128
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Artigo Original

Perfil epidemiológico de pacientes internados na enfermaria de queimados da Associação Beneficente de Campo Grande Santa Casa/MS

Epidemiological profile of patients hospitalized at the burned nursery of Beneficent Association of Campo Grande Santa Casa/MS

Bruno B. A. Coutinho1; Marina B. Balbuena1; Rodrigo A. Anbar1; Rafael A. Anbar1; Kleder Gomes de Almeida2; Paulete Y. Nukariya Gomes de Almeida3

RESUMO

Objetivo: O objetivo desse estudo foi revelar aspectos epidemiológicos relativos aos pacientes internados na enfermaria de queimados da ABCG Santa Casa/MS, no período de janeiro de 2004 a dezembro de 2008. Método: Foram avaliados os dados obtidos a partir do registro de internaçoes de pacientes na enfermaria de queimados da ABCG Santa Casa/MS, do período de janeiro de 2004 a dezembro de 2008, perfazendo um total de 977 pacientes, sendo este, portanto, um estudo descritivo observacional retrospectivo. Resultados: Observou-se maior predominância de indivíduos do sexo masculino (61,41%) sobre o sexo feminino (38,59%). Observamos maior concentraçao de queimados em indivíduos acima dos 16 anos de idade (54,86%), seguidos pelos pacientes em tenra idade 0-5 anos, os quais perfazem cerca de 26,81% dos pacientes. A seguir, temos os pacientes entre 6-10 anos com 12,69% dos casos, estando aqueles entre os 11-15 anos entre os menos acometidos (5,53%). Pudemos verificar períodos inferiores a quinze dias como sendo os de maior incidência, correspondendo a 64,18%, seguido pelo tempo de internaçao acima de 31 dias, com 20,57% dos casos. Por fim, aqueles que permaneceram entre 16-31 dias corresponderam a 15,25% das internaçoes. Obtivemos uma taxa de altas hospitalares igual a 93,96%, contra taxa de óbitos de 6,04%. No que diz respeito aos fatores etiológicos, percebemos maior concentraçao do caso de queimaduras ocasionadas por álcool (domiciliar e automotivo), perfazendo 18,93% dos casos, contra 18,42% das queimaduras ocasionadas por água fervente. Conclusao: O estudo retrospectivo demonstrou correspondência do perfil das queimaduras em relaçao a outros serviços e centros de tratamentos de queimados, ressaltando-se a importância de maior educaçao populacional e necessidade de políticas que visem coibir a circulaçao de agentes comburentes líquidos e combater a negligência infantil.

Palavras-chave: Queimaduras. Unidades de queimados/estatística & dados numéricos. Epidemiologia. Mortalidade.

ABSTRACT

Objective: The purpose of this study was to revealing epidemiological features related to patients kept at the burned nursery of ABCG Santa Casa/MS, in the period of January 2004 to December 2008. Methods: 977 patients' data were evaluated from the hospitalized burned patients' registries taken from the period of January 2004 to December 2008. Results: It was observed a greater number of cases involving male individuals (61.41%) over the feminine ones (38.59%). The burn cases were concentrated over individuals above 16 years old (54.86%), followed by early aged patients (0-5 years old), representing nearly 26.81% of the cases. Next, 6-10 years old patients represent 12.69%, being the 11-15 years old patients among the least affected (5.53%). Periods inferior to 15 days were the most observed, corresponding to 64.18% cases, followed by 31 days or more period (20.57% cases). Sixteen to 31 days period of staying corresponded to 15.25% internments. We reached a 93.96% discharges rate against a 6.04% death rate. According to etiological factors, there was a major concentration of alcohol caused burns (18.93%), against 18.42% of hot water caused ones. Conclusion: The retrospective paper showed correspondence to the profile of burn injuries obtained at the other services and burned treatment centers, highlighting the importance of greater populational education and health politics aiming the prohibition of comburent liquids and the childhood negligence.

Keywords: Burns. Burn units/statistics & numerical data. Epidemiology. Mortality.

As queimaduras sao a quarta causa de morte por injúria unidirecional nos Estados Unidos. Segundo dados da OMS, em 1998, ocorreram 282.000 mortes no mundo decorrentes de queimaduras, 96% em países em desenvolvimento1.

A importância da prevençao do trauma térmico decorre nao só da frequência com que ocorrem, mas principalmente de sua capacidade de provocar sequelas funcionais, estéticas e psicológicas.

O tratamento das queimaduras sempre foi um desafio nao só pela gravidade das lesoes apresentadas por estes pacientes, como também pelas muitas complicaçoes.

É de extrema importância, em todas as áreas de atuaçao médica, o conhecimento da epidemiologia, que fornece subsídios de avaliaçao e organizaçao de programas de tratamento e campanhas de prevençao.

Com a excelência dos tratamentos hoje realizados, pacientes com queimaduras graves sobrevivem, gerando um novo problema, sua qualidade de vida.

Há uma carência, no nosso país, de dados estatísticos, ficando os mesmos restritos às bases científicas, tais como LILACS e MEDLINE, as quais possuem dados de alguns Centros de Tratamento de Queimados (CTQ's) e dados internacionais, com os quais podemos traçar alguns paralelos relativos ao nosso serviço2.

Diante do exposto, fica clara a premência em se comprometer com publicaçoes que tracem perfis epidemiológicos de modo a melhor entender fatores causais, distribuiçao e maneiras de se evitar tais acidentes.

O propósito desse estudo é revelar aspectos epidemiológicos relativos aos pacientes internados na enfermaria de queimados da ABCG Santa Casa/MS, no período de janeiro de 2004 a dezembro de 2008, revelando-se assim facetas importantes que poderao demandar posteriormente açoes de prevençao e educaçao aos grupos mais acometidos e em relaçao às causas mais comuns.


MÉTODO

Foram avaliados os dados obtidos a partir do registro de internaçoes de pacientes na enfermaria de queimados da ABCG Santa Casa/MS, no período de janeiro de 2004 a dezembro de 2008, perfazendo um total de 977 pacientes, sendo este, portanto, um estudo descritivo observacional retrospectivo. Tais dados refletem a realidade epidemiológica dos queimados do estado de Mato Grosso do Sul, dado o fato de este ser o único serviço de referência. Nesse estudo levaram-se em consideraçao os aspectos que tangem a idade, sexo, tempo de internaçao, destino do paciente e causas da queimadura. Dados relativos a profundidade e extensao de queimaduras foram supressos dada a inexatidao de suas descriçoes em tais registros, sendo que tal problema já foi solucionado a partir da proposiçao deste trabalho.

Em relaçao à faixa etária, dividiram-se os dados em: 0-5 anos, 6-10 anos, 11-15 anos e maiores de 16 anos. Em relaçao ao tempo de internaçao, estes foram subdivididos em: 0-15 dias, 16-31 dias e mais de 32 dias. Em relaçao ao destino dividiram-se os dados em relaçao à alta hospitalar e ao óbito. Quanto a fatores etiológicos e gênero dos pacientes acometidos foi realizada discriminaçao de cada evento.


RESULTADOS

No que tange ao sexo, observou-se maior predominância de indivíduos do sexo masculino (61,41%) sobre o sexo feminino (38,59%), numa proporçao de 1,59: 1, dados estes corroborados por outros estudos2-8.

Concernente à faixa etária, observamos maior concentraçao de queimados em indivíduos acima dos 16 anos de idade (54,86%), seguidos pelos pacientes em tenra idade 0-5 anos, os quais perfazem cerca de 26,81% dos pacientes. A seguir, temos os pacientes entre 6-10 anos, com 12,69% dos casos, estando aqueles entre os 11-15 anos entre os menos acometidos, o que discorda da incidência encontrada no hospital do Andaraí (5,53%)2-8 (Figura 1).


Figura 1 - Distribuiçao dos casos conforme faixa etária.


Figura 2 - Etiologia das queimaduras.



Quanto ao tempo de internaçao, pudemos verificar períodos inferiores a quinze dias como sendo os de maior incidência, correspondendo a 64,18%, seguido pelo tempo de internaçao acima de 31 dias, com 20,57% dos casos. Por fim, aqueles que permaneceram entre 16-31 dias corresponderam a 15,25% das internaçoes.

Em relaçao ao desfecho dos casos, obtivemos taxa de altas hospitalares igual a 93,96% contra uma taxa de óbitos de 6,04%3.

Enfim, no que diz respeito aos fatores etiológicos, percebemos maior concentraçao do caso de queimaduras ocasionadas por álcool (domiciliar e automotivo), perfazendo 18,93% dos casos, contra 18,42% das queimaduras ocasionadas por água fervente (estatisticamente semelhantes). Seguem-se causas menos frequentes, como eletricidade (7,1%), fogo (9,82%), óleo (10,75%) e gasolina (5,32%). Demais causas incluem leite, fogos de artifício, brasa, forno, ferro ou chapa quente, escapamento moto, chá, explosao de caldeira, explosao de bateria, piche, acidente de carro, panela pressao (explosao), queimadura mecânica, fogao, gás de cozinha, café, tinner, panela de comida e queimaduras químicas, dentre outros agentes perfazendo os demais 29%, nao apresentando isoladamente valores estatísticos relevantes2-8 (Figura 2).


DISCUSSAO

As queimaduras representam um importante agente causador de danos que nao só ameaçam a vida, mas que representam aos sobreviventes de lesoes térmicas estigmas funcionais e estéticos importantes. Acometendo pessoas em geral previamente hígidas, as queimaduras determinam prejuízo quanto ao absenteísmo ocupacional, dada a grande prevalência de adultos jovens, economicamente ativos, atingidos.

Situaçoes corriqueiras e agentes comburentes de fácil obtençao no mercado sao parte do problema; que deveria ser combatido com maior premência pelas autoridades; nao relegando tais políticas de educaçao em saúde e prevençao a um segundo plano.

Os dados obtidos foram compatíveis com os disponíveis na literatura nacional e internacional, onde se obteve maior número de casos de queimados em indivíduos do sexo masculino, por estes apresentarem maior exposiçao ocupacional e doméstica, conforme observado no trabalho de Bessa et al.3.

A faixa etária mais acometida trata-se daquela em que se concentra a maior força produtiva e da mao-de-obra, ou seja, com idade superior aos 16 anos de idade, sendo os adultos jovens (20- 30 anos) aqueles com maior taxa de acometimento pelas lesoes térmicas, tal qual observado na revisao de prontuários. Consonante ao observado por Kliemann9, em seu trabalho, a respeito do perfil epidemiológico dos pacientes adultos queimados, no qual, nesta faixa etária, encontrou acúmulo de pacientes dos 20-39 anos2,3,5.

O baixo período de internaçao obtido em nosso serviço, média de quinze dias, revela a pressuposta benignidade das lesoes dos pacientes internados, sem levar em consideraçao as sequelas, bem como a grande quantidade de pacientes que obtiveram alta hospitalar; sendo este dado fidedigno ao perfil encontrado nos pacientes do hospital da Asa Norte de Brasília, no trabalho de Carvalho et al.4. Infelizmente, nao podemos afirmar com certeza tais fatos (baixo tempo de internaçao vs. benignidade de lesoes), em decorrência da imprecisao destes dados nos registros de nosso serviço.

No que tange ao agente etiológico, obtivemos correspondência em relaçao à literatura, destacando como principal fator etiológico o fogo/chama, obtido de agentes como álcool, gasolina e fogo propriamente dito, os quais somados perfazem 34% dos casos, em conformidade ao exposto pelo trabalho de Macedo & Rosa10.

Verifica-se, também, a escaldadura (água, leite e demais agentes) como agente etiológico de grande importância, principalmente naqueles de tenra idade, conforme o observado no trabalho epidemiológico de Cruz & Calfa11. Ademais, observaram, em conformidade com trabalho de Kliemann et al.12, a predominância de infantes abaixo dos cinco anos como sendo os mais acometidos na faixa etária pediátrica.

Diante disso, verifica-se a necessidade de políticas relativas à proibiçao de agentes comburentes líquidos e melhor educaçao de segurança domiciliar2-12.


CONCLUSAO

O estudo retrospectivo demonstrou correspondência do perfil das queimaduras em relaçao a outros serviços e centros de tratamentos de queimados. Ademais, ressaltou a importância de maior educaçao populacional e necessidade de políticas que visem coibir a circulaçao de agentes comburentes líquidos, em decorrência da grande quantidade de queimaduras obtidas com fogo oriundo da queima de tais combustíveis. A negligência também se mostrou importante fator no que diz respeito às faixas etárias mais tenras.

Conclui-se, portanto, que tais tipos de estudos sao de extrema importância para que se conheça e se possa intervir em fatores e comportamentos de risco; por meio da adoçao de políticas públicas de prevençao, educaçao e proibiçao.


REFERENCIAS

1. Crisóstomo MR, Serra MCVF, Gomes DR. Epidemiologia das queimaduras. In: Lima Júnior EM, Serra MCVF, eds. Tratado de queimaduras. Sao Paulo:Atheneu;2004. p.31-5.

2. Gimenes GA, Alferes FCBA, Dorsa PP, Barros ACP, Gonella HA. Estudo epidemiológico de pacientes internados no Centro de Tratamento de Queimados do Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Rev Bras Queimaduras. 2009;8(1):14-7.

3. Bessa DF, Ribeiro ALS, Barros SEB, Mendonça MC, Bessa IF, Alves MA, et al. Perfil epidemiológico dos pacientes queimados no Hospital Regional de Urgência e Emergência de Campina Grande - Paraíba, Brasil. Rev Bras Ciências Saúde. 2006;10(1):73-80.

4. Carvalho GGF, Freitas FC, Macedo JLS. Estudos prospectivos das vítimas de queimaduras atendidas no serviço de emergências do Hospital Regional da Asa Norte de Brasília. Rev Saúde Distrito Federal. 2005;16(1/2):7-15.

5. Zori E, Schnaiderman D. Evaluación de los niños internados por quemaduras en el Hospital de Bariloche. Arch Argent Pediatr. 2000;98(3):171-4.

6. Machado THS, Lobo JA, Pimentel PCM, Serra MCVF. Estudo epidemiológico das crianças queimadas de 0-15 anos atendidas no Hospital Geral do Andaraí, durante o período de 1997 a 2007. Rev Bras Queimaduras. 2009;8(1):3-8.

7. Bernz LM, Mignoni ISP, Pereima MJL, Souza JA, Araújo EJ, Feijó R. Análise das causas de óbito de crianças queimadas no Hospital Infantil Joana de Gusmao, no período de 1991 a 2008. Rev Bras Queimaduras. 2009;8(1):9-13.

8. Mendes CA, Sá DM, Padovese SM, Cruvinel SS. Estudo epidemiológico de queimaduras atendidas nas Unidades de Atendimento Integrado de Uberlândia - MG entre 2000 a 2005. Rev Bras Queimaduras. 2009;8(1):18-22.

9. Kliemann JD. Estudo epidemiológico dos adultos internados por queimaduras no Hospital de Pronto Socorro (HPS-PA). Rev HPS. 1990;36(1):32-6.

10. Macedo JLS, Rosa SC. Estudo epidemiológico dos pacientes internados na Unidade de Queimados: Hospital Regional da Asa Norte, Brasília, 1992-1997. Brasília Méd. 2000;37(3/4):87-92.

11. Cruz S, Calfa A. Estudio epidemiológico de quemaduras en niños menores de 6 años admitidos en la Corporación de Ayuda al Niño Quemado de la ciudad de Antofagasta. Rev Cienc Salud. 2001;5(1):17-26.

12. Kliemann JD, Lehugeur DS, Franche GLS, Seara SC. Acidentes por queimaduras em crianças: estudo epidemiológico. Rev HPS. 1990;36(1):36-41.










1. Residente do Serviço de Cirurgia Plástica da Associaçao Beneficente Santa Casa de Campo Grande/MS.
2. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Microcirurgia; Professor Assistente da Disciplina de Morfofisiologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Preceptor do Programa de Residência de Cirurgia Plástica da Associaçao Beneficente Santa Casa de Campo Grande/MS.
3. Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Correspondência:
Bruno Barros de Azevedo Coutinho
Santa Casa de Misericórdia, 2°andar Ala B - Enfermaria de Queimados
Rua Eduardo Santos Pereira, 88 - Centro
Campo Grande, MS, Brasil - CEP 79002-924
E-mail: bruno_bac@hotmail.com

Recebido em: 13/1/2010
Aceito em: 2/4/2010

Trabalho realizado na Associaçao Beneficente Santa Casa de Campo Grande/MS, Campo Grande, MS.

© 2024 Todos os Direitos Reservados