1195
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Artigo Original

Estudo de incidência de sepse e fatores prognósticos em pacientes queimados

Sepsis incidence study and prognostic factors in burn patients

Jean Gabriel Vieira Coutinho1; Viviane Anami2; Thássia de Oliveira Alves3; Pedro Augusto Rossatto4; Julia Izadora da Silva Martins5; Lucas Navarro Sanches6; Anna Paula Gonçalves Olivieri7; Cintia Magalhães Carvalho Grion8

RESUMO

OBJETIVOS: Identificar a incidência de sepse em pacientes com queimaduras hospitalizados nos leitos de terapia intensiva de um Centro de Tratamento de Queimados, bem como fatores prognósticos associados com a mortalidade.
MÉTODOS: Foi realizado um estudo retrospectivo na unidade de Terapia Intensiva de um Centro de Tratamento de Queimados. A amostra foi de conveniência, sendo analisados todos os registros de pacientes adultos queimados internados consecutivamente no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2012. Foram coletados dados clínicos, do diagnóstico da sepse e da queimadura.
RESULTADOS: Foram analisados 171 pacientes no estudo, com média de idade de 41,2 anos (DP=15,0), sendo 70,8% do gênero masculino. A média da área de superfície corporal queimada foi 28,1% (DP=17,8). Desses pacientes, 115 (67,2%) apresentaram pelo menos um episódio de sepse clinicamente comprovada. Ao avaliar os fatores de risco para morte no desfecho hospitalar, a idade, o gênero feminino e a área de superfície corporal queimada foram as variáveis clínicas que se associaram com mortalidade.
CONCLUSOES: O diagnóstico de sepse apresentou frequência elevada e tendência à associaçao com aumento de mortalidade. Os fatores de risco para morte identificados foram as variáveis clínicas: idade, gênero feminino e área de superfície corporal queimada.

Palavras-chave: Sepse. Queimaduras. Prognóstico.

ABSTRACT

OBJECTIVES: To identify sepsis incidence in hospitalized burn patients admitted to intensive care unit of a burn center, as well as prognostic factors associated with mortality.
METHODS: A restrospective study was conducted in the Intensive Care Unit of a Burn Center. A convenience sample was performed of all clinical records of patients consecutively admitted from January 2011 to December 2012. Clinical data were collected along with data about sepsis diagnosis, burn injury and prognostic scores.
RESULTS: One hundred and seventy one patients were analyzed. They were predominantly male (70.8%) with mean age of 41.2 years (SD=15.0). Mean total burned surface area was 28.1% (SD=17.8). One hundred and fifteen patients (67.2%) had at least one episode of sepsis clinically documented. Evaluating risk factors for death at hospital discharge, the variables age, female gender and total burned surface area were associated with increased mortality.
CONCLUSIONS: Sepsis diagnosis presented high frequency and a tendency to be associated with increased mortality. Age, female gender and total burned surface area were the clinical variables associated with increased risk for death.

Keywords: Sepsis. Burns. Prognosis.

INTRODUÇAO

A sepse permanece como uma das principais causas de morte entre pacientes internados em unidades de terapia intensiva por todo mundo. Entre os pacientes queimados, configura-se como a maior causa de morte hoje, pela alta susceptibilidade destes pacientes às infecçoes sistêmicas1. Em pacientes com queimadura grave comprometendo mais de 40% da superfície corporal, 75% de todas as mortes sao atribuídas à sepse ou a outras complicaçoes infecciosas e/ou injúrias inalatórias2.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1 milhao de reais por mês sao gastos com a internaçao destes pacientes. Já nos Estados Unidos, ocorrem 2 milhoes de queimaduras por ano, 100.000 pacientes necessitam de internaçao em centro de queimados e 5.000 destes pacientes morrem3.

Nos pacientes queimados, a destruiçao da pele representa a perda da primeira barreira frente à agressao de microrganismos externos, além da existência de necrose, o que serve para a formaçao de um ambiente adequado para o crescimento microbiano e posterior invasao4. Outros fatores como disfunçoes do sistema imune, extensa colonizaçao cutânea, a possibilidade de translocaçao gastrointestinal, hospitalizaçao prolongada, além de procedimentos diagnósticos e terapêuticos invasivos, sao fatores contribuintes para a sepse no paciente queimado5.

Nas últimas duas décadas, a sepse em queimados se mostrou frequentemente secundária às infecçoes relacionadas a cateter ou pneumonia, e menos como resultado da queimadura por si mesma2. Alguns fatores demonstram maior relaçao com a infecçao em pacientes queimados: fatores relativos ao próprio paciente, como extensao e profundidade da queimadura, doença pré-existente, desnutriçao, idade; procedimentos invasivos; e o próprio ambiente hospitalar6.

Depois de 1990, quando se começou a utilizar a excisao do tecido desvitalizado, percebeu-se que a morbidade e mortalidade relacionadas às infecçoes no paciente queimado diminuíram consideravelmente2. Apesar deste avanço e, ainda, do desenvolvimento de agentes antimicrobianos tópicos e sistêmicos, os avanços no suporte nutricional e enxertia precoce da área queimada, a sepse continua representando um grande desafio7,8.

Dentro do espectro da sepse, podemos distinguir mais de uma condiçao clínica: a sepse grave e o choque séptico. Denominamos sepse grave uma sepse complicada com uma ou mais disfunçoes orgânicas. Já o choque séptico é uma sepse associada à hipotensao refratária à reposiçao volêmica adequada e constitui o quadro de maior gravidade no espectro da sepse9. A maioria das mortes (54%) relacionadas ao paciente queimado nas modernas unidades de tratamento de queimados está relacionada ao choque séptico e disfunçao orgânica, mais do que pelo choque hipovolêmico2.

Tendo em vista o impacto do diagnóstico de sepse no prognóstico de pacientes queimados e a importância do conhecimento de dados clínicos e epidemiológicos sobre sepse nesses pacientes, além da escassez de dados latino-americanos na literatura, justifica-se a realizaçao do presente estudo. O conhecimento de dados de incidência de sepse em pacientes grande queimados e dos fatores associados com pior prognóstico podem contribuir para elaboraçao de medidas preventivas e planejamento de cuidado otimizado desses pacientes graves.

O presente trabalho teve como objetivo identificar a incidência de sepse em pacientes com queimaduras hospitalizados nos leitos de terapia intensiva de um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), bem como fatores prognósticos associados com a mortalidade.


MÉTODO

Foi realizado um estudo retrospectivo na unidade de Terapia Intensiva do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Universitário de Londrina. A amostragem foi de conveniência, sendo integrada por todos os registros dos pacientes adultos queimados internados consecutivamente no Hospital Universitário/Universidade Estadual de Londrina, no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2012. Foram excluídos os pacientes menores que 18 anos.

Foi realizada análise retrospectiva de banco de dados coletado prospectivamente por grupo de pesquisa, aplicando instrumento de coleta de dados padronizado e por equipe treinada. A equipe de coleta de dados foi composta por alunos de iniciaçao científica e alunos de pós-graduaçao do programa de mestrado e doutorado. Os alunos receberam treinamento padrao por um período de três meses antes de iniciarem a coleta de dados, que aconteceu de forma ininterrupta.

Os instrumentos de coleta de dados foram compostos por fichas de: identificaçao inicial; dados para cálculo de escores prognósticos; dados da queimadura e dos procedimentos cirúrgicos realizados. Nos casos de perda de dados, o grupo de pesquisa completou os mesmos por consulta em prontuário médico impresso, que foi solicitado ao serviço de arquivo de prontuários do hospital da pesquisa.

Foram analisados dados clínicos e demográficos de todos os pacientes adultos no período de estudo. Estes dados incluíram idade, gênero, tipo e extensao da queimadura, agente causal, diagnóstico de doenças crônicas, escore de gravidade de doença Acute Physiology and Chronic Health Evaluation (APACHE II)10 no momento da admissao na unidade de terapia intensiva (UTI) e o escore de gravidade da queimadura Abbreviated Burn Severity Index (ABSI)11.

O APACHE II é um escore prognóstico de gravidade de doença, que atribui pontos à idade, estado prévio de saúde e 12 variáveis fisiológicas, com variaçao de pontuaçao de zero a 71 pontos. O escore ABSI é específico para pacientes queimados e atribui pontos à idade, gênero, extensao e profundidade da queimadura, presença de lesao de via aéreas, sua pontuaçao varia de zero a 18. Quanto maior a pontuaçao, maior a probabilidade de morte.

Adicionalmente, foi coletado escore de disfunçao orgânica Sequential Organ Failure Assessment (SOFA)12 na admissao da UTI. O escore SOFA mensura a disfunçao orgânica em seis sistemas principais e sua pontuaçao varia de zero a 24. Quanto maior a pontuaçao, maior o grau de disfunçao orgânica. A utilizaçao de intervençoes terapêuticas foi avaliada pelo Therapeutic Intervention Scoring System (TISS 28)13 igualmente na admissao da UTI. O TISS 28 quantifica as intervençoes terapêuticas e auxilia no dimensionamento da equipe de enfermagem para o cuidado do paciente grave. Para todos os escores analisados, quanto maior a pontuaçao maior a probabilidade de morte.

Foram coletados dados de diagnóstico de sepse, foco e data de infecçao nos pacientes queimados. Os critérios diagnósticos de sepse grave e choque séptico foram considerados seguindo as definiçoes do American Burn Association Consensus Conference14. Dados completos foram analisados das fichas de todos os pacientes inseridos no estudo durante o período da internaçao até o desfecho hospitalar.

Análise estatística

Os resultados das variáveis contínuas foram descritos pela média, desvio padrao (DP), mediana e interquartis e apresentados em tabelas. O teste "t" de Student foi utilizado para comparaçao das médias das variáveis contínuas com distribuiçao normal e homogeneidade de variâncias, e o teste nao paramétrico (Mann-Whitney) foi aplicado para dados com distribuiçao nao normal e/ou heterogeneidade de variâncias. Os dados categóricos foram apresentados como frequência e apresentados em tabelas. As variáveis categóricas foram analisadas com o teste de qui-quadrado. Foi realizada análise de regressao simples para estimar fatores de risco para morte. O nível de significância utilizado foi de 5% e as análises foram realizadas utilizando-se o programa EpiInfo 7 (CDC, USA).

O presente projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética local, CEP/HU nº 001/2011, em acordo com a resoluçao do Ministério da Saúde, Resoluçao 466/12, do Conselho Nacional de Saúde (1998).


RESULTADOS

Foram analisados 171 pacientes no estudo, com média de idade de 41,2 anos (DP=15,0), sendo 70,8% do gênero masculino. Cinco pacientes apresentavam diagnóstico de doenças crônicas, sendo que dois deles tinham insuficiência cardíaca congestiva, um com insuficiência renal crônica dialítica, um com diabetes mellitus e um com diagnóstico de epilepsia. A média da área de superfície corporal queimada foi 28,1% (DP=17,8) e as queimaduras foram causadas por fogo (77,2%), escaldo (9,9%), corrente elétrica (7,6%), arco voltaico (2,3%), química (2,3%) e por contato (0,6%).

O escore de gravidade APACHE II na admissao da unidade de terapia intensiva apresentou média de 14,9 (DP=9,1), a média do escore prognóstico de queimaduras ABSI foi 7,2 (DP=2,4), a média do escore de disfunçao orgânica SOFA foi de 3,4 (DP=3,5) e do índice de intervençoes terapêuticas TISS 28 foi de 25,6 (DP=7,6).

Dos pacientes internados neste período, 115 (67,2%) apresentaram pelo menos um episódio de sepse clinicamente comprovada. O foco de infecçao mais comum foi o pulmao (66,1%), seguido de pele e partes moles (21,7%), sangue (4,3%), trato urinário (3,5%), abdome (0,9%), olhos (0,9%) e indeterminado (2,6%).

A frequência do diagnóstico de sepse encontrada nesses pacientes foi 42,1% e de choque séptico foi 25,1%. A mortalidade observada entre os pacientes sem diagnóstico de sepse foi 32,1%, com sepse 26,4%, e choque séptico 72,1%. A taxa de mortalidade apresentou tendência a ser maior entre os pacientes sépticos (43,5%) comparados aos pacientes nao sépticos 32,1% (p=0,07).

Ao avaliar os fatores de risco para morte no desfecho hospitalar, a idade, o gênero feminino e a área de superfície corporal queimada foram as variáveis clínicas que se associaram com mortalidade. A pontuaçao dos escores de gravidade ABSI e APACHE II foi maior entre os nao sobreviventes (Tabela 1).




DISCUSSAO

O presente estudo avaliou a frequência do diagnóstico de sepse entre pacientes queimados admitidos em unidade de terapia intensiva de centro especializado. A sepse foi frequente na amostra de estudo e resultou em aumento da mortalidade. A incidência de sepse em queimados foi mais frequente do que aquela descrita para pacientes internados em UTI geral ou cirúrgica15,16.

Em estudo prospectivo que foi conduzido de junho de 2001 a maio de 2002 na Unidade de Queimados do Hospital Asa Norte, Brasília, Brasil, com 252 pacientes acompanhados neste período, foi identificado que 19,4% desenvolveram sepse durante sua internaçao6. A diferença nos resultados comparados ao presente estudo provavelmente se deve ao fato daqueles autores terem considerado apenas sepse comprovada com hemocultura positiva.

As características clínicas e de etiologia das queimaduras sao semelhantes a dados publicados com pacientes do Brasil6,17 e os resultados dos escores do presente estudo refletem uma amostra de pacientes considerada grave, com disfunçao orgânica de dois ou mais órgaos e alta dependência da enfermagem. As queimaduras causadas por fogo sao geralmente mais extensas e profundas, aumentando o risco de sepse.

O grande queimado apresenta maior risco de infecçoes respiratórias devido à imobilidade, à tosse ineficaz pelo consumo muscular, ao uso de antiácidos e aos procedimentos de anestesia geral a que é submetido nos frequentes procedimentos cirúrgicos18. Outros autores descrevem sítios de infecçao mais frequentes na ferida queimada (45,6%), seguido pelo sítio pulmonar (10,5%), cateter vascular (8,8%) e de origem desconhecida ou nao determinada (35,1%)17.

Dentre as formas de apresentaçao da sepse, a presença de choque foi a forma associada com a maior taxa de mortalidade, confirmando que o choque séptico é o maior fator associado com morte nos pacientes queimados19. Outros dois trabalhos sao referidos para reafirmar a relaçao entre sepse e mortalidade em queimados. Em um estudo com 175 pacientes adultos queimados, 27% desenvolveram disfunçao de múltiplos órgaos e sistemas (DMOS) (83% com infecçao prévia), enquanto 17% desenvolveram sepse complicada19. Outro estudo, realizado no Rotterdam Burn Centre (RBC), que examinou os mais importantes parâmetros preditivos para óbitos em seus pacientes, entre 1996 e 2006, mostrou que, nos pacientes vítimas de queimaduras, a causa mais frequente de morte pareceu ser DMOS em 64,9% dos casos, sendo que, destes, 45,9% tiveram infecçao como causa de morte (em 21,3% foi comprovada sepse e 24,6% houve grande suspeita de sepse)20.

Apesar de a sepse ter apresentado tendência à associaçao com aumento de mortalidade nos pacientes do presente, os fatores de risco com maior impacto foram aqueles já descritos na literatura. A idade avançada e sua associaçao com maiores chances de apresentar uma ou mais condiçoes médicas existentes aumentam a morbidade e mortalidade dos pacientes queimados2. O gênero feminino é mostrado como fator de mau prognóstico em outros trabalhos, além da superfície corporal queimada. A maior perda da integridade da barreira natural do organismo leva à maior suscetibilidade a infecçoes e outras complicaçoes4. Os escores que apresentaram melhor desempenho em predizer morte foram o ABSI e o APACHE II, sendo que esses escores já incluem entre suas variáveis a idade, presença de doenças crônicas10, o gênero feminino e a área de superfície corporal queimada11 para o seu cálculo, confirmando o valor prognóstico dessas variáveis.

Apesar dos avanços na prevençao e tratamento da sepse e seus espectros, ainda há grande incidência desta condiçao no ambiente hospitalar, alterando significativamente o prognóstico dos pacientes internados, principalmente entre os queimados, que apresentam mais fatores de risco para o desenvolvimento dessas condiçoes. Para alterar este panorama, faz-se necessária vigilância constante sobre o controle das infecçoes hospitalares com a adequada higienizaçao das maos, cuidados no manuseio do paciente e prescriçao adequada de antimicrobianos. No paciente queimado, essas medidas tornam-se ainda mais imperiosas, além do tratamento adequado e precoce das áreas de queimadura e do suporte sistêmico.


CONCLUSOES

O diagnóstico de sepse apresentou frequência elevada na amostra de estudo e tendência à associaçao com aumento de mortalidade. Os fatores de risco para morte identificados foram as variáveis clínicas: idade, gênero feminino e área de superfície corporal queimada. A pontuaçao dos escores prognósticos APACHE II e ABSI se associou com maior mortalidade.

O presente estudo apresenta limitaçoes que devem ser consideradas. Trata-se de estudo de centro único e, portanto, a extrapolaçao desses resultados para outras instituiçoes deve ser feita com cautela. O número de pacientes estudados nao permitiu realizaçao de análise multivariada de fatores de risco de morte. Estudos multicêntricos envolvendo maior número de pacientes podem permitir a avaliaçao da sepse como fator de risco independente para morte nos pacientes queimados.


REFERENCIAS

1. Dokter J, Felix M, Krijnen P, Vloemans JF, Baar ME, Tuinebreijer WE, et al.; Dutch Burn Repository Group. Mortality and causes of death of Dutch burn patients during the period 2006-2011. Burns. 2015;41(2):235-40.

2. Church D, Elsayed S, Reid O, Winston B, Lindsay R. Burn wound infections. Clin Microbiol Rev. 2006;19(2):403-34.

3. Peck MD. Epidemiology of burns throughout the world. Part I: Distribution and risk factors. Burns. 2011;37(7):1087-100.

4. Oliveira FL, Serra MCVF. Infecçoes em queimaduras: revisao. Rev Bras Queimaduras. 2011;10(3):96-9.

5. Sheridan RL, Greenhalgh D. Special problems in burns. Surg Clin North Am. 2014;94(4):781-91.

6. Rafla K, Tredget EE. Infection control in the burn unit. Burns. 2011;37(1):5-15.

7. Mann EA, Baun MM, Meininger JC, Wade CE. Comparison of mortality associated with sepsis in the burn, trauma, and general intensive care unit patient: a systematic review of the literature. Shock. 2012;37(1):4-16.

8. Tulloch LG, Chan JD, Carlbom DJ, Kelly MJ, Dellit TH, Lynch JB. Epidemiology and Microbiology of Sepsis Syndromes in a University-Affiliated Urban Teaching Hospital and Level-1 Trauma and Burn Center. J Intensive Care Med. 2015 Jun 30. [Epub ahead of print]

9. Dellinger RP, Levy MM, Rhodes A, Annane D, Gerlach H, Opal SM, et al.; Surviving Sepsis Campaign Guidelines Committee including the Pediatric Subgroup. Surviving sepsis campaign: international guidelines for management of severe sepsis and septic shock: 2012. Crit Care Med. 2013;41(2):580-637.

10. Niewiński G, Starczewska M, Kański A. Prognostic scoring systems for mortality in intensive care units--the APACHE model. Anaesthesiol Intensive Ther. 2014;46(1):46-9.

11. Berndtson AE, Sen S, Greenhalgh DG, Palmieri TL. Estimating severity of burn in children: Pediatric Risk of Mortality (PRISM) score versus Abbreviated Burn Severity Index (ABSI). Burns. 2013;39(6):1048-53.

12. Yadav H, Harrison AM, Hanson AC, Gajic O, Kor DJ, Cartin-Ceba R. Improving the Accuracy of Cardiovascular Component of the Sequential Organ Failure Assessment Score. Crit Care Med. 2015;43(7):1449-57.

13. Romero-Massa E, Lorduy-Bolívar JP, Pájaro-Melgar C, Pérez-Duque CA. Relationship between the Nursing Workload and the Severity of the Patient's Condition in Adult Intensive Care Units. Aquichán. 2011;11(2):173-86.

14. Greenhalgh DG, Saffle JR, Holmes JH 4th, Gamelli RL, Palmieri TL, Horton JW, et al.; American Burn Association Consensus Conference on Burn Sepsis and Infection Group. American Burn Association consensus conference to define sepsis and infection in burns. J Burn Care Res. 2007;28(6):776-90.

15. Ore T, Ireland P. Seasonal variability in sepsis hospitalisations. N Z Med J. 2015;128(1417):61-2.

16. Elias AC, Matsuo T, Grion CM, Cardoso LT, Verri PH. Incidence and risk factors for sepsis in surgical patients: a cohort study. J Crit Care. 2012;27(2):159-66.

17. Macedo JLS, Rosa SC, Macedo KCS, Santos JB. Sepse no paciente queimado: estudo microbiológico e da sensibilidade antimicrobiana. Rev Soc Bras Cir Plást. 2005;20(4):220-4.

18. den Hollander D, Albert M, Strand A, Hardcastle TC. Epidemiology and referral patterns of burns admitted to the Burns Centre at Inkosi Albert Luthuli Central Hospital, Durban. Burns. 2014;40(6):1201-8.

19. Fitzwater J, Purdue GF, Hunt JL, O'Keefe GE. The risk factors and time course of sepsis and organ dysfunction after burn trauma. J Trauma. 2003;54(5):959-66.

20. Bloemsma GC, Dokter J, Boxma H, Oen IM. Mortality and causes of death in a burn centre. Burns. 2008;34(8):1103-7.










1. Aluno de iniciaçao científica do curso de medicina - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil
2. Aluna de iniciaçao científica do curso de medicina - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil
3. Aluna de iniciaçao científica do curso de medicina - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil
4. Aluno de iniciaçao científica do curso de medicina - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil
5. Aluna de iniciaçao científica do curso de medicina - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil
6. Aluno de iniciaçao científica do curso de medicina - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil
7. Aluna de iniciaçao científica do curso de medicina - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil
8. Professor adjunto do Departamento de Clinica Medica - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Correspondência:
Cintia M C Grion
Divisao de Terapia intensiva
Rua Robert Koch 60, Vila Operária
Londrina, PR, Brasil - CEP: 86038-440
E-mail: cintiagrion@sercomtel.com.br

Artigo Recebido: 2/10/2015
Artigo aceito: 1/12/2015

Local de realizaçao do trabalho: Centro de Tratamento de Queimados - Hospital Universitário - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil.

© 2024 Todos os Direitos Reservados