11
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

Editorial

Editorial

Wandir Schiozer

Faz parte da nossa cultura a utilizaçao de remédios e receitas caseiras para várias doenças e ferimentos. Esse costume tem o seu valor, mas as receitas caseiras, na maioria das vezes, carecem de fundamentaçao científica e podem mais prejudicar do que ajudar.

É interessante notar como essa transmissao informal de recomendaçoes e receitas se reproduz de certa forma também entre os profissionais de saúde. Muito do que se faz ou diz nao é consequência de estudo ou ensino formal. Várias condutas sao adotadas por meio da transmissao informal de conhecimento entre os profissionais, como ocorre entre os leigos, e assim como acontece com a receita da comadre, a informaçao pode nao ter a fundamentaçao adequada. Esse aspecto é notório no tratamento local das queimaduras. Existem várias receitas caseiras e também profissionais de como tratar as queimaduras.

Para complicar ainda mais, nunca houve como agora um número tao grande de opçoes de terapias tópicas e curativos. Devemos ser criteriosos ao indicar e prescrever o tratamento tópico. É muito importante que se estabeleçam protocolos e métodos de avaliaçao dos diferentes curativos e formas de tratamento. É fundamental que o tratamento tópico seja embasado em evidências científicas e nao em modismos ou propaganda.

Esse número da revista vai colaborar muito nesse sentido, pois temos a satisfaçao de apresentar diferentes trabalhos que abordam os cuidados com as feridas das queimaduras. Fomos brindados com um artigo de atualizaçao do tratamento local escrito pelo Prof. Dr. Alberto Bolgiani, que é Professor Titular da Universidade Salvador, em Buenos Aires, Argentina, e uma das maiores autoridades mundiais no assunto. Sao apresentados também dois artigos da área de enfermagem, tornando evidente o caráter multiprofissional do tratamento das queimaduras. É muito significativa a participaçao dos profissionais de enfermagem, tanto no tratamento como no desenvolvimento de trabalhos científicos na área de queimaduras.

Outros artigos de grande interesse compoem nossa revista. A embolia pulmonar no paciente queimado é outro tema que merece toda a nossa atençao. O algoritmo de tratamento das sequelas e a epidemiologia das queimaduras em hospital da regiao Centro-Oeste do país completam essa revista com vários temas, de várias disciplinas, de várias regioes do país e até do exterior.

Boa leitura!

Wandir Schiozer
Editor

© 2024 Todos os Direitos Reservados