidade de tratamento de queimados do Noroeste paulista

Epidemiological profile of burned elderly patients hospitalized in a reference hospital in the northwest of São Paulo

Ana Carolina Marin Comini1; Polliany do Monte Lança2; Renata Buraschi Antunes3; Fábio Franco de Oliveira Júnior4; Sofia Veronesi Prearo5; Manoel Alves Vidal6; José Antônio Sanches7; Guilherme Ramos Vantine8

RESUMO

OBJETIVO: Analisar o perfil epidemiológico dos pacientes idosos internados na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital Padre Albino do município de Catanduva, SP.
MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal baseado na análise dos prontuários e do livro de registro da Unidade de Terapia de Queimados do Hospital Padre Albino. A coleta de dados ocorreu entre março de 2012 e março de 2013, sendo selecionados todos os idosos que passaram pela unidade. Foram coletados dados como: sexo, idade, local do acidente, período de internaçao, vícios apresentados pelos pacientes, comorbidades, agente agressor, profundidade da lesao, superfície da área queimada e evoluçao - que inclui enxertia, infecçao e óbito.
RESULTADOS: Houve predomínio de queimaduras em pacientes idosos do sexo masculino, tendo como local do acidente a própria casa. A maioria apresentava duas comorbidades associadas, sendo a principal a hipertensao arterial sistêmica. Chama direta foi o agente causal mais frequente, predominando queimaduras combinadas de 2o e 3o grau, sendo evidenciada elevada taxa de grandes queimados e necessidade de enxertia em alguns casos, seguida de alta possibilidade de infecçao.
CONCLUSAO: O conhecimento do perfil epidemiológico é importante para medidas de prevençao, que devem ser tomadas por toda a comunidade. Além disso, com o conhecimento das principais comorbidades, características das queimaduras, condutas e evoluçao podem ser estabelecidas melhores estratégias de tratamento para o idoso.

Palavras-chave: Queimaduras. Epidemiologia. Unidades de Queimados. Assistência a Idosos.

ABSTRACT

OBJECTIVE: To analyze the epidemiological profile of the elderly patients hospitalized at the Burn Care Unit (BCU) of the Hospital Padre Albino in Catanduva-SP.
METHOD: This is a retrospective study based on the analysis of the medical records from the Hospital Padre Albino's Burn Care Unit`s record book. For data collection it was used the period from March 2012 to March 2013, which were selected all elderly patients who passed through the unit. Data such as sex, age, the accident site, days of hospitalization comorbidities, agent, lesion depth, burn area and evolution, including grafting, infection and death were collected.
RESULTS: There was a predominance of burns in elderly male patients, with the scene of the accident being the house itself. Most had two comorbidities, the main one was systemic hypertension; the direct flame is the most frequent causative agent, predominating combined burns of 2nd and 3rd degree, with evident high rate of major burns and the need for grafting in some cases, followed by high possibility of infection.
CONCLUSION: The knowledge of the epidemiological profile is a matter of utmost importance to preventive measures that should be taken by the whole community. Also, with the knowledge of the main comorbidities, burn characteristics, behaviors and evolution, better treatment strategies can be established for the elderlies.

Keywords: Epidemiology. Burn Units. Old Age Assistance.

INTRODUÇAO

A expectativa de vida ao nascer, no Brasil, subiu para 75,2 anos em 2014, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo que no ano anterior ela era de 74,9 anos1. Tal fato chama a atençao dos órgaos públicos para essa faixa etária da populaçao, visto que, com o crescimento populacional mundial dos idosos, tornam-se necessários programas de prioridade, principalmente, os que dizem respeito ao setor de saúde pública.

Além de ser uma projeçao do perfil populacional brasileiro, o aumento da expectativa de vida é consequência de se tornar uma naçao desenvolvida no cenário mundial. Para tanto, nao basta apenas observar esse aumento progressivo, é fundamental possibilitar que os anos a mais de vida sejam de qualidade em termos sociais, econômicos e, principalmente, de saúde.

Sabe-se, também, que cada vez mais idosos mantêm uma vida ativa diária e que alguns continuam morando sozinhos. Entretanto, o envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, com diminuiçao gradual da capacidade funcional e com limitaçoes físicas e cognitivas. Isso torna esse grupo mais exposto ao risco de acidentes, principalmente, os relacionados ao ambiente doméstico e as queimaduras2.

As queimaduras sao consequência da exposiçao, direta ou indireta, ao frio extremo ou ao calor excessivo sobre qualquer porçao do corpo de um indivíduo. Os agentes que podem provocar queimaduras sao, por exemplo, a chama direta, grande parte dos produtos químicos, a radiaçao ou a corrente elétrica3. Tal lesao é considerada uma das principais causas de morte entre crianças e idosos em todo o mundo, devido, principalmente, às complicaçoes que podem ocorrer durante o processo de tratamento, como as infecçoes - decorrentes da exposiçao intra-hospitalar a diversos micro-organismos - ou a resposta sistêmica dos diversos órgaos do corpo3.

No Brasil, os idosos representam cerca de 10% dos casos dos pacientes vítimas de queimaduras, apresentando maior taxa de morbimortalidade relativa4. Contribuem, para isso, alteraçoes fisiológicas do envelhecimento, que aumentam a gravidade das infecçoes: alteraçoes imunológicas, lentificaçao do processo de cicatrizaçao e um estado inflamatório crônico. Além disso, há diversas comorbidades, doenças crônicas, polifarmácia e desnutriçao, que agravam o quadro clínico do paciente idoso5. Logo, a diminuiçao das reservas fisiológicas aumenta a vulnerabilidade aos desfechos negativos das queimaduras e a diminuiçao da mobilidade também diminui a capacidade de prevenir acidentes2.

Tal fato somado ao aumento da expectativa de vida brasileira, que provavelmente significará, nos próximos anos, um aumento do número de queimados idosos, justifica o objetivo deste estudo de analisar o perfil epidemiológico dos pacientes idosos internados na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital Padre Albino do município de Catanduva, SP.


MÉTODO

Foi realizado estudo retrospectivo transversal, entre o período de março de 2012 a março de 2013. Os dados foram coletados a partir dos prontuários de pacientes que foram internados na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital Escola Padre Albino. A Unidade é localizada na cidade de Catanduva, referência no estado de Sao Paulo, contando com 13 leitos e 2 mesas para banho, todos disponibilizados para o Sistema Unico de Saude, sendo atendidos anualmente em torno de 240 casos.

Foram analisados 223 prontuários, pelos alunos da Liga de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina de Catanduva. A coleta dos dados foi realizada por meio de preenchimento manual de ficha modelo e os dados foram transportados para planilha do Microsoft Excel, sendo entao analisados pelos participantes do atual trabalho e docentes responsáveis.

No período considerado foram identificados 21 pacientes idosos (idade maior ou igual a 60 anos) admitidos na UTQ nesse período. Foram descartadas informaçoes da ficha modelo devido à falta de padronizaçao de preenchimento de prontuários pelos médicos e enfermeiros responsáveis. Nao houve critério de exclusao dos idosos.

A motivaçao para realizaçao do estudo deu-se a partir do aumento da incidência de idosos queimados em vários países do mundo6,7, além da análise de complicaçoes nessa faixa etária.

O estudo foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa das Faculdades Integradas Padre Albino, que segue a resoluçao do CNS 466/12, sendo garantida a preservaçao da privacidade dos pacientes.

As variáveis foram analisadas quantitativamente, sendo elas: sexo, idade, local do acidente, período de internaçao, vícios apresentados pelos pacientes, comorbidades, agente agressor, profundidade da lesao, superfície da área queimada e evoluçao - que inclui enxertia, infecçao e óbito.


RESULTADOS

No período de março de 2012 a março de 2013, foram coletados dados de 21 pacientes idosos. O sexo masculino apresentou maior prevalência, correspondendo a 57,1% (n=12) dos casos. A média de idade dos pacientes foi de 69,5 anos (61 a 85). O local do acidente foi de 71,4% (n=15) na própria residência, 19% (n=4) no trabalho e 9,6% (n=2) em via pública. Os vícios incluíram tabagismo e alcoolismo. Sendo que 4,8% (n=1) eram tabagistas, 4,8% (n=1) abusadores de álcool, 14,3% (n=3) tabagistas e abusadores de álcool e 76,1% (n=16) nao apresentavam vícios presentes e passados.

As comorbidades observadas nos idosos internados envolvem: hipertensao arterial sistêmica, cardiopatia, diabetes melitus, doenças do trato gastrintestinal, doença de Parkinson, doença reumatoide, hipotireoidismo e insuficiência renal. As comorbidades mais prevalentes, portanto, foram hipertensao arterial sistêmica (13), seguida de cardiopatias (6) e diabetes melitus (5). Nao apresentam comorbidades 23,8% (n=5) (Tabela 1). Mais de um paciente 66,7% (n=14) apresentou duas ou mais comorbidades.




O agente agressor mais frequente foi chama direta 33,3% (n=7), seguido de óleo quente 23,8% (n=5), água quente 19% (n=4), dermoabrasao 14,3% (n=3), descarga elétrica 4,8% (n=1) e produto químico 4,8% (n=1) (Tabela 2).




Quanto à porcentagem de superfície queimada, observa-se que 28,6% foram considerados grandes queimados (n=6), 47,6% médios queimados (n=10) e 23,8% pequenos queimados (n=23,8), sendo a média de 16% da área corporal atingida (Tabela 3). Já com relaçao à classificaçao da profundidade da queimadura, houve prevalência das queimaduras mistas de 2º e 3º graus, com 52,4% (n=11), seguida das queimaduras de 2º grau, 23,8% (n=5), e 3º grau, com 23,8% (n=5) (Tabela 4).






O tempo de internaçao teve o mínimo de 1 dia e máximo de 30 dias, tendo média de 9,8 dias. Na evoluçao 14,3% (n=3) necessitaram de enxertia e 33,3% (n=7) apresentaram infecçao após confirmaçao de biópsia, diagnosticada por cultura de punch de pele durante tratamento. Das culturas, houve desenvolvimento de Acinetobacter sp. (n=3) e Pseudomonas aeruginosa (n=4). Foi mais prevalente infecçoes em membros inferiores, 71,43% (n=5).

Além disso, foram realizados hidrataçao, analgésicos, antibióticos, curativos, sedaçao (exceto n=1, impossibilitado por cardiopatia), desbride, profilaxia de trombose venosa profunda, drogas vasoativas e hemotransfusao conforme necessidade e indicaçao.

Houve um óbito e sua causa imediata foi sepse de foco pulmonar. Ficou internado 15 dias em Unidade de Terapia Intensiva na Unidade de Queimados.


DISCUSSAO

As queimaduras sao lesoes cutâneas causadas pela açao direta ou indireta do calor e as principais causas sao: a chama direta, o contato com água fervente ou líquidos quentes (chamado de escaldamento) o contato com superfície aquecida, a corrente elétrica e por agentes químicos8.

As queimaduras sao consideradas um grave problema de saúde pública em todo o país9. Sendo assim, é de grande importância o conhecimento epidemiológico, pois sao os dados estatísticos que fornecem subsídios para programas de prevençao e tratamento da queimadura. Além disso, podem definir um paralelo entre as experiências de centros nacionais e internacionais10.

Os idosos sao geralmente mais vulneráveis, lentos, possuem mais comorbidades que, rotineiramente, agravam as queimaduras, aumentando a mortalidade. Vale ressaltar que, como os idosos têm obtido uma independência maior da família, nao é fácil aceitar que precisam ter alguém por perto8, o que aumenta as chances de acidentes. Comparados a outros grupos, como crianças e adultos jovens, internados em centro de tratamento de queimados, a incidência de mortalidade é elevada. Segundo Tejerina et al.11, há variaçao entre 33,3% e 63%.

Nesta pesquisa houve predominância do sexo masculino, apresentando porcentagem de 57,1%, o que também foi evidenciado em alguns outros estudos em hospitais brasileiros12-15.

Outras coincidências apareceram no estudo como os acidentes domiciliares, tendo grande incidência em nosso trabalho, 71,4%, totalizando 15 pacientes dos 21 estudados. Com base nessa informaçao, torna-se necessário implementar açoes preventivas com os grupos da sociedade para que os acidentes, principalmente intradomiciliares, sejam minimizados4.

Tendo em vista o estudo de incidência de queimaduras na populaçao brasileira e em sua prevençao, Costa et al.16 realizaram um estudo sobre a importância de Ligas Acadêmicas de Queimaduras, já que elas desenvolvem campanhas preventivas de queimaduras e afirmam, nesse estudo, que tais projetos contribuem positivamente para a sociedade em termos de esclarecimento.

Considerando as comorbidades que geralmente acometem a faixa etária estudada, temos hipertensao arterial sistêmica, cardiopatia, diabetes melitus, doenças do trato gastrintestinal, doença de Parkinson, doença reumatoide, hipotireoidismo e insuficiência renal. Além das comorbidades, houve a constataçao de vícios como o tabagismo e o alcoolismo, sendo 16 pacientes sem vícios, 1 apresentando o alcoolismo como vício e 1 tabagista, já os 3 pacientes restantes apresentaram adiçao tanto para tabaco como para álcool. Visto que o paciente etilista de longa data é basicamente um subnutrido funcional17, há grande prejuízo em sua recuperaçao, considerando os padroes mínimos de alimentaçao proposta para uma boa recuperaçao dos pacientes queimados18.

Diante de todas essas constataçoes, juntamente com as comorbidades, os vícios colaboram para uma grande perda de resultados, visto que é essencial uma boa restituiçao de tecido no local afetado para que haja uma boa cicatrizaçao. Desta forma, demonstra-se primordial que o profissional de saúde entenda o contexto no qual o paciente está inserido e trace o plano terapêutico envolvendo uma abordagem educativa sobre o tratamento e processo cicatricial, proporcionado, assim, um maior respaldo técnico e científico para a prática segura19.

Quanto à porcentagem de área queimada, observa-se que 6 pacientes (28,6%) foram considerados grandes queimados, percentual próximo ao encontrado nos estudos de Le et al.20 e Tejerina et al.11, que evidenciaram médias de 20% a 25% da superfície corporal queimada. A percentagem de 47,6% deu-se para médios queimados e 23,8% pequenos queimados, sendo a média de 16% da área corporal atingida.

Na classificaçao de profundidade de queimadura houve prevalência das queimaduras de 2º e 3º graus, com 52,4%, seguido das queimaduras de 2º grau, com 23,8%, e 3º grau com 23,8%.

A pneumonia é a complicaçao mais comum em pacientes idosos queimados, afetando 8,6% destes, nos centros de queimados nos Estados Unidos21. Incidência que se relaciona com o óbito em nosso estudo. Tal complicaçao pode ser explicada por uma resposta imune inadequada a cada desafio infeccioso e pelas sequelas resultantes (sepses e disfunçao multiorgânica)22.


CONCLUSAO

A partir dos resultados obtidos durante o período de 2012 a 2013, conclui-se que o perfil dos pacientes idosos vítimas de queimaduras internados na Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital Padre Albino é de indivíduos do sexo masculino, tendo a própria residência como local mais comum de ocorrer acidentes; a maioria nao apresenta vícios presentes ou passados e, geralmente, o paciente possui duas ou mais comorbidades envolvidas, sendo que a principal é a hipertensao arterial sistêmica. A chama direta é o agente causal mais frequente, predominando queimaduras combinadas de 2o e 3o grau, sendo evidenciado elevada taxa de grandes queimados e necessidade de enxertia em alguns casos, seguido de alta possibilidade de infecçao.

O conhecimento do perfil epidemiológico é de extrema importância para qualquer serviço hospitalar, uma vez que possibilita identificar o grupo de risco e as condiçoes mais comuns de ocorrência de um eventual acidente. Nesse sentido, a Secretaria da Saúde de cada município, juntamente com profissionais da saúde e gestores, terá condiçoes de realizar campanhas preventivas que envolvam crianças, jovens, adultos e idosos e que possam contribuir efetivamente para a reduçao de queimaduras nessa populaçao alvo e, consequentemente, favorecer a diminuiçao do número de internaçoes hospitalares, pois grande parte desses acidentes sao evitáveis23. Além disso, nao só os órgaos públicos podem contribuir para a sociedade, mas também as universidades representam importantes meios de reduçao e prevençao de queimaduras nos idosos e na populaçao em geral.

Ademais, conhecer as principais comorbidades, características das queimaduras, condutas e evoluçao permite que o hospital esteja preparado para receber um idoso queimado, proporcionando melhores estratégias de tratamento23. Tais benefícios, somados, podem alterar o perfil epidemiológico dos pacientes no futuro, principalmente em relaçao à gravidade e evoluçao da lesao.


REFERENCIAS

1. Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Síntese de Indicadores Sociais. [Acesso 2017 Set 26]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/sinteseindicsociais2015

2. Serra MCVF, Sasaki AL, Cruz PFS, Santos AR, Paradela EMP, Macieira L. Perfil epidemiológico de idosos vítimas de queimaduras do Centro de Tratamento de Queimados Dr. Oscar Plaisant do Hospital Federal do Andaraí - Rio de Janeiro-RJ. Rev Bras Queimaduras. 2014;13(2):90-4.

3. Gervasi LC, Tibola J, Schneider IJC. Tendência de morbidade hospitalar por queimaduras em Santa Catarina. Rev Bras Queimaduras. 2014;13(1):31-7.

4. Serra MC, Guimaraes Junior LM, Sperandio A, Stoffel C, Zocrato K, Neves L, et al. Queimadura em pacientes da terceira idade: epidemiologia de 2001 a 2010. Rev Bras Queimaduras. 2011;10(4):111-3.

5. Wearn C, Hardwicke J, Kitsios A, Siddons V, Nightingale P, Moiemen N. Outcomes of burns in the elderly: revised estimates from the Birmingham Burn Centre. Burns. 2015;41(6):1161-8.

6. Saffle JR, Larson CM, Sullivan J, Shelby J. The continuing challenge of burn care in the elderly. Surgery. 1990;108(3):534-43.

7. Pomahac B, Matros E, Semel M, Chan RK, Rogers SO, Demling R, et al. Predictors of survival and length of stay in burn patients older than 80 years of age: does age really matter? J Burn Care Res. 2006;27(3):265-9.

8. Vale ECS. Primeiro atendimento em queimaduras: a abordagem do dermatologista. An Bras Dermatol. 2005;80(1):9-19.

9. Takejima ML, Netto RFB, Toebe BL, Andretta MA, Prestes MA, Takaki JL. Prevençao de queimaduras: avaliaçao do conhecimento sobre prevençao de queimaduras em usuários das unidades de saúde de Curitiba. Rev Bras Queimaduras. 2011;10(3):85-8.

10. Silva GPF, Olegario NBC, Pinheiro AMRS, Bastos VPD. Estudo epidemiológico dos pacientes idosos queimados no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Instituto Doutor José Frota do município de Fortaleza-CE, no período de 2004 a 2008. Rev Bras Queimaduras. 2010;9(1):7-10.

11. Tejerina C, Reig A, Codina J, Safont J, Mirabet V. Burns in patients over 60 years old: epidemiology and mortality. Burns. 1992;18(2):149-52.

12. Pereira Júnior S, Ely JB, Sakae TM, Nolla A, Mendes FD. Estudo de pacientes vítimas de queimaduras internados no hospital Nossa Senhora da Conceiçao em Tubarao-SC. ACM Arq Catarina Med. 2007;36(2):22-7.

13. Macedo JLS, Rosa SC. Estudo epidemiológico dos pacientes internados na unidade de queimados: Hospital Regional da Asa Norte, Brasília, 1992-1997. Brasília Méd. 2000;37(3/4):87-92.

14. Beraldo PSS, Nunes LGN, Silva IP, Ramos MFG. Prediçao de mortalidade em unidade de queimados. Brasília Méd. 1999;36(3/4):82-9.

15. Beraldo PSS, Nunes LGN, Silva IP, Ramos MFG. Sazonalidade de queimaduras por fogo, em paciente admitidos numa unidade especializada do Distrito Federal, no período 1993-1996. Brasília Méd. 1999;36(3/4):72-81.

16. Costa AP, Afonso CL, Demuner JMM, Moraes JM, Pires WC. A importância da Liga Acadêmica de Queimaduras. Rev Bras Queimaduras. 2009;8(3):101-5.

17. Moreno Otero R, Cortés JR. Nutrición y alcoholismo crónico. Nutr Hosp. 2008;23(Suppl.2):3-7.

18. Braga MS, Pantoja LD, Scerni FM, Vasconcelos FC. Análise do consumo alimentar e das alteraçoes bioquímicas de pacientes queimados internados em hospital de referência. Rev Bras Queimaduras. 2015;14(2):125-32.

19. Queiroz RCPF, Souza RF, Silveira MSN, Barros DP, Pezato TJP, Tavares SS, et al. Perfil dos pacientes evasores atendidos no ambulatório de queimados do Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Rev Bras Queimaduras. 2015;14(4):263-7.

20. Le HQ, Zamboni W, Eriksson E, Baldwin J. Burns in patients under 2 and over 70 years of age. Ann Plast Surg. 1986;17(1):39-44.

21. Pham TN, Kramer CB, Klein MB. Risk factors for the development of pneumonia in older adults with burn injury. J Burn Care Res. 2010;31(1):105-10.

22. Stanojcic M, Chen P, Xiu F, Jeschke MG. Impaired Immune Response in Elderly Burn Patients: New Insights Into the Immune-senescence Phenotype. Ann Surg. 2016;264(1):195-202.

23. Marques MD, Amaral V, Marcadenti A. Perfil epidemiológico dos pacientes grandes queimados admitidos em um hospital de trauma. Rev Bras Queimaduras. 2014;13(4):232-5









Recebido em 21 de Março de 2017.
Aceito em 22 de Setembro de 2017.

Local de realização do trabalho: Faculdades Integradas Padre Albino, Departamento de Cirurgia Plástica, Catanduva, SP, Brasil..

Conflito de interesses: Os autores declaram não haver.


© 2024 Todos os Direitos Reservados