1032
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

Sociedade Brasileira de Queimaduras - 20 anos: uma história de dedicação e compromisso

Brazilian Society of Burns - 20 years: a history of dedication and commitment

Maria Elena Echevarría-Guanilo1; Natália Gonçalves2; Leonardo Rodrigues da Cunha3

Uma sociedade científica tem entre as suas principais tarefas promover a aproximaçao entre os cientistas das distintas áreas e especialidades, vislumbrar alternativas à divulgaçao do conhecimento, de forma que este alcance tanto o meio profissional e acadêmico quanto a populaçao geral, e, nao obstante, tem a obrigaçao de preservar a história dos objetivos alcançados e avanços produzidos ao longo da sua existência.

Nesta ediçao singular, saudamos a jovem Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) que completa 20 anos! Idealizada como uma associaçao civil, sem fins lucrativos, constituída oficialmente no ano de 1995, sendo seu estatuto consolidado em 31 de maio de 1996, no qual constam como seus objetivos1:

promover, encorajar, contribuir e estimular a ciência, o estudo, a pesquisa, a divulgaçao e a prática do tratamento das queimaduras; promover a conscientizaçao dos aspectos preventivos das queimaduras e divulgar os primeirossocorros; encorajar a educaçao em todas as categorias profissionais envolvidas no tratamento e prevençao das queimaduras; facilitar a cooperaçao e o intercâmbio entre todos os países, fornecendo informaçoes disponíveis, incluindo a afiliaçao a outras sociedades e organizaçoes internacionais de queimaduras e promover gestoes no sentido de transformar o tratamento de queimaduras em especialidade em todas as profissoes da área da Saúde que compoem a SBQ, cada qual no seu respectivo órgao de classe e buscando reconhecimento do MEC.


Nessas duas décadas, a SBQ desenvolveu açoes fundamentais como: nove ediçoes do Congresso Brasileiro de Queimadura e da Jornada Brasileira de Queimaduras; dezenas de Cursos Nacionais de Normatizaçao de Atendimento ao Queimado - CNNAQ; especializaçao Lato-Sensu, de caráter Multidisciplinar, apoiado pelo Instituto Pró-Queimados e chancelado pela Universidade Federal de Sao Paulo (UNIFESP) - Escola Paulista de Medicina; Campanhas de Prevençao de Queimaduras; papel decisivo, por intermédio de seus membros, na reativaçao da Câmara Técnica de Queimaduras do Conselho Federal de Medicina, publicando protocolos de atendimento às queimaduras como o presente no Projeto Diretrizes (CFM/AMB)2, e o desenvolvimento da Cartilha para Tratamento de Emergência das Queimaduras, em parceria com Secretaria de Atençao à Saúde/Departamento de Atençao Especializada/Ministério da Saúde3; principal responsável pela criaçao do Dia Nacional de Luta contra as Queimaduras - 6 de junho4, data comemorativa da fundaçao da Sociedade; sedimentou sua posiçao como instituiçao representativa dos interesses das pessoas vítimas de queimaduras.

Açoes que deixam transparecer a responsabilidade, empenho e seriedade das distintas Diretorias Nacionais que estiveram a cargo da SBQ nestes 20 anos, incentivando a atualizaçao e formaçao da equipe multidisciplinar, dos pesquisadores, pacientes, famílias e sociedade civil sobre a temática. Ademais, ressalta-se o fato da Sociedade ser composta por profissionais de diversas áreas da saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, entre outros, os quais impulsionam a troca de saberes e o aprimoramento científico para melhor atender às vítimas de queimaduras.

O amadurecimento científico da SBQ consagrou-se com a criaçao da Revista Brasileira de Queimaduras (RBQ) no ano de 2001, a qual consolida-se como importante meio de divulgaçao do conhecimento científico de profissionais/pesquisadores, principalmente brasileiros e latino-americanos, preocupados com o aprimoramento do tratamento de pacientes queimados. A revista é publicada por meio de ediçoes trimestrais, em versao on-line e impressa. Além da publicaçao de estudos que contemplam o escopo da revista, também sao publicados os Anais das Jornadas e Congressos da SBQ permitindo assim que os leitores, pesquisadores e colaboradores acessem os resultados conclusivos ou parciais dos estudos apresentados nos eventos científicos promovidos pela SBQ.

Nesta oportunidade, parabenizamos a SBQ pelos 20 anos de conquistas e agradecemos a todos os sócios que participaram ativamente desta história, bem como os convidamos a continuar contribuindo nas atividades promovidas pela Sociedade.

Admiraçao e gratidao nutrimos por todos os autores que fizeram da RBQ instrumento para a divulgaçao dos seus resultados, transferindo o conhecimento e estimulando a pesquisa, em especial aos que nao mediram esforços para engrandecer e tornar especial esta ediçao comemorativa, bem como aos leitores, associados ou nao, que muito nos honram com a confiança depositada ao utilizar os resultados publicados na Revista.

Convidamos a todos para fazer parte da querida e unida família SBQ, para juntos continuarmos este nobre trabalho e tecermos a rede de conquistas e linhas da história, comemorando muitos mais anos de conquistas em prol do desenvolvimento acadêmico e da assistência.

Fica o convite para o trabalho conjunto que permita a criaçao de condiçoes promissoras para o desenvolvimento científico e profissional no cuidado ao paciente queimado e fortaleça o meio de divulgaçao (a Revista Brasileira de Queimaduras) do conhecimento produzido visando o saber, o fazer, o saber fazer com ciência.

Sociedade Brasileira de Queimaduras, parabéns pelos 20 anos de História, dedicaçao, seriedade e compromisso!


REFERENCIAS

1. Sociedade Brasileira de Queimaduras [Acesso 10 Set 2015]. Disponível em:http://sbqueimaduras.org.br/a-entidade/

2. Piccolo NS, Serra MCVF, Leonardi DF, Lima Jr EM, Novaes FN, Correa MD, et al. Projeto Diretrizes. Queimaduras: Diagnóstico e Tratamento Inicial. 2008. [Acesso 10 Set 2015]. Disponível em: http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/083.pdf

3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atençao à Saúde. Departamento de Atençao Especializada. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras / Ministério da Saúde, Secretaria de Atençao à Saúde, Departamento de Atençao Especializada. - Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012 [Acesso 14 Set 2015]. Disponível em: http://sbqueimaduras.org.br/wp/wp-content/uploads/2013/04/Cartilha_MS_2012.pdf

4. Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras - LEI 12.026/2009 (Lei Ordinária) 09/09/2009 - DOU 10.09.2009[Acesso 10 Set 2015]. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12026.htm










1. Editor-Chefe. Professor Doutor do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduaçao da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Santa Catarina, SC, Brasil
2. Editor assistente. Docente e assessora pedagógica do curso de enfermagem da Faculdade de Jaguariúna - FAJ, Jaguariúna, SP, Brasil
3. Presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras - SBQ. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Diretor Técnico do Hospital de Queimaduras Ltda., Anápolis, GO, Brasil

© 2024 Todos os Direitos Reservados