284
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

Editorial

Editorial

Wandir Schiozer

Desde o início do ano passado, a diretoria da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e o corpo editorial têm se esforçado para transformar a Revista Brasileira de Queimaduras em um periódico reconhecido, nao só pela nossa sociedade, como também pela comunidade científica em geral. Nosso periódico foi adequado às normas requeridas para indexaçao nas bases de dados para pesquisa científica e, em breve, será submetido à avaliaçao com essa finalidade.

A inserçao da nossa revista nas bases de dados tem grande importância, pois ela é a única voltada à pesquisa e à informaçao científica sobre queimaduras no Brasil e a única no mundo em língua portuguesa. Soma-se a essas características o conteúdo com caráter multidisciplinar, agregando as diferentes áreas do conhecimento que colaboram na compreensao e no tratamento das queimaduras.

Temos recebido várias indagaçoes sobre a recente alteraçao no sistema Qualis de avaliaçao de periódicos mantido pela CAPES, com a preocupaçao de existir maior dificuldade para a indexaçao da revista. O Qualis, na verdade, é um sistema de classificaçao utilizado pela CAPES para avaliaçao da qualidade da produçao intelectual dos cursos de pós-graduaçao. O processo foi concebido para atender às necessidades específicas do sistema de avaliaçao dos programas de pós-graduaçao. Nao é, portanto, objetivo do Qualis avaliar a qualidade dos periódicos. Evidentemente, um periódico se torna mais atrativo quanto melhor for sua classificaçao no sistema Qualis, mas existem várias outras razoes para se publicar uma revista científica, além de sua utilizaçao como indicador para avaliaçao de cursos de pós-graduaçao. Esses aspectos têm gerado discussoes e controvérsias na comunidade científica nacional. Alguns pesquisadores renomados consideram os novos critérios muito exigentes para as revistas nacionais, privilegiando as publicaçoes em revistas estrangeiras. O fato é que a produçao científica nacional tem crescido rapidamente, novos periódicos surgem a cada ano e há a necessidade de organizar e, ao mesmo tempo, apoiar as novas iniciativas.

Controvérsias a parte, precisamos manter o empenho e buscar sempre o melhor. De qualquer modo, um periódico precisa antes ser indexado para depois ser classificado, o que significa que, no momento, as mudanças nos critérios de avaliaçao da Capes nao têm grande impacto sobre nossa revista. Mais importante para alcançar a indexaçao é demonstrar a relevância científica em conjunçao com os critérios, objetivos e público-alvo das diferentes bases de dados. Dentro desse contexto, para obtermos êxito é fundamental que todos busquem em nossa revista o veículo para apresentaçao de suas pesquisas. Reitero meu convite a todos para participarem com seus trabalhos, casuísticas, experiências e sugestoes.

Wandir Schiozer
Editor

© 2021 Todos os Direitos Reservados