890
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Resumos do IX Congresso Brasileiro de Queimaduras (Parte 2)

Resumos do IX Congresso Brasileiro de Queimaduras (Parte 2)

O USO DE COLAGENO PARA O TRATAMENTO DE FERIDA CRONICA DE PERNA

ORDEM:
061

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

AUTORES: SANSEVERINO, MARCELA M.; PICOLOTTO, ALINE; DE GASPERI, PATRICIA

Feridas crônicas de perna acometem o terço inferior das pernas e tem sua cicatrizaçao em tempo superior a três meses, representando cerca de 70% a 90% de todas as feridas. Sao mais comuns entre a terceira e a oitava década de vida, devido à diminuiçao gradativa da renovaçao da epiderme, que se mostra presente de 30% a 50% dos pacientes. Para tratamento de feridas, o Stimulen® tem demonstrado ser superior a outros materiais utilizados para a construçao de membranas bioativas, pois é composto por colágeno hidrolisado, glicerina e água desmineralizada se fazendo presente em todas as fases de cicatrizaçao de feridas. Paciente do sexo feminino, 79 anos, aposentada, portadora de ferida crônica há 10 anos. O início do tratamento com Stimulen® ocorreu dia 08/04/2014. Paciente apresentava uma ferida no terço médio da perna medindo 5,1 × 2,1cm sem profundidade. Lesao apresentava tecido de granulaçao, epitelizaçao e crostas no leito da ferida, bordas irregulares, regiao perilesional hidratada e edemaciada, lesao apresentava pouca quantidade de secreçao sero-sanguinolenta. Após dez dias do início do tratamento, o leito da ferida apresentava granulaçao e epitelizaçao, a regiao perilesional e a secreçao mantiveram seu aspecto inicial, lesao medindo 4,5 × 1,8cm. Trinta dias após a primeira aplicaçao do Stimulen® a lesao apresentava tecido de granulaçao e epitelizaçao no leito da ferida, bordas regulares e epitelizaçao, regiao perilesional apresentava-se hidratada e edemaciada, pouca quantidade de secreçao serosa, ferida medindo 4,0 × 2,0cm. Na última avaliaçao realizada vinte dias após o início do tratamento a lesao apresentava tecido de granulaçao, epitelizaçao e crostas no leito da ferida, pouca quantidade de secreçao sanguinolenta, a borda e a regiao perilesional mantiveram seu aspecto, lesao medindo 3,5 × 0,9cm. Através deste estudo evidenciou-se a eficácia do tratamento com Stimulen®, a paciente citada neste relato manterá a realizaçao dos curativos com o referido produto até a cicatrizaçao completa da lesao.

Oliveira S, et al. Uso de cobertura com colágeno e aloe vera no tratamento de ferida isquêmica: estudo de caso [Internet]. Rev Esc Enferm USP; 2010;44(2):346-51. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v44n2/15. Acesso em 03 jun 2014.

Salomé G, Ferreira L. Qualidade de vida em pacientes com úlcera venosa em terapia compressiva por bota de Unna [Internet]. 2012;27(3):466-71. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-51752012000300024&script=sci_arttext#end>. Acesos em 03 jun 2014.




OBITO POR QUEIMADURA QUIMICA EM AMBIENTE LABORAL: RELATO DE CASO

ORDEM:
062

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA

AUTORES: MESCHIAL, WILLIAM C.; SANTANA, CLEITON J.; HUNGARO, ANAI A.; OSAKU, LIS; REIS, LUCIA M.; OLIVEIRA, MAGDA L.F.

OBJETIVO: Descrever um caso de acidente de trabalho fatal de queimadura química por cloreto de potássio (KCl) 60%.
RELATO DO CASO: Homem, 20 anos, admitido na Sala de Emergência do Pronto Socorro de um hospital ensino da regiao noroeste do Paraná, transportado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de uma transportadora ferroviária, após acidente de trabalho com soterramento por 14 minutos em granulado de cloreto de potássio 60%; entubado, com ventilaçao por pressao, Escala de Coma de Glasgow 03, anisocórico, midriático, pupilas nao reagentes. Aproximadamente 75% de superfície corporal queimada, com formaçao de vesículas e manchas arroxeadas hematoma símile, queimadura em regiao ocular e sangramento de mucosas. Foi realizada descontaminaçao cutânea, instaladas drogas vasoativas e sedaçao contínua. Transferido para Terapia Intensiva, evoluiu com hipotermia e hipotensao, distensao abdominal e diurese ausente. Prescriçao: antibioticoterapia, infusao de Gluconato de Cálcio 10%, Insulina Regular, Bicarbonato de Sódio e Poliestirenossulfonato de Cálcio. Exames: ECG: onda T apiculada, onda P ausente, seguimento ST deprimido e alargamento de QRS; K+: 8,2 mmol/L; pH sérico: 6,8mmol/L; CK: 37 182 U/L; AST: 1433 U/L; ALT: 719 U/L. Obito após 10 horas da admissao em UTI, com o registro de soterramento por KCl 60%, pós parada cardiorrespiratória - 15 minutos de RCP, hiperpotassemia, insuficiência renal, rabdomiólise. A exposiçao dérmica ao KCl em concentraçoes elevadas provocou queimadura química e necrose isquêmica, por isquemia vascular; e a absorçao sistêmica resultou em hipercalemia grave, com alteraçoes nos sistemas cardiovascular, neurológico e gastrointestinal. Nos casos de exposiçao dérmica/ocular é essencial a remoçao do agente, para evitar a progressao da queimadura, e considerar a absorçao sistêmica. Nao há antídoto para o potássio, sendo crucial o tratamento agressivo da hipercalemia associada a alteraçoes no ECG.
CONCLUSAO: O desfecho clínico desfavorável foi decorrente da extensa queimadura química, mas também da absorçao sistêmica do produto por contaminaçao de mucosas e ingestao acidental.




PADRONIZAÇAO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AOS PACIENTES VITIMAS DE CHOQUE ELÉTRICO NO PERIOPERATORIO

ORDEM:
063

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: INSTITUTO DR. JOSE FROTA, CENTRO UNIVERISTARIO ESTACIO - FIC

AUTORES: BRITO.M.E.M; BEZERRA.T.F.; AGUIAR,G.A.F; LEONTISINIS.C.M.P.; DIAS.M.A.T.

OBJETIVOS: Realizar sistematizaçao da assistência de enfermagem no perioperatório a vítima de queimaduras por choque elétrico.
METODOLOGIA: Estudo descritivo, exploratório de abordagem quanti-qualitativa. A utilizaçao conjunta da pesquisa qualitativa e quantitativa permite recolher mais informaçoes do que se poderia conseguir isoladamente.O estudo foi realizado no período de julho de 2013 a junho de 2014. O trabalho foi desenvolvido em um hospital público referência em trauma no Estado do Ceará, com um Centro de Tratamento de Queimados com 30 leitos, um centro cirúrgico próprio,sala de balneoterapia e ambulatório. A populaçao do estudo foi composta por adultos jovens, entre 15 e 50 anos, vítimas de queimaduras por choque elétrico, com lesao de terceiro grau, no mínimo muscular internados no Centro de Tratamento de Queimado.Tendo como amostra 11 pacientes vítimas de choque elétrico de acordo com os critérios de inclusao: Choque elétrico, com áreas de terceiro grau, com destruiçao muscular, - Area queimada do estudo - 3 a 25% SCQ (Superfície Corporal Queimada), idade entre 15 e 50 anos,aceitar em participar do estudo e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os dados foram coletados a partir da ficha de assistência de enfermagem no perioperatório aplicada a todos os pacientes do estudo. Sendo realizado visita de enfermagem pré-operatória, acompanhamento no trans operatório e no pós-operatório imediato, para controle de todos os cuidados de enfermagem no momento cirúrgico. Após o levantamento das variáveis os pesquisadores faziam intervençoes de enfermagem, no sentido de garantir a segurança do paciente durante os procedimentos cirúrgicos. Os dados coletados foram organizados no Microsoft Excel 2007 e analisados pelo Statistical Package For Social Sciences (SPSS) versao 17, onde estatísticas descritivas nao-paramétricas serao realizadas e expressas em forma de tabela e gráficos. A identidade dos pacientes foram preservadas nos discursos onde utilizar-se a identificaçao P1,P2,P3,P4,P5,P6,P 7,P8,P9,P10,P11. Essa pesquisa foi baseada na Resoluçao do Conselho Nacional de Saúde e foi submetido à apreciaçao do Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto Dr. José Frota sendo aprovado protocolo:321464. Os participantes do estudo assinarao o termo de Consentimento Livre Esclarecido.
RESULTADOS: O grupo de pesquisadores realizou 45 visitas pré-operatórias,acompanhou o trans operatório de todos os procedimentos (desbridamentos, amputaçoes, faciotomias e enxertos de pele), a média de procedimento cirúrgico foi de 5 procedimentos. Os cuidados de enfermagem no pré-operatório foram:orientaçoes quanto aos procedimentos cirúrgicos, assinatura de autorizaçao de procedimento e amputaçoes, identificar doenças pré-existentes,checar jejum e retirada de próteses, avaliar condiçoes de acessos venosos. No transoperatório os enfermeiros acompanhavam o ato cirúrgico realizando procedimentos invasivos como sondagem nasoentérica e sondagem vesical de demora,providenciava concentrado de hemácias e acompanhava o paciente a sala de recuperaçao pós anestésicas. No pós-operatório imediato aplicava a escala de ALDRETE KOULING, controle de sangramentos e orientaçoes aos familiares.
CONCLUSAO: A criaçao do protocolo de Assistência de Enfermagem no perioperatório aos pacientes vítimas de choque elétrico tornou possível uma avaliaçao criteriosa das co-morbidades antes do procedimento cirúrgico, promoveu a diminuiçao da ansiedade do paciente, garantiu um acompanhamento das complicaçoes pós-anestésicas e cirúrgicas.




PADRONIZAÇAO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES VITIMAS DE CHOQUE ELÉTRICO NA FASE AGUDA

ORDEM:
064

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: INSTITUTO DR.JOSÉ FROTA, CENTRO UNIVERSITARIO ESTACIO DO CEARA

AUTORES: BRITO,M.E.M; LEONTSIINIS,C.M.P; AGUIAR,G.A.F; DIAS,M.A.T.; CASTRO,A.N.P; SOUSA,J.C.B.; BENEVINUTO,M.L.C.

OBJETIVOS: Criar protocolo de atendimento de enfermagem ao paciente vítima de choque elétrico internados em um Centro Especializado em Queimaduras; Utilizar a escala Dor Comportamental Observacional ( EDCO) como estratégia de controle da dor a vítima de choque elétrico; Caracterizar os procedimentos de enfermagem invasivos ao paciente vítima de choque.
METODOLOGIA: Estudo descritivo, exploratório com abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa foi realizada em um hospital público da cidade de Fortaleza, no período de julho de 2013 a julho de 2014. Foi composta por 11 pacientes (n), selecionados pelo pesquisador coordenador, de acordo com os critérios de inclusao: Choque elétrico, com áreas de terceiro grau, com destruiçao muscular - Area queimada do estudo - 3 a 25% SCQ (Superfície Corporal Queimada). Os dados foram coletados através de fichas contendo as variáveis: identificaçao da vítima e classificaçao de queimaduras, escala de Dor Comportamental Observacional (EDCO), controle hidrioelétrolítico, e de procedimentos invasivos. Após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido os pesquisadores fizeram acompanhamento diário de todos os cuidados de enfermagem prestados ao cliente vítima de choque elétrico. O acompanhamento da dor foi realizado após os curativos com anestesia e analgesia e procedimentos cirúrgicos. Após o levantamento das variáveis os pesquisadores faziam as intervençoes de enfermagem no sentido de garantir a segurança do paciente durante as condutas de enfermagem. Diariamente um enfermeiro e ou acadêmico de enfermagem envolvido na pesquisa visitava os pacientes, coletava os dados do prontuário e alimentava as fichas individuais dos participantes do estudo. Os dados coletados foram organizados no Microsoft Excel 2007 e analisados pelo Statistical Package For Social Sciences (SPSS) versao 17, e expressos em forma de tabela e quadros Foi realizado ainda a análise qualitativa das falas dos pacientes durante a coleta de dados. A identidade dos pacientes foram preservadas nos discursos onde utilizou-se a identificaçao P1,P2,P3,P4,P5,P6,...... Essa pesquisa seguiu os preceitos da Resoluçao do CNS e foi submetida à apreciaçao do Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto Dr. José Frota sendo aprovado. Aos participantes da pesquisa foram garantidos os direitos, assegurados pela resoluçao 466-2012 do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde.
DISCUSSAO: Os pacientes do estudo dois eram do sexo feminino e 9 eram do sexo masculino;quanto ao tipo de acidente apenas os de sexo feminino foram acactérizados como atividades domésticas e os demais foram caracterizados como acidentes de trabalho; a superfície corporal queimada-SCQ em média de 3,5% a 25% de queimaduras de terceiro grau. Quanto ao tempo de permanência hospitalar foi de 30 a 59 dias de internaçao. Dos 11 pacientes 02 foram a óbito e os demais saíram de alta hospitalar. Os principais cuidados de enfermagem prestados foram: controle hidroeletrólitico, sondagem vesical de demora, sondagem nasoenterica, punçoes venonas periféricas,curativos de acesso central, controle de procedimentos invasivos, administraçao de hemocomponentes, cuidados com a lesao e amputaçoes e aplicaçao da escala comportamental de dor após os procedimentos cirúrgicos. Quanto a avaliaçao da escala de dor observou-se uma média entre 2 e 6 pontos, principalmente após as amputaçoes e limpezas cirúrgicas.
CONCLUSAO: A criaçao de um protocolo de assistência de enfermagem a vítimas de queimaduras permitiu aos pesquisadores prestar uma assistência de enfermagem individualizada, além de facilitar a identificaçao de complicaçoes como infecçoes e desequilíbrio hidroeletrolítico. A avaliaçao da dor através da EDCO oportunizou ao grupo de enfermeiros trabalhar a dor da vítima de choque elétrico observando o seu comportamento, identificando momentos de ansiedade principalmente após as amputaçoes, conclui-se ainda que a assistência de enfermagem a vítimas de choque elétrico envolve a solidariedade, vínculo e apoio a paciente e família.




PERFIL DOS ACIDENTES POR QUEIMADURAS ATENDIDOS POR UM SERVIÇO MOVEL DE URGENCIA DA REGIAO SUL DO BRASIL

ORDEM:
065

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA

AUTORES: MESCHIAL, WILLIAM C.; SANTANA, CLEITON J.; SALES, CAMILA F.; OLIVEIRA, MAGDA L.F.

OBJETIVO: Traçar o perfil epidemiológico dos acidentes por queimaduras atendidos em um serviço móvel de urgência.
MÉTODO: Estudo transversal e descritivo, realizado em um município da regiao Norte do Paraná. Os dados foram coletados das fichas de atendimento de um serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU), do período de janeiro a dezembro de 2012, digitados e processados no programa Epi Info®.
RESULTADOS: No ano de 2012 houve registro de 102 atendimentos envolvendo queimaduras. Para os 90 casos no qual o sexo foi informado na ficha, o maior percentual dos atendimentos foi no sexo masculino (56,7%). Verificou-se que grande parte das ocorrências envolveu crianças de 0 a 9 anos (23,6%), jovens de 10 a 19 anos (21,3%) e adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos (14,3%). Em relaçao à topografia das lesoes, os membros superiores corresponderam ao seguimento corporal mais acometido pelas queimaduras (26,3%), seguido da cabeça (crânio e face), com 18,8%, e membros inferiores (18,0%). Quanto aos agentes causadores do acidente, destacaram-se os líquidos superaquecidos (50,0%), seguido das queimaduras por fogo ou chama (21,9%) e trauma elétrico e por substâncias químicas, que representaram juntos 14,3%. Quanto à natureza do chamado ao SAMU, 67,6% das solicitaçoes foram originárias de residências, 14,7% de serviços de saúde e 7,8% por equipes de resgate, como o corpo de bombeiros. Observouse heterogeneidade na distribuiçao dos atendimentos em relaçao aos períodos do ano, sendo mais frequentes no terceiro e quarto trimestres (28,4% e 29,4% respectivamente). A maior proporçao de atendimentos foi registrada nos períodos vespertino (37,3%) e noturno (34,3%), sendo que 33,4% ocorreram em finais de semana.
CONCLUSAO: Os resultados mostraram que a maioria das vítimas de queimaduras pertencia ao sexo masculino e eram crianças e jovens. Os membros superiores foram os mais acometidos pelas queimaduras, com destaque também para lesoes em crânio e face, causadas principalmente por líquidos superaquecidos. A maioria das solicitaçoes de atendimento foi originária de residências, ocorreram no terceiro e quarto trimestres do ano, nos períodos vespertino e noturno e finais de semana. A partir dos resultados encontrados espera-se contribuir no planejamento de açoes preventivas e assistenciais na regiao em estudo.




PERFIL DOS PACIENTES PORTADORES DE ULCERA DE PERNA

ORDEM:
066

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA

AUTORES: PICOLOTTO, ALINE; MEDEIROS, REGINA HELENA; GASPERI, PATRICIA DE; SANSEVERINO, MARCELA MENEGUZZO

Feridas crônicas tais como as úlceras de perna podem ser definidas como lesoes que se caracterizam por pouca ou nenhuma tendência de cicatrizaçao espontânea, apresentando uma resposta inflamatória prolongada, estendendo o tempo de cicatrizaçao. O aumento da incidência destas úlceras elucida um problema de saúde pública mundial, uma vez que causam um significativo índice de morbidade e um grande impacto na qualidade de vida dos pacientes, além de representar um ônus econômico significativo aos sistemas de saúde(1-2). Levando-se em consideraçao estas informaçoes e percebendo-se a necessidade de trabalhar de forma nao somente curativa, mas também preventiva, acredita-se que seja de fundamental importância conhecer o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes acometidos por úlcera de perna. Trata-se de um estudo transversal e retrospectivo, realizado em um ambulatório universitário do interior do Rio Grande do Sul. A populaçao do estudo foi composta por 59 pacientes e os critérios de inclusao foram: ser portador de Ulcera de Perna e ter apenas uma Ulcera de Perna. A amostra foi constituída por 21pacientes, os quais foram divididos em dois grupos: pacientes com cicatrizaçao da úlcera (n=10) e pacientes sem cicatrizaçao (n=11). Ambos os grupos de pacientes receberam o mesmo tratamento ao longo do estudo sendo utilizados diferentes produtos e coberturas de acordo com as diferentes fases da ferida. A coleta de dados foi realizada nas fichas de cadastro e nos prontuários dos pacientes. Os dados foram digitados no programa Excel e posteriormente exportados para o programa SPSS 18.0. Os pacientes incluídos no estudo assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da universidade sob o n° 121/09.A média de idade dos 21 pacientes foi de 59,5 (±11,9) anos, e apresentou-se maior no grupo Nao Cicatrizado 61,3 anos (±13,9). Em relaçao ao sexo houve predomínio do sexo masculino 12 (57,1%), sendo7 (70%) no grupo Cicatrizado e 5 (45%) no grupo Nao Cicatrizado. Quanto ao histórico clínico dos pacientes as doenças de base que apresentaram maior prevalência em ambos os grupos foi a Insuficiência Venosa, presente em 9 (90%) dos casos do grupo Cicatrizado e em 9 (81,8%) no grupo Nao Cicatrizado; e a HAS presente em 6 (60%) dos pacientes do grupo Cicatrizado e em 8 (72,7%) no grupo Nao Cicatrizado. Em relaçao à etiologia das Ulceras de Perna, foi observada a semelhança entre os grupos, sendo a úlcera venosa predominante.A presença de infecçao mostrou-se mais frequente no grupo Nao Cicatrizado, sendo estatisticamente significante, bem como as internaçoes hospitalares relacionadas à Ulcera de Perna (p<0,05). O abandono do tratamento esteve presente apenas no grupo Nao Cicatrizado 5 (45,5%) pacientes, sendo estatisticamente significante (p<0,05). Com o crescente aumento da populaçao acima de 60 anos e o agravo das doenças crônico-degenerativas o número de Ulceras de Perna tendem a crescer cada vez mais3, influenciando diretamente na assistência de enfermagem, uma vez que entre suas especialidades encontra-se o tratamento à feridas crônicas. Para que os Resultados do tratamento das Ulceras de Perna sejam satisfatórios é necessária uma adequada interface de comprometimento entre equipe, paciente e família, facilitando assim a troca de informaçoes e experiências, culminando com uma adesao ao tratamento efetiva.

1. Fonder MA, Lazarus GS, Cowan DA, Aronson-CooK B, Kohli AR, Mamelak AJ. Treating the chronic wound: A practical approach to the care of nonhealing wounds and wound care dressings. J Am Acad Dermatol. 2008;58(2):185-206.

2. Thackham JA, McElwain DL, Long RJ. The use of hyperbaric oxygen therapy to treat chronic wounds: A review. Wound Rep Reg. 2008;16:321-330.

3. Wicke C, Bachinger A, Coerper S, Beckert S, Witte MB, Königsrainer A. Aging influences wound healing in patients with chronic lower extremity wounds treated in a specialized wound care center. Wound Rep Reg. 2009;17:25-33.




PERFIL EPIDEMIOLOGICO DE PACIENTES QUEIMADOS NO PERIODO DAS FESTAS JUNINAS EM UMA UNIDADE DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS NO NORDESTE BRASILEIRO

ORDEM:
067

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERFIPE (UFS), ARACAJU-SERGIPE, BRASIL, HOSPITAL DE URGENCIA DE SERGIPE (HUSE), ARACAJU-SERGIPE, BRASIL

AUTORES: FREITAS, MANUELA S.; SOARES, ANDERSON U.S.; VITOR, BRUNO A. A.; MORAES, REBECA Z.C.; ALMEIDA, LUCAS O.C.; SILVA, RAQUEL M.C.; RODRIGUES, TASSIA M.C.; CINTRA, BRUNO B.

OBJETIVO: Delinear o perfil epidemiológico dos pacientes queimados quanto ao sexo, faixa etária, fator etiológico e grau da queimadura, correlacionando com o período junino e julino.
MÉTODO: Foi realizado um estudo descritivo e retrospectivo com dados obtidos por meio de revisao de prontuário dos pacientes internados no período de Janeiro de 2007 à Julho 2014 em Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) em Hospital de Sergipe. Analisando-se o perfil epidemiológico no período de Junho e Julho em relaçao a sexo, faixa etária, fator etiológico e grau das queimaduras. Para sistematizaçao organizada e analise dos dados foi utilizado o programa Excel versao 2010, sendo os mesmos analisados por meio dos testes de Qui-quadrado e t de Student com nível de significância de 95%.
RESULTADOS: No período de Janeiro de 2007 à Julho de 2014 foram analisados 1841 pacientes vítimas de queimaduras com faixa etária entre 1 e 95 anos, 20,2% equivalem aos internamentos ocorridos nos meses de Junho e Julho. Desses, 40,2% por chama direta (fogos de artificio, álcool e fogueiras); 69% do sexo masculino; a faixa etária mais acometida foi de 1 a 10 anos (46%) e foram enquadrados como grandes queimados 19%.
CONCLUSAO: Esse estudo confirma que o período entre Junho e Julho destaca-se na incidência de lesoes físicas do tipo queimadura, predominando a chama direta sobre os demais fatores etiológicos, o que nao é comum em outros períodos do ano, que predomina a escaldadura. Desta forma conclui-se que medidas preventivas se mostram necessárias, devendo ser divulgadas, direcionadas e efetivadas para que o número de queimaduras seja reduzido nesse período.

Descritores: Queimadura, festa junina, nordeste




PERFIL EPIDEMIOLOGICO DE VITIMAS DE QUEIMADURAS INTERNADAS EM UMA UNIDADE DE REFERENCIA NO RIO GRANDE DO SUL

ORDEM:
068

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL DE PRONTO SOCORRO DE PORTO ALEGRE

AUTORES: SANTOS, FERNANDA S.; BELLIO, HUGUETTE R.S.; SCHETTERT, MARCELLE R.S; WOLKER, LUCIMAR

OBJETIVO: Caracterizar pacientes queimados internados na Unidade de Queimados do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre.
MÉTODO: Estudo retrospectivo, descritivo de abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de banco de dados já existente na unidade, abrangendo o período de 2010 a 2013. As variáveis descritas sao: sexo, idade, agente causal, superfície corporal queimada (SCQ), tipo de acidente, tempo de internaçao e desfecho.
RESULTADOS: Amostra composta de 552 pacientes, dos quais 66 % sao homens. A mediana de idade foi de 29 anos. Observou-se a seguinte distribuiçao por faixa etária: 18 a 59 anos (52%), 0-6 anos (19%), 60-80 anos (18%), 7-12 anos (5,6%), 13-17 anos (4,4%). Os agentes de maior incidência sao chama (55%) e escaldamento (27%), em sua maioria em ambientes fechados (56%). Quanto ao tipo de acidente, prevalecem os domésticos (63%) e de trabalho (20%), estes mais comuns em homens (26%) do que mulheres (9,3%). A maior parte da amostra (42%) é composta de grandes queimados (SCQ acima de 20%), dos quais 67% têm SCQ superior a 30%. Pequenos e médios queimados representam 36,5% e 21% da amostra respectivamente. Assim, obteve-se uma mediana de tempo de internaçao de 11 dias (1 a 208 dias). Quanto à evoluçao clínica a frequência de óbitos foi de 10%. Esses resultados se assemelham parcialmente às evidências encontradas na literatura. A maior prevalência do sexo masculino, da chama como agente causal, do ambiente doméstico como local dos acidentes vai ao encontro dos resultados obtidos em outros estudos. Acredita-se que a predominância de homens se deva ao fato destes estarem, em geral, inseridos em atividades de maior risco. Já em relaçao à faixa etária e extensao da lesao os resultados diferem dos encontrados em outros centros, onde a maior parte dos pacientes sao queimados de médio porte e crianças de 0-6 anos. Nesta faixa etária, a prevalência de lesoes por escaldamento é maior que nas demais (43%), ainda assim, contrariamente a outras evidências disponíveis, a chama é o agente causal predominante (57%).
CONCLUSAO: Esses Resultados se assemelham parcialmente às evidências encontradas na literatura. As discrepâncias talvez possam ser justificadas por particularidades deste serviço, que tendo um número de leitos reduzido, prioriza o atendimento de pacientes graves. Acredita-se que tal característica acarreta maior tempo de permanência e mortalidade em relaçao a alguns estudos.




PERFIL EPIDEMIOLOGICO DO PACIENTE MÉDIO E GRANDE QUEIMADO NUM HOSPITAL DO NORDESTE BRASILEIRO

ORDEM:
069

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS), ARACAJU - SERGIPE, BRASIL, HOSPITAL DE URGENCIA DE SERGIPE (HUSE), ARACAJU - SERGIPE, BRASIL

AUTORES: DORIA, SYLVIA R. F.; SOARES, ANDERSON U. S.; VITOR, BRUNO A. A.; ALMEIDA, LUCAS O. C.; SILVA, RAQUEL M. C.; CARVALHO, GUSTAVO G.; SANTOS, ALOYSIO S.; CINTRA, BRUNO B.; BORGES, KENYA S.

OBJETIVOS: Traçar o perfil epidemiológico dos pacientes acometidos por queimaduras em uma Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) em Hospital de Sergipe, e identificar a etiologia das queimaduras, classificaçao dos queimados, área queimada e o tempo de internamento nesse serviço.
MÉTODOS: Foi realizado um estudo descritivo e retrospectivo com dados obtidos por meio de revisao de prontuário dos pacientes internados no período de Janeiro de 2007 à Julho 2014 na UTQ em Hospital de Sergipe. Os parâmetros investigados incluíram idade, sexo, etiologia da queimadura, grau de queimadura e tempo de internaçao. Para sistematizaçao organizada e análise dos dados foi utilizado o programa Excel versao 2010, sendo os mesmos analisados por meio dos testes de Qui-quadrado e t de Student com nível de significância de 95%.
RESULTADOS: Em relaçao ao sexo, observou-se uma prevalência dos casos de queimaduras para o sexo masculino (65%), e quanto a idade ocorreu uma predominância para faixa etaria de 0 a 10 anos (46%). Segundo a gravidade das queimaduras foi encontrada uma prevalência para as lesoes moderadas com 67% dos casos seguido pelas lesoes graves (19%) e pequenas (14%). Houve predomínio da escaldadura como fator etiológico da queimadura (52%), seguido por chama direta (32%). O tempo médio de internaçao foi de 18,2 dias.
CONCLUSAO: O estudo retrospectivo demonstrou correspondência do perfil das queimaduras em relaçao a outros serviços e centros de tratamento especializados, ressaltando-se a importância de maior educaçao populacional e necessidade de políticas que possam contribuir para reduçao da magnitude desse tipo de trauma.




PERFIL EPIDEMIOLOGICO DO PACIENTE QUEIMADO INTERNADO NO HOSPITAL DE URGENCIAS DE SERGIPE EM 2013

ORDEM:
070

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE , HOSPITAL DE URGENCIAS DE SERGIPE

AUTORES: RODRIGUES, T.M.C.; BORGES, K. S. ; CINTRA, B.B.; CRUZ, M,T,; BARRETO, S.C.C.; ANDRADE, M.L.; REIS, A.A.V.O.; ANDRADE, M.L.

OBJETIVO: Descrever o perfil epidemiológico do paciente queimado internado na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE) no período de janeiro a dezembro de 2013.
MÉTODO: Realizou-se um estudo retrospectivo, no qual foram analisados os registros em prontuário dos pacientes internados na UTQ do HUSE em 2013. Foram pesquisadas as variáveis: sexo, idade, agente agressor, superfície corpórea queimada (SCQ) e óbito.
RESULTADOS: Dentre os 73 pacientes catalogados no período de coleta, a maioria (61,1%) era do sexo masculino. A faixa etária dos mesmos está distribuída da seguinte maneira: 7 (9,59%) eram menores de 18 anos, 61 (83,56%) possuíam entre 18 e 59 anos e 7 (9,59%) maiores que 59 anos. O principal agente agressor foi o álcool (34,2%), seguido pelo fogo (19,17%) e por liquido aquecido (17,8%). A maioria das queimaduras foi de segundo grau (87,7%) com a mediana da SCQ de 12%, variando de 1% a 98%. Do total de pacientes internados, foram observados 8 óbitos.
CONCLUSAO: O estudo demonstrou que pacientes masculinos, entre 18 e 59 anos sao os mais acometidos por queimaduras, em sua maioria de segundo grau e que o principal agente agressor é o álcool.

Descritores: Queimaduras; mortalidade; epidemiologia; agentes agressores.




PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES PEDIATRICOS INTERNADOS EM UM CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS NO PERIODO DE 2007 A 2014.

ORDEM:
071

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS), ARACAJU - SERGIPE, BRASIL, HOSPITAL DE URGENCIA DE SERGIPE (HUSE), ARACAJU - SERGIPE, BRASIL

AUTORES: DORIA, SYLVIA R. F.; SOARES, ANDERSON U. S.; RODRIGUES, TASSIA M. C.; SILVA, RAQUEL M. C.; VITOR, BRUNO A. A.; ANDRADE, MONALLISA L.; PEREIRA, RAISA O.; BORGES, KENYA S.

OBJETIVOS: Delinear o perfil epidemiológico de crianças acometidas por queimadura em um centro de Tratamento de Queimados em um Hospital de Sergipe. Identificar a etiologia das queimaduras, classificaçao dos queimados, áreas acometidas e o tempo de internamento nesse serviço.
METODOLOGIA: Foi realizado um estudo descritivo e retrospectivo com dados obtidos por meio de revisao de prontuário dos pacientes internados no período de Janeiro de 2007 à Julho 2014 na UTQ em Hospital de Sergipe, sendo incluídos os pacientes com idade entre 0 e 12 anos. Os parâmetros investigados englobaram etiologia da queimadura, grau de queimadura, área do corpo queimado e tempo de internaçao. Para sistematizaçao organizada e analise dos dados foi utilizado o programa Excel versao 2010, sendo os mesmos analisados por meio dos testes de Qui-quadrado e t de Student com nível de significância de 95%.
RESULTADOS: No período de Janeiro de 2007 a Julho de 2014 foram analisados 1841 pacientes vitimas de queimaduras, dentre os quais 903 eram crianças de 0 a 12 anos, o que corresponde a 49% do total de casos estudados. Destes, 69,72% foram causadas por escaldadura, 19,41% por chama direta, 4,67% por contato com área aquecida, 2,35% por choque elétrico e 3,85% por outras causas. As áreas mais afetadas foram tronco (38,2%), cabeça e pescoço (27,6%) e membros inferiores (18%). Quanto a classificaçao dos queimados, 15,92% foram grande queimados, 68,2% médios queimados e 15,72% pequenos queimados. O tempo médio de internaçao foi de 15,4 dias.
CONCLUSAO: Esse estudo confirma que as queimaduras sao de fato mais prevalentes em crianças e que a causa mais frequente é escaldadura. Dessa forma, reforçada a necessidade de encorajar projetos voltados para comunidade e em especial aos pais e responsáveis, com foco na prevençao, uma vez que as queimaduras podem ser evitadas.




PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES QUEIMADOS ATENDIDOS PELO SAMU-SERGIPE

ORDEM:
072

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS), ARACAJU-SERGIPE, BRASIL, HOSPITAL DE URGENCIA DE SERGIPE (HUSE), ARACAJU - SERGIPE, BRASIL

AUTORES: CARVALHO, GUSTAVO G.; NASCIMENTO, CINTHYA F.C.M.; SILVA, SAULO H.L.M.; PALOMARES, GILMAR F.; PEREIRA, RAISA O.; BORGES, KENYA S.; CINTRA, BRUNO B.; MORAES, REBECA Z.C.

OBJETIVO: Analisar o perfil epidemiológico dos pacientes queimados atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Sergipe (SAMU-SE), cadastrados no sistema no período do ano de 2013.
MÉTODO: Realizada análise epidemiológica retrospectiva. Foram analisados os dados obtidos a partir de todos os prontuários eletrônicos dos pacientes classificados como vítimas de Causas Externas: Queimaduras, dentro do período do ano de 2013.
RESULTADOS: No intervalo de tempo analisado, foi obtido um total de 140 pacientes. Desse total, 3 chamadas foram trotes (2,72%), 28 pacientes (21,21%) foram removidos por terceiros ou cancelados, 25 chamadas (18,93%) receberam orientaçoes sobre o caso, sem envio de ambulância. Dos casos que tiveram remoçao do local para determinados hospitais, 59 (44,69%) foram transportados por uma Unidade de Suporte Básico (USB) e 9 (6,18%) de uma Unidade de Suporte Avançado (USA). 24 USB e 7 USA somaram um total de 31 prontuários sem destino final. Em relaçao às características dos pacientes queimados, o gênero predominante foi o masculino, com 78 casos (55,73%), enquanto o feminino teve 40 casos (28,25%). Quanto aos tipos de queimadura: Escaldadura apresentou 57 queimaduras por chama direta (40,71%); seguido por 48 casos (34,28%); 7 químicas (5%); 1 elétrica (0,71%). A maior parte das vítimas tinham até 15 anos, 45 (32,41%); quanto à superfície de área queimada, apenas 6 prontuários (4,28%) continham informaçoes, o restante eram inespecíficos. Apenas em 11 prontuários (7,85%) foram registrados infusao de soro fisiológico ou ringer lactato.
CONCLUSAO: A análise dos dados mostra concordância com a literatura, demonstrando a alta relaçao entre crianças queimadas por escaldaduras, maior prevalência em sexo masculino, baixo índice de queimaduras químicas e elétricas, e prevalente relaçao de queimados com os festejos juninos no mês de junho. Em relaçao ao serviço, foi verificada uma pequena porcentagem da classificaçao da área de superfície queimada, sendo a maioria dos prontuários descritos de forma subjetiva e com o baixíssimo registro de infusao de cristaloides. Além disso, observa-se o alto índice de pacientes removidos por terceiros somados com cancelamentos, fato que sugere atraso na chegada a cena das ambulâncias.

Descritores: Queimaduras, Medicina de Urgência, Epidemiologia.




PIDERMOLYIS BULLOSA X CONSANGUINITY: INCIDENCE OF CONSANGUINITY BETWEEN PATIENTS IN BRAZIL

ORDEM:
073

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: CONSULTORIO PROPRIO

AUTORES: COHEN, V. D.; CRUZ, L.G.B.

INTRODUCTION: Epidermolysis Bullosa (EB) is a rare genetic disease characterized by thepresence of extremely fragile skin and recurrent blister formation resulting from minormechanical friction from rubbing, scratching or trauma.It is caused by genetic mutations that affect specific chromosomes that are responsiblefor the development of proteins that are responsible for the adherence of the epidermisto the dermis. EB can be classified in three subtypes: Epidermolysis Bullosa Simplex, Epidermolysis Bullosa Junctional and Epidermolysis Bullosa Dystrophyc. There arereports in the literature that inbreeding may be responsible for this genetic alteration. Aim: The aim of this study is to ascertain the incidence of inbreeding between families with Epidermolysis Bullosa in Brazil.
METHOD: We research the history of the family of 120 patients from different states inBrazil in order of identifying the incidence of inbreeding among family members of patients.
DISCUSSION: We observed that eventhough 19% of the families do not have knowledgeof inbreeding marriages among their ancestors, 91% of these families belonged to theregions North and Northeast of Brazil, where this practice is quite common until thepresent day. This leads us to suspect that despite having no history of inbreeding is quite possible that past generations got married with each other.
CONCLUSION: We conclude that inbreeding is a risk factor for disease onset and meditate and preventive education should be taken to accomplish genetic counseling amongcouples who have some degree of parentwood to avoid the increase of children bornwith this disease.




PREVENÇAO DE QUEIMADURAS NO AMBIENTE DOMÉSTICO: IDENTIFICAÇAO DO PERIGO POR CRIANÇAS VITIMAS DE QUEIMADURAS E SEUS FAMILIARES

ORDEM:
075

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO (EERP-USP), HOSPITAL DAS CLINICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRAO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO (HCFMRP-USP)

AUTORES: PEDRO, I. C. S. ; ZAGO, M. M. F. ; NASCIMENTO, L. C.

OBJETIVO: Identificar os perigos relacionados às queimaduras no ambiente doméstico, a partir das experiências de crianças vítimas de queimaduras e suas famílias.
MÉTODO: Realizou-se um estudo com abordagem qualitativa, fundamentado na Antropologia Interpretativa e no método etnográfico. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética. Foram convidadas a participar da pesquisa seis crianças vítimas de queimadura em ambiente doméstico, atendidas no Centro de Tratamento de Queimaduras do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo e seus familiares, totalizando 20 participantes. Para a coleta de dados, realizaram-se observaçoes participantes, diário de campo, entrevista em profundidade e a baseada na eliciaçao da fotografia (Photo Elicitation Interview). Foi solicitado às crianças que fotografassem o que identificavam como potencialmente perigoso para queimar dentro de casa e, depois, questionou-se sobre o conteúdo e a motivaçao do registro das imagens. Procedeu-se à análise temática dos dados.
RESULTADOS: Apenas uma mae apontou o momento anterior à queimadura como uma situaçao vulnerável às suas filhas. O perigo que o fogo e o álcool representa para a ocorrência de queimaduras foi identificado pelas crianças e pelos pais. No total, a partir das fotografias, as crianças identificaram 30 elementos potencialmente capazes de causar uma queimadura, com destaque para fios e as tomadas. Fogao, televisao, panelas e botijao de gás também foram bastante citados. Nenhuma criança tirou foto de frasco de álcool. Dentre as possibilidades que os elementos mais identificados podem ocasionar queimaduras, as crianças mencionaram, principalmente, a queimadura elétrica, a chama direta, a explosao e a escaldadura.
CONCLUSAO: Os dados revelaram que os participantes tem informaçao acerca dos perigos relacionados às queimaduras no ambiente doméstico, porém, apenas ter este tipo de conhecimento nao foi suficiente para nao colocá-los em situaçao de vulnerabilidade. As múltiplas estratégias utilizadas para a coleta de dados permitiram uma compreensao mais ampla da possibilidade de queimadura no contexto das famílias do estudo, e mais especificamente, às particularidades do mundo infantil e da pesquisa com crianças. O processo de prevençao de queimaduras é complexo e necessita ser avaliado por diferentes perspectivas. O desenvolvimento deste estudo forneceu aspectos culturais que podem auxiliar em estratégias efetivas para elaboraçao de campanhas preventivas e atividades educativas direcionadas, principalmente, à clientela infantil.




PROCESSO DE ENFERMAGEM E USO DA PAPINA NO CUIDADO COM ULCERA VENOSA: RELATO DE CASO

ORDEM:
076

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

AUTORES: MEDEIROS RH; COSTA, ROSANE G.; TEIXEIRA, NANCI S.

INTRODUÇAO: O Processo de Enfermagem (PE) é um modelo metodológico que orienta o cuidado de enfermagem, qualificando e individualizando o cuidado. A úlcera venosa (UV) caracterizase como uma interrupçao na continuidade do tecido corpóreo causada por insuficiência valvar, com dificuldade de cicatrizaçao.
OBJETIVO: Descrever os principais Diagnósticos de Enfermagem (DE) e os efeitos da papaína em uma UV crônica.
MÉTODO: Estudo de caso realizado em um ambulatório universitário com uma paciente de 60 anos portadora de UV há 2 anos. Os dados foram coletados de setembro de 2013 a julho de 2014, através do prontuário e ficha de avaliaçao de feridas, coletado dados clínicos e características da ferida. Foram analisados os DE e cuidados principais no período, bem como os efeitos da papaína a 8% na ferida. A ferida foi medida com régua e houve registro fotográfico. A paciente assinou um termo de consentimento informado.
RESULTADOS: Paciente feminino, 60 anos, hipertensa, Diabete Melitus tipo II (DM), com quatro UV no Membro inferior esquerdo na regiao lateral interna, há 2 anos, com medidas iniciais de 1: 6,0x6,0x0,5cm; 2: 3,0x2,5x0,5cm; 3: 1,0x1,0x0,2cm; 4: 1,0x1,0x0,3cm, com edema, cacifo +/++++. Apresentando pouco tecido de granulaçao com predomínio de necrose de liquefaçao, bordas hiperemiadas, edemaciadas e macerada com regiao perilesional descamada, hiperemiada e macerada, com secreçao de pouca quantidade de cor amarelada sem odor. Nao segue dieta para DM, creatinina =1.0 mg/dl, hemoglobina= 12mg/dl, leucócitos=8.500 mil/mm3, glicose=150 mg/dl e dor por escala numérica=9. O DE principal, no período foi Integridade tissular prejudicada relacionado a circulaçao alterada, com pouca resposta de desbridamento com o uso de hidrogel na ferida nos três primeiros meses de acompanhamento.Em novembro de 2013 foi introduzido a papaína a 8% nas feridas e creme de barreira na regiao perilesonal.Em fevereiro de 2014 houve a cicatrizaçao de três feridas, mantendo a ferida nº 1: 1,0x1,4x0,5cm e sem dor. Com o uso continuo da papaína 8%, em julho de 2014 houve a cicatrizaçao da última ferida.
CONCLUSAO: O efeito satisfatório na cicatrizaçao ocorreu principalmente em funçao das enzimas proteolíticas e peroxidasses presentes no látex do vegetal Caricapapaya, no qual causam a degradaçao de proteínas do tecido desvitalizado e da necrose, sem alterar o tecido sadio. Além de ser usada como desbridante, a papaína possui açao antiflamatória, atuando na contraçao e junçao das bordas determinando a reparaçao tecidual. Além disso, a papaína é de baixo custo e de fácil acesso ao paciente.




QUEIMADURAS ELÉTRICAS EM UM HOSPITAL DE SERGIPE: PREVALENCIA E FATORES ASSOCIADOS

ORDEM:
077

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS), ARACAJU - SERGIPE, BRASIL, HOSPITAL DE URGENCIA DE SERGIPE (HUSE), ARACAJU - SERGIPE, BRASIL

AUTORES: DORIA, SYLVIA R. F.; DORIA, MARIANA R. F.; ANDRADE, MONALLISA L.; COSTA, NATHALIE S. S.; MORAES, REBECA Z. C.; SOARES, ANDERSON U. S.; PEREIRA, RAISA O.; BORGES, KENYA S.

OBJETIVO: Demonstrar dados epidemiológicos referentes a indivíduos vítimas de queimaduras elétricas que foram atendidos na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), nos últimos nove anos; bem como traçar a relevância de parâmetros como sexo, faixa etária, extensao da queimadura, áreas corporais acometidas e mortalidade nestes casos.
MÉTODO: Realizou-se um estudo retrospectivo e descritivo, no qual foi feita uma coleta de dados baseada em revisao de prontuários de todos os pacientes que foram atendidos na UTQ do HUSE no período entre junho de 2005 e junho de 2014. Dentre estes, selecionaram-se todos os casos de pacientes vítimas de queimaduras elétricas desse hospital sergipano. Foi pesquisada a prevalência da queimadura elétrica; bem como suas prevalências quanto às seguintes variáveis: sexo, faixa etária, extensao das queimaduras, áreas do corpo acometidas e mortalidade.
RESULTADOS: Dentre as internaçoes do período, a queimadura elétrica foi responsável por 67 delas (3%), com o predomínio de indivíduos do sexo masculino (88%). Houve um maior número de pacientes na faixa etária entre 20 e 40 anos (45%), seguido pelo grupo entre 0 e 20 anos (30%) e por ultimo ficaram os indivíduos com faixa etária entre 40 e 60 anos (25%). Quanto ao grau de extensao e gravidade das queimaduras, os grandes queimados foram a maioria (72%), enquanto os médios ficaram em segundo lugar (24%) e, consequentemente, os pequenos queimados formaram o grupo menos representativo(4%). As áreas do corpo mais acometidas foram os membros superiores (em 82% dos casos) e os membros inferiores (em 67% do total), o tronco e a face foram menos atingidas (em 40% e em 25% dos casos, respectivamente). A mortalidade foi visualizada em 7,5% dos casos avaliados.
CONCLUSOES: As queimaduras elétricas, apesar de ocorrerem em baixa frequência em unidades de tratamento de queimados, representam uma grande preocupaçao, pois a mortalidade desses casos apresenta alta prevalência. O que reforça a importância das políticas de educaçao e prevençao, as quais devem ser estimuladas e abranger, em especial, homens e indivíduos jovens com idade entre 20 e 40 anos.

Descritores: Unidade de queimados, Queimadura, Eletricidade.




QUEIMADURAS EM ACIDENTES DE TRABALHO: REVISAO INTEGRATIVA

ORDEM:
078

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, HOSPITAL DE URGENCIAS DE SERGIPE

AUTORES: RODRIGUES, T.M.C.; ANDRADE, M.L.; REIS, A.A.V.O.; SOARES, A.U.S.; FREITAS, M.S.; BORGES, K.S.; CINTRA, B.B; FILHO, R.S.L.

OBJETIVOS: Objetiva-se com esse estudo identificar, através de revisao de literatura, produçoes científicas acerca de pacientes queimados em acidentes de trabalho.
MÉTODO: trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica e descritiva através do levantamento bibliográfico nas bases de dados Lilacs e Medline.
RESULTADOS: Nos diversos estudos pesquisados os acidentes de trabalho sao considerados como a segunda causa de queimadura. As vítimas de queimaduras demonstram a predominância do sexo masculino e o local de trabalho como ambiente que causou o maior número de acidentes, tendo como principais agentes etiológicos o álcool e líquidos quentes, já os locais do corpo frequentemente atingidos foram: face, membros superiores e tórax. Constatou-se que o tipo de trabalho realizado é fator determinante para o tipo de acidente e a área acometida. Estimou-se, portanto, que este tipo de acidente ocorra em 40% dos casos, com indivíduos entre 31 e 40 anos que encontram-se em fase produtiva, implicando na perda de dias de trabalho.
CONCLUSAO: O conhecimento sobre prevençao de fatores de risco, diagnóstico e tratamento precocereduz morbimortalidade desses pacientes.Assim como a equipe de saúde deve estar apta a reconhecer e realizar a adequada notificaçao destes acidentes.




QUEIMADURAS EM CRIANÇAS EM AMBIENTES DOMÉSTICOS: UMA REVISAO DA LITERATURA.

ORDEM:
079

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: CENTRO UNIVERSITARIO FRANCISCANO - UNIFRA

AUTORES: WEISSHEIMER, AMANDA S.; DALCIN, MILEIDI L.; FELDEN, CLOVES R.S.; BITTENCOURT, ALEX D.N.; MARINHO, MARA G.; FREITAS, HILDA M.B.; MARTINS, ELENICE S.R.; VIEIRA, FRANCIELLE C.

OBJETIVO: Lesoes por queimaduras, além do comprometimento corporal, ocasionam muita dor, sequelas irreversíveis, causando, ainda, transtorno emocional tanto ao paciente quanto à família. Visto que o número de queimaduras a domicílio tem altos índices principalmente em crianças, este estudo tem por objetivo o de investigar através da literatura como acontecem as queimaduras domésticas.
MÉTODO: Trata-se de uma revisao bibliográfica da literatura, onde a busca de dados foi realizada no mês de agosto de 2014 em bases de dados online, teses, livros e dissertaçoes.
RESULTADOS: As queimaduras sao lesoes agressivas, afetando a parte física e psicológica. Os avanços da medicina têm aumentado a sobrevida de vítimas de lesoes térmicas, mas as queimaduras sao a terceira causa de morte acidental em todas as faixas etárias (MONTES; BARBOSA; SOUZA NETO, 2011.). Gomes (2001) relata que 2/3 dos acidentes com queimaduras acontecem em casa, atingindo na maioria adolescentes e crianças, sendo os adolescentes com líquidos combustíveis e as crianças com líquidos superaquecidos. Em crianças acima de 3 anos, as queimaduras sao ocasionadas por chama direta, muito comum no Brasil lesoes por combustao de álcool, responsáveis por quase 20% de todas as queimaduras em nosso país. A maior incidência é do sexo masculino, menores de seis anos e com causas de escaldos e queimaduras por combustao, podendo ocorrer em qualquer faixa etária, situaçao econômica e ocupaçao, constituindo 60 % dos casos, a maioria por acidentes domésticos (SANTANA, 2010). A prevençao é a melhor maneira de combater acidentes e mortes causadas por queimaduras. A divulgaçao de medidas preventivas para a populaçao está a cargo das equipes de saúde e poder público (ROSSI; FERREIRA et al, 2003).
CONCLUSAO: As queimaduras têm contribuído para o aumento do número de morte acidental, portanto é importante para o enfermeiro conhecer estes dados para contribuir com a prevençao desses Resultados, para atuar com competência através de programas de prevençao de acidentes domésticos nas escolas e na comunidade. Também é importante conhecer os fluidos que mais contribuem para este dado para possível prevençao e promoçao da saúde para minimizar ou evitar as queimaduras no contexto domiciliar.




QUEIMADURAS EM PACIENTES COM TRANSTORNO MENTAL: REVISAO INTEGRATIVA

ORDEM:
080

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE , HOSPITAL DE URGENCIAS DE SERGIPE

AUTORES: RODRIGUES, T.M.C.; ANDRADE, M.L.; REIS, A.A.V.O.; BARRETO, B.B.; BORGES, K.S.; FILHO, R.S.L.; ARAGAO, C.A.S.; SOARES, A.U.S.

OBJETIVOS: Objetiva-se com esse estudo identificar, através de revisao de literatura, produçoes científicas acerca de pacientes com algum transtorno mental que sofrem queimaduras.
MÉTODO: trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica e descritiva através do levantamento bibliográfico nas bases de dados Lilacs e Medline.
RESULTADOS: A maioria dos pacientes queimados apresentam importantes fatores predisponentes. Cerca de 59% das mulheres e 38% dos homens apresentam fatores de risco para queimaduras graves. Dentre esses fatores se destacam o abuso de álcool ou drogas, demência, esquizofrenia e transtorno bipolar. Nos casos psiquiátricos, as queimaduras costumam ser secundárias a auto-imolaçao, juízo crítico prejudicado ou coordenaçao motora debilitada por intoxicaçao por substância e comportamento de risco.
CONCLUSAO: A história psiquiátrica também é fator de risco para mortalidade por queimadura. Transtornos de personalidade, tentativa de suicídio, esquizofrenia e abuso de álcool aumentam a mortalidade de pacientes queimados. Por isso se faz necessário o conhecimento sobre prevençao de fatores de risco, diagnóstico e tratamento precoces reduzem morbimortalidade desses pacientes.




RELATO DE CASO: USO DA ESPUMA DE POLIURETANO COM IBUPROFENO NO CONTROLE DA DOR E NA CICATRIZAÇAO DA QUEIMADURA DE SEGUNDO GRAU.

ORDEM:
081

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: SALVADOR, BAHIA, BRASIL

AUTORES: ROCHA, TAMARA A.; SOARES, VIVIANY A.

INTRODUÇAO: No Brasil as queimaduras representam um agravo significativo à saúde pública. Algumas pesquisas apontam que, entre os casos de queimaduras notificados no País, a maior parte ocorre nas residências das vítimas, sendo os idosos um grupo de risco alto devido à sua menor capacidade de reaçao e às limitaçoes físicas da idade avançada. Nas mulheres os casos mais comuns de queimaduras estao relacionados às atividades domésticas. Considerando que as feridas por queimaduras de segundo grau sao bastante dolorosas e que o objetivo de um tratamento é o conforto do paciente e o tempo de tratamento.
OBJETIVO: analisar o controle da dor e a eficácia na cicatrizaçao desse tipo de lesao com o uso de curativo à base de Ibuprofeno, o material escolhido foi a Espuma de Poliuretano com Ibuprofeno.
RELATO DE CASO: estudo realizado com paciente de atendimento domiciliar, 67 anos, feminino, que sofreu queimadura extensa por fogo em regiao de panturrilha E, durante atividade doméstica. Durante avaliaçao da lesao observou-se queimadura predominantemente de 2º grau, com ponto de 2º grau profundo em regiao inferior da panturrilha. Lesao superficial, bordas irregulares e exsudato moderado, nao infectada. Vinha sendo tratada nos primeiros cinco dias com pomada à base de sulfadiazina de prata, onde havia queixa de muita dor, tanto pela troca diária quanto pela açao da prata na lesao, sem resultado significativo na evoluçao da cicatrizaçao da lesao. Como alternativa de tratamento optou-se pela aplicaçao da Espuma de Poliuretano com Ibuprofeno, que tem como características a liberaçao sustentada de ibuprofeno, absorçao vertical do exsudato e manutençao da umidade ideal no leito da ferida. Possui açao analgésica e anti-inflamatória local, auxiliando no controle álgico e favorecendo a cicatrizaçao. O tratamento da ferida foi utilizada por 12 dias, utilizando a Escala Alfanumérica (EAN) para avaliaçao do nível de dor. Realizado o primeiro curativo com soro fisiológico a 0,9% e aplicado cobertura, e pela escala foi atribuído valor dez. A troca era realizada em média a cada 03 dias. Na segunda troca de curativo, observou-se o surgimento de pontos de epitelizaçao e evoluçao do tecido granular, com nível de dor sete. A cada troca, a lesao apresentava aumento do tecido de granulaçao saudável, epitelizaçao progressiva e diminuiçao do exsudato, além disso, houve melhora da dor até chegar ao valor zero. Após quatro trocas, suspendeu-se o uso da Espuma de Poliuretano com Ibuprofeno e a cicatrizaçao foi finalizada com o uso de soluçao óleo a base de AGE e gaze nao aderente, com epitelizaçao total da lesao em 25 dias de tratamento.
CONCLUSAO: este estudo mostrou que o uso da Espuma de Poliuretano com Ibuprofeno é efetivo para o tratamento de queimadura de segundo grau nao infectada. Constatou se que a cobertura cria um ambiente fisiológico, favorecendo a cicatrizaçao e controle álgico. Para o paciente específico a cobertura demonstrou proporcionar maior conforto devido à reduçao significativa da dor e frequência reduzida de trocas, impactando na aceitaçao e adesao ao tratamento. Dessa forma, estes resultados e evidências obtidas confirmam que a Espuma com Ibuprofeno pode ser uma soluçao efetiva no tratamento de feridas dolorosas de diversas etiologias, corroborando com a literatura.




RELATO DE EXPERIENCIA DA ORGANIZAÇAO DO PRIMEIRO "BURN DAY" PELA LIGA ACADEMICA DE CIRURGIA PLASTICA DE SERGIPE.

ORDEM:
082

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

AUTORES: SILVA, RAQUEL M. C.; MORAES, REBECA Z. C.; PORTO, MANUELA S.; SOARES, ANDERSON U. S.; CINTRA, BRUNO BARRETO; BORGES, KENYA S.

OBJETIVO: Relatar a experiência do primeiro "Burn Day" no estado de Sergipe, demonstrando os incentivos e obstáculos encontrados pela Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica de Sergipe (LACIP) durante sua organizaçao.
MÉTODO: A LACIP é uma entidade sem fins lurativos, com duraçao ilimitada e de caráter multidisciplinar, regida pelos princípios de liberdade de expressao, ensino, pesquisa e extensao. Foi fundada no dia 16 de maio de 2012 por acadêmicos de medicina de períodos variados da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que se reuniram com a ideia comum de fundar um grupo de estudos que pudesse discutir e elucidar temas em Cirurgia Plástica, e, mais do que isso, praticálos. Em seu terceiro ano de atividades, a LACIP desenvolveu o conceito do "Burn Day", um evento específico para celebrar o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras..
RESULTADOS: O "Burn Day" aconteceu nos dias 6 e 7 de junho de 2014 e superou as expectativas. O auditório estava lotado nos dois dias do evento, apesar de ter ocorrido na sexta e no sábado. Isso se deve ao interesse dos graduandos e profissionais da área de saúde no tema, em evidência em nosso estado pela proximidade dos festejos juninos. O evento também contou com a presença de renomados cirurgioes plásticos de Sergipe e também do Dr. Flávio Nadruz Novaes da Santa Casa de Limeira, cujas palestras foram excelentes em termos de didática e conhecimento científico. O "Burn Day" teve destaque também na mídia local, o que serviu para enfatizar a prevençao de queimaduras para a populaçao de forma geral.
CONCLUSAO: O trabalho em equipe possibilitou a organizaçao de um evento da área de saúde de grande relevância para o estado. Tal iniciativa auxiliou a difundir o tema de queimaduras e sua importância entre a comunidade sergipana.

Descritores: liga, queimaduras, Cirurgia Plástica, Sergipe




RESOLUTIVIDADE E ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAUDE

ORDEM:
083

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: CENTRO UNIVERSITARIO FRANCISCANO

AUTORES:MARZARI,CARLA K.; DIEFENBACH, GRASSELE; M,MARA

INTRODUÇAO: A resolutividade proposta pelo Sistema Unico de Saúde (SUS) faz inferência às possibilidades de resoluçao dos problemas de saúde dentro dos niveis de complexidade, as quais, foram detectadas. Nota-se uma tendência no Brasil, ainda que com poica visibilidade de busca da qualidade dos serviços publico de saúde, pois, à medida que os recursos para o setor tornan-se cada vez mais limitados e as desigualdades sociais aumentam, intensificam-se as necessidades de cuidado e atençao ,sendo assim,um desafio produzir qualidade nestas condiçoes 1. Dentro desse contexto, se reconhece que a resolutividade é uma importante doutrina do SUS, pois, permite a identificaçao e a busca dos sujeitos com os serviços oferecidos. Diante disso, objetivou-se conhecer a percepçao do usuário frente à resolutividade e acesso aos serviços prestados em uma UBS na cidade de Santa Maria - RS.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo exploratório, que utilizou como coleta de dados a entrevista semi-estruturada realizada no 2º semestre de 2013.
RESULTADOS: A capacidade resolutiva de um serviço supoe dois aspectos:a capacidade de absorver o numero de assistência solicitada, e a capacidade de resolver os casos atendidos. É nesse contexto que o acesso da populaçao A rede de atendimento teria que ocorrer através do nivel primário,os mesmos deveriam estar qualificados para absorver 80% dos problemas de saúde2. E apenas os casos nao resolvidos nas UBS é que seriam referenciados ao nivel secundário o mesmo ocorreria com o nivel terciário sendo esse responsável somente pelos casos de maior complexidade. Mas, como a populaçao nao vislumbra essa resolutividade na prática ela acaba acessando outros niveis de atençao a saúde. Percebe-se que, do ponto de vista dos usuários, a satisfaçao com o serviço está associada com a resoluçao do problema que motivou a procura. A disponibilidade de medicamentos é o principal fator associado com a capacidade resolutiva do serviço.
CONSIDERAÇOES FINAIS: Percebeu-se nas responsta dos usuários certa contradiçao,ora, predomina a insatifaçao pelo serviço,ora ,um apego ao que ele oferece. Mas em todos os casos,a procura ocorre somente em momentos de dificuldades, nao havendo, interesse em prevençao ocorrendo, muitas vezes, o referenciamento para outros níveis de atençao. Esse processo gera um acúmulo de demanda e insatisfaçao por parte do usuário,por nao perceber a resolutividade do serviço.




REVISAO BIBLIOGRAFICA: CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM CRIANÇAS VITIMAS DE QUEIMADURAS

ORDEM:
084

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA - FAMETRO, INSTITUTO DR. JOSÉ FROTA - IJF

AUTORES: BEZERRA, SARA T.F.; AZEVEDO, MARCIA C.A.; PACHECO, MINCIA A.R.; SOARES, MIRLENE S.S.

OBJETIVOS: Por apresentar-se como as maiores vítimas de queimaduras, este estudo objetivou descrever os cuidados de enfermagem às crianças queimadas e avaliar a atuaçao da equipe nos serviços de saúde.
METODOLOGIA: Pesquisa exploratória, realizada por meio da Biblioteca Virtual em Saúde nas bases de dados Lilacs e Bdenf, é com corte temporal de 2003 a 2013 a respeito da assistência à criança vítima de queimaduras. Utilizou-se na coleta de dados, formulário semi-estruturado com questoes referentes à estrutura metodológica dos trabalhos e categorias analíticas da assistência à criança. Foram selecionados 12 artigos (80%) na base Lilacs e 3 na Bdenf (20%).
RESULTADOS: A temática "percepçao da equipe de enfermagem" apresentou-se em 26,66% dos trabalhos, considerando o trabalho desgastante; porém, diziam-se satisfeitos em trabalhar na unidade de tratamento ao queimado. Dentre as "dificuldades", constatou-se o receio de trabalhar com crianças, pois muitas dessas nao conseguem verbalizar os locais doloridos. Dois artigos determinam os "diagnósticos de enfermagem para crianças queimadas". A formulaçao do diagnóstico e a prescriçao de enfermagem sao baseadas na identificaçao das necessidades do paciente. Sao diagnósticos formulados de acordo com a Taxonomia da Nanda, como: padrao respiratório ineficaz; dor aguda; integridade da pele prejudicada; volume de líquidos deficiente; nutriçao desequilibrada (menos do que as necessidades corporais); através destes diagnósticos, a equipe de enfermagem realiza a prescriçao.
CONCLUSAO: No Brasil, nao existem estatísticas precisas sobre a incidência de queimaduras em crianças. Em alguns países em desenvolvimento, esse tipo de trauma está entre as principais causas de morbidade e mortalidade em crianças. Nesse contexto, o entendimento das causas mais frequentemente atendidas pode auxiliar na proposiçao de políticas de saúde, desde a prevençao de queimaduras até sua reabilitaçao, passando por todas as fases do tratamento das queimaduras.




REVISAO INTEGRATIVA ACERCA DO CONHECIMENTO DA POPULAÇAO SOBRE OS PRIMEIROS SOCORROS FRENTE A QUEIMADURAS

ORDEM:
085

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

AUTORES: ROSSO, LUCAS H.; ANTONIOLLI, LILIANA; BAZZAN, JESSICA S.; FUCULO JUNIOR, PAULO R. B.; SANTOS, EVELYN A.; AMESTOY, SIMONE C.; GUANILO, MARIA ELENA E.

OBJETIVO: Objetivou-se analisar as evidências acerca do conhecimento da populaçao sobre primeiros socorros frente à ocorrência de queimaduras.
MÉTODO: Trata-se de uma Revisao Integrativa (RI), baseada na consulta das bases de dados: Literatura Latino-Americano e do Caribe de Informaçao em Ciências da Saúde (LILACS); a National Library of Medicine(PUBMED); e a Biblioteca Virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO) em outubro de 2012, sendo utilizados os seguintes descritores: burns; first aid; atitude e education. Foram incluídos estudos primários, realizados com seres humanos, publicados na íntegra nos últimos dez anos (2002-2012), em inglês, português e espanhol, que abordaram a temática em destaque, independente do delineamento.
RESULTADOS: Foram identificados 23 títulos e resumos no LILACS, 11 no SCIELO e 341 no PUBMED. Após leitura e análises dos títulos e resumos no LILACS e no SCIELO, nao se identificaram artigos que contemplassem os critérios pré-estabelecidos. No PUBMED foram selecionadas 29 produçoes para leitura na íntegra, destas, sete foram duplicaçoes e dois foram excluídos por nao abordar a temática. Ainda, procedeu-se à busca manual nos artigos citados nos estudos selecionados para análise na íntegra, emergindo dois novos artigos. Dos 22 estudos analisados, destaca-se que a maior parte foi desenvolvida na Austrália (n=5) e Reino Unido (n=5), seguidos por Nova Zelândia, Turquia e China, com dois artigos cada. Identificaram-se recomendaçoes diversas sobre o primeiro tratamento de lesoes por queimadura, propostos em vários estudos ou por órgaos reguladores, as recomendaçoes geralmente defendem a aplicaçao de água fria ou da torneira por 15 a 20 minutos. No entanto, na maioria dos casos as informaçoes quanto a temperaturas específicas, duraçoes de tratamento e atrasos no tratamento ainda sao vagas ou as informaçoes sao conflituosas, como usar gelo ou água gelada para tratamentos de primeiros socorros, algumas recomendaçoes afirmam que o uso do gelo aprofunda a lesao e nunca deve ser usado e outros sugerem que pode ser utilizada com restriçoes.
CONCLUSAO: Evidenciou-se nos achados diversas condutas, muitas vezes errôneas, imediatas adotadas pela populaçao frente à ocorrência de queimaduras, o que reforça a necessidade de maior divulgaçao do conhecimento adequado sobre os primeiros socorros tanto para a populaçao como para os profissionais da saúde.




SAUDE MENTAL DOS PAIS DE CRIANÇAS QUEIMADAS: REVISAO INTEGRATIVA DE LITERATURA

ORDEM:
086

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

AUTORES: SILVA, RAQUEL M. C.; SILVA, TERESA C. M. C.; SILVA, JACQUELINE M. C.; SOARES, ANDERSON U. S.; MORAES, REBECA Z. C.; CINTRA, BRUNO B.; BORGES, KENYA S.; ARAGAO, CARLOS S. A.

OBJETIVO: Analisar os estudos referentes à saúde mental dos pais de crianças queimadas.
MÉTODO: Revisao integrativa de literatura feita com consulta dos descritores "parents" e "burns" às bases de dados PubMed, Cochrane Library e Scielo. O critério de inclusao foi o idioma da publicaçao (inglês, português e espanhol). As publicaçoes foram selecionadas com a leitura de títulos e resumos, incluindo-se aquelas que abordassem o aspecto psíquico dos pais de crianças vítimas de queimaduras. Foram identificados 90 artigos, no entanto apenas 17 contemplavam o objetivo deste estudo.
RESULTADO: Verificou-se que existe maior risco de a criança queimada desenvolver psicopatologias tanto nos primeiros meses (a exemplo da reaçao aguda ao estresse e delirium), quanto mais tardiamente (ansiedade, depressao, entre outras). Os pais passam por um processo complexo em que sofrem o trauma junto com a criança, lutam pela sua sobrevivência e tentam protegê-la do estigma relacionado às cicatrizes. Durante a internaçao os pais procuram minimizar o sofrimento através da estratégia de atitude de apoio parental permanente a fim de transmitir proteçao e segurança e reduzir a ansiedade e os receios da criança. Nesse processo, sentimentos de culpa, impotência e dependência surgem e, com o tempo, podem levar a reaçoes traumáticas ao estresse e depressao.A adaptaçao da criança sobrevivente de queimadura na sociedade depende da sua idade, da dinâmica familiar e do ambiente. Menor idade e boas relaçoes familiares costumam ser preditores de uma reabilitaçao favorável.
CONCLUSAO: Queimaduras podem gerar danos que vao além das sequelas físicas. Identificar e assistir as necessidades dos pais de forma a propiciar o melhor cuidado para a criança queimada é essencial. A literatura existente sobre esse tema, em especial a nacional, ainda é muito escassa. Dessa forma, recomenda-se a realizaçao de estudos científicos nessa área.

Palavras-chave: pais, queimaduras, saúde mental.




SEQUELA QUEIMADURA - RECONSTRUÇAO: RELATO DE CASO

ORDEM:
087

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL REGIONAL DE SAO JOSÉ HOMERO DE MIRANDA GOMES

AUTORES: BRASCHER, CARLA T.; FILHO, ALEXANDRE P.; HAVIARAS, ANDRE C.; LEONARDI, DILMAR F.; WERCKA, JANAINA

OBJETIVO: Descrever caso de reconstruçao cervical em sequela pós-queimadura, em regiao cervical utilizando matriz dérmica e terapia de pressao negativa associada.
RELATO DE CASO: Paciente SPM, 55 anos, vítima de queimadura por álcool há cerca de um ano por tentativa de suicídio, com queixa de dor crônica, área de cicatriz hipertrófica em regiao de tronco e dorso superior com restriçao de movimentos do pescoço e deformidade em face impedindo a oclusao total da boca. Paciente foi internada no HRSJ para tratamento cirúrgico com ressecçao completa de cicatriz, na regiao cervical e com miotomia bilateral do músculo platisma, enxerto de matriz dérmica e uso de terapia de pressao negativa associada em primeiro tempo e, em segundo tempo, enxerto de pele e terapia de pressao negativa associada.
CONCLUSAO: As lesoes por queimaduras sao a quarta causa mais comum de trauma no mundo. A auto-incineraçao é observada com certa regularidade nos Centros Especializados de Queimaduras. A maioria dos pacientes é do sexo feminino, com algum distúrbio psiquiátrico associado. O agente utilizado mais comum no Brasil é o álcool. Além de causar morte, a queimadura origina cicatrizes desfigurantes, disfuncionais, traumas psicológicos e perda importante de produtividade na área econômica. A contratura é a sequela mais comum, chegando a 65% de todas as cicatrizes patológicas pós-queimadura. A maioria das contraturas ocorre na mao, cabeça, pescoço e axila. As queimaduras da regiao cervical sao de difícil conduçao cirúrgica, tanto para a realizaçao do desbridamento quanto para a enxertia de pele, e devem ser realizadas na fase aguda. A matriz dérmica é indicada em caso de feridas limpas e queimaduras de 2° grau profundo e 3° grau. Em geral, retira-se a placa de silicone no período de três semanas, sendo realizado enxerto dermoepidérmico.




SIGNIFICADOS DA PREVENÇAO DE QUEIMADURAS NO AMBIENTE DOMÉSTICO, ATRIBUIDOS POR FAMILIAS DE CRIANÇAS VITIMAS DE QUEIMADURAS

ORDEM:
088

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO (EERP-USP), HOSPITAL DAS CLINICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRAO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO (HCFMRP-USP)

AUTORES: PEDRO, I. C. S. ; ZAGO, M. M. F. ; NASCIMENTO, L. C.

OBJETIVO: Interpretar os significados atribuídos à prevençao de queimaduras pediátricas no ambiente doméstico, na perspectiva de crianças vítimas de queimaduras e suas famílias.
MÉTODO: Realizou-se um estudo com abordagem metodológica qualitativa, fundamentado no referencial teórico da Antropologia Interpretativa e no método etnográfico. Após a aprovaçao pelo comitê de ética foram convidadas a participar da pesquisa seis crianças vítimas de queimadura em ambiente doméstico, atendidas no Centro de Tratamento de Queimaduras do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo e seus familiares, totalizando 20 participantes. Para a coleta de dados, realizaram-se observaçoes participantes, diário de campo, entrevista em profundidade e a baseada na eliciaçao da fotografia, nos domicílios dos informantes e no contexto hospitalar, de janeiro de 2012 a junho de 2013. Procedeu-se à análise temática indutiva.
RESULTADOS: Identificaram-se quatro unidades de sentidos: Explicaçao para a ocorrência da queimadura, Identificaçao do perigo, Prevençao de queimaduras e Repercussoes da queimadura, as quais serviram de base para a construçao de três núcleos temáticos, que forneceram os significados: "Abrir o olho de verdade": enxergando a possibilidade da queimadura, "Aqui dentro, nao!": o exercício do controle dentro de casa, e "Uma questao de cultura do jeitinho brasileiro": partindo do "acidente que aconteceu" para a "mudança de hábito". Os significados foram explicados pelo conceito antropológico da vulnerabilidade.
CONCLUSAO: Os significados atribuídos à prevençao de queimaduras de crianças no ambiente doméstico revelaram a complexidade deste processo. Muitos elementos do contexto e da cultura das famílias participantes do estudo, bem como da sociedade em que vivem, influenciaram na realizaçao ou nao de atitudes de prevençao, e consequentemente, no desfecho da queimadura. Faz-se necessário o envolvimento de diversos setores públicos e da conscientizaçao da comunidade para esta temática. A partir da produçao deste conhecimento, é possível que a Enfermagem, bem como outros profissionais da saúde, elaborem e direcionem açoes e estratégias, culturalmente sensíveis, que possam auxiliar crianças saudáveis a se prevenirem da queimadura no ambiente doméstico, por meio de uma mudança de comportamento que busque exercitar as atitudes preventivas como um hábito cultural, com vistas à reduçao das vulnerabilidades pessoal, social e programática dessas crianças e suas famílias para as queimaduras, fortalecendo-os individual e coletivamente.




SILICONE SILVER DRESSING IN THE CONTROL OF CRITICAL WOUND COLONIZATION IN PATIENTS WITH RECESSIVE DYSTROPHIC EPIDERMOLYSIS BULLOSA (DREB)

ORDEM:
089

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: CONSULTORIO PROPRIO

AUTORES: COHEN, V. D.; COHEN, V. D.

DATA: 31/10/2014 HORA: 08:00

INTRODUCTION: Silver is well established as an agent capable of killing bacteria and has been applied to wounds to manage infection. Patients with DREB have chronic wounds and are often critically colonized resulting on difficulty of healing. Many of these patients have local signs of infection, however without clinical manifestations. The use of antibiotics in these cases can leads to bacterial resistance, on the other hand, if not,patient can lead to systemic infection leading to a bacteremia.
AIM: The aim of this study is to report the action of silicone dressing with silver inreducing bacterial colonization in patients with DREB.
METHOD: Were selected as followed 32 patients with DREB with chronic wounds during one year at a private office. At any signal of local infection, we star to use a silicone silver dressing at most for 2 weeks. The patients were evaluated every week.
RESULTS: The reduction of the infectious exudate can be seen mostly on the first dressing charge and them progressively. The initial hyperemia of the tissues surrounds ding the wounds practically disappear after the first change. The hyper-granulation tissues takesmore time to regularize but for most of the patients after the 3rd change it's solved.
CONCLUSION: The silicone and silver dressing helped reduces the bacterial colonization thus reducing the number of wound infection and the systemic antibiotic therapy.However should not be used for more than two weeks. Some patients presented more bleeding during the dressing changes with silver foam than with the other silicone dressings.




TRADUÇAO, REVALIDAÇAO E CONFIABILIDADE DA ESCALA DE CICATRIZAÇAO DE VANCOUVER PARA LINGUA PORTUGUESA - BRASIL

ORDEM:
091

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

AUTORES:SANTOS,M.C. ,TIBOLA,J.; MARQUES,C.M.G.

OBJETIVO: Traduzir para a língua portuguesa, adaptar ao contexto cultural brasileiro e testar as propriedades de medidas, reprodutibilidade e validade da Escala de Cicatrizaçao de Vancouver.
METODOLOGIA: A Escala de Cicatrizaçao de Vancouver foi traduzida e adaptada de acordo com metodologia aceita internacionalmente. Realizou-se traduçao e traduçao reversa do instrumento, intercaladas de revisoes feitas por comitê multidisciplinar. Os processos de traduçao, compreensao e clareza foram realizados por trinta e oito professores do curso de fisioterapia que avaliaram a versao brasileira da Escala de Cicatrizaçao de Vancouver até obter seu entendimento integral. Na validaçao e reprodutividade foi aplicada a versao brasileira a oitenta profissionais da área da saúde, membros da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) por meio de correio eletrônico. Para a análise estatística, foram utilizados: o valor da média, mínimo e máximo para observar o processo de compreensao e relevância. Para testar a consistência interna da escala, foi calculado o valor de α de Cronbach.
RESULTADOS: O processo de traduçao e retrotraduçao, nao demonstrou diferença nas escalas feitas pelos diferentes tradutores. Os processos de compreensao/clareza e validaçao/reprodutividade constataram que todos os itens da escala foram considerados relevantes. Os valores da consistência interna testada pelo α de Cronbach foi de 1,000 pelos professores e 0,815 pelos membros da SBQ.
CONCLUSOES: Diante dos Resultados foi possível concluir que a Escala de Cicatrizaçao de Vancouver foi traduzida e adaptada com sucesso ao idioma português e à cultura brasileira, bem como, demonstrando ser válida e reprodutível.




TRATAMENTO DE QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU EM MEMBROS SUPERIORES COM HIDROGEL CONTENDO PRATA: ESTUDO COMPARATIVO

ORDEM:
092

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS PORTO, ITPAC-PORTO, BRASIL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, UFT, BRASIL, INSTITUTO DE PESQUISAS E ENERGÉTICAS E NUCLEARES, IPEN/USP, BRASIL

AUTORES: VICENTINI, AB; CARDOSO, TR; VICENTINI, CB; VARCA, GHC; OLIVEIRA,MJA; LUGAO, AB

INTRODUÇAO: As queimaduras agudas sao lesoes complexas e quando atingem áreas extensas produzem consequências sistêmicas, além de danos no tecido local. O tratamento de feridas de queimadura é direcionado para oferecer condiçoes ideais de reparaçao tecidual, reduzindo a dor e o potencial infeccioso das lesoes. Melhorias na tecnologia e os avanços na compreensao da cicatrizaçao de feridas têm impulsionado o desenvolvimento de novos curativos, tais como as membranas de hidrogel contendo nanoprata.
OBJETIVO: Demonstrar aplicabilidade de novas tecnologias em curativos a base de hidrogel contendo nanoprata no tratamento de queimaduras.
MÉTODO: Trata-se de um estudo de caso de um paciente queimado com substância inflamável com lesoes de 2ºgrau em membros superiores, acometendo 18% da superfície corpórea. Tratado com curativo de hidrogel a base de polivinil álcool (10%) contendo prata (±80 nm), reticulado e esterilizado simultaneamente por radiaçao gama. O paciente autorizou o tratamento e a publicaçao dos Resultados pela assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), atendendo a resoluçao do CNS nº 466/12 MS e aprovado pelo comitê de ética da Universidade Federal do Tocantins com o protocolo 161/2013.
RESULTADOS: O atendimento inicial ocorreu logo após o acidente, a ferida de cada membro foi submetida à debridamento cirúrgico, limpeza com soluçao salina e recebeu uma cobertura diferente para o estudo comparativo. Um dos membros foi coberto com hidrogel contendo prata e no outro foi aplicado sulfadiazina de prata. No membro que recebeu sulfadiazina de prata a troca do curativo foi realizada a cada 24 horas e o curativo contendo hidrogel foi trocado em intervalos de 48 horas. A evoluçao dos tratamentos foi acompanhada por 1 semana e foi observado que a ferida tratada com membrana de hidrogel apresentou comparativamente, menor tempo de epitelizaçao e reduçao significativa da dor com menor quantidade de trocas.
CONCLUSAO: Considerando o caso estudado, os curativos de hidrogel contendo prata representam uma boa alternativa de tratamento de queimaduras devido sua efetividade na reparaçao tecidual, na reduçao da dor e na diminuiçao da contaminaçao destas lesoes.




TRATAMENTO DIFERENCIADO DE LESAO COMPLEXA NO MEMBRO INFERIOR OCASIONADA POR PAF

ORDEM:
093

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL ESTADUAL GETULIO VARGAS

AUTORES: RODRIGUES,KARINA VANZAN MAIO; DAHER, IRENE BARRA; FERREIRA, MARTA L. ALVES; DA SILVA, MARIA CASSIANA DIAS

OBJETIVO: Nosso objetivo é demonstrar a associaçao de três tratamentos avançados, para as feridas, individualizando cada momento da lesao e mostrando que eles proporcionaram uma recuperaçao mais rápida e eficaz da lesao do membro inferior do paciente.
MÉTODO: Trata-se do relato do tratamento de um paciente do sexo masculino, 27 anos, natural do Rio de Janeiro, admitido no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na cidade do Rio de Janeiro, vítima de atentado por arma de fogo provocando fratura exposta do platô tibial esquerdo e lesao arterial. Foram utilizadas três coberturas diferentes considerando cada fase do processo de cicatrizaçao da ferida, iniciando com a Terapia por pressao negativa, seguida do uso da prata nanocristalina de liberaçao lenta e por último com o uso da matriz dérmica no tratamento do paciente.
RESULTADOS: Obtivemos completa resoluçao da ferida em 90 dias, mesmo com a miólise e infecçao entre septos musculares devido a isquemia do membro pela importante lesao vascular.
CONCLUSOES: Assim sendo, concluímos que é de fundamental importância o conhecimento da fisiologia da cicatrizaçao e a composiçao de cada cobertura cutânea e sua aplicabilidade para que de modo efetivo seja utilizada a cobertura que melhor atenda as necessidades do paciente de acordo com a fase de cicatrizaçao da ferida.




USO DA BIGUANIDA A 2% EM LESAO POR QUEIMADURA DE 2º GRAU: RELATO DE CASO EM CRIANÇA

ORDEM:
094

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: INSTITUTO DR. JOSÉ FROTA, FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA

AUTORES: BEZERRA, S. T. F.; AZEVEDO, M. C. A.; BESSA, E. M. D. M. S.; AGUIAR, G. A. F.; BRITO, M. E. M.; LEONTISINIS, C. M. P.; DIAS, M. A. T.

OBJETIVO: O estudo objetiva descrever o uso da Biguanida a 2% no cuidado de criança com lesao causada por queimadura de 2º.
METODOLOGIA: Trata-se de relato de caso de criança que deu entrada no ambulatório de um serviço de referência no Estado do Ceará em Queimaduras. Os dados foram coletados de 09 a 30 de junho de 2014, período em que a mesma foi acompanhada.
RELATO DE CASO: A.C.S.S., 1ano e 6 meses de vida, vítima de queimadura de 2º grau no tórax causado por sopa quente. Consciente, orientada, chorosa no primeiro curativo. Segundo a mae, a criança aceita dieta, padrao de sono e repouso preservado, eliminaçoes fisiológicas normais, com queixas dolorosas, nega febre. Nos 21 dias de tratamento, foram realizadas 8 trocas de curativo com intervalos de 48 ou 72 horas nos dias 11,13,16,18,20,23,27 e no dia 30 de junho a criança obteve alta do ambulatório com a pele íntegra. Em todos os curativos, foi realizada a limpeza com água tratada e clorexidina e a cobertura com Compressa nao aderente de Biguanida a 2%. Na admissao, a lesao tinha 11 cm de comprimento, apresentando hiperemia, calor e área mais aprofundada na porçao superior e central da lesao; no dia 18 a lesao tinha 9 cm, mais superficializada com aproximaçao das bordas; no dia 23, lesao com 6 cm e no dia 30 alta da criança.
DISCUSSAO DOS RESULTADOS: Observou-se melhor adesao da criança ao tratamento tópico, quando comparado a outras crianças atendidas no serviço com utilizaçao de outros produtos, demonstrando reduçao da dor e melhor satisfaçao da mae com os resultados do tratamento. A criança criou vínculo com a equipe, apresentando confiança, mas principalmente pela ausência da dor durante o procedimento.
CONCLUSAO: Conclui-se pela eficácia do produto no tratamento de queimaduras de 2º grau em criança, podendo ser utilizado como produto de rotina nos serviços de referência em queimaduras.




USO DA BIGUANIDA A 2% EM PACIENTE VITIMA DE EXPLOSAO POR DINAMITE: RELATO DE CASO

ORDEM:
095

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: INSTITUTO DR. JOSÉ FROTA, FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA, QUALIMED

AUTORES: AZEVEDO, M. C. A.; BEZERRA, S. T. F.; BESSA, E. M. D. M. S.; AGUIAR, G. A. F.; BRITO, M. E. M.; LEONTISINIS, C. M. P.; DIAS, M. A. T.

OBJETIVO: Este trabalho objetivou descrever o relato de caso dos cuidados prestados a paciente vítima de explosao por dinamite utilizando compressa impregnada de Biguanida a 2%.
METODOLOGIA: Trata-se de relato de caso de adulto internado em hospital de grande porte da rede terciária de atençao à saúde do SUS, referência em traumatologia e queimaduras do Estado do Ceará. Os dados foram coletados de 21 de fevereiro a 08 de abril de 2014, período em que o mesmo foi acompanhado, totalizando 46 dias de acompanhamento.
RELATO DE CASO: C. A. M. D., 32 anos, sexo masculino, vítima de explosao por dinamite na mao direita. Acidente de trabalho causado durante preparo de dinamite para perfuraçao de poço profundo. Paciente consciente, orientado, hemodinamicamente estável, deambulando, dieta preservada, assim como padrao de sono e repouso, eliminaçoes fisiológicas presentes. Realizou limpeza cirúrgica antes de iniciar acompanhamento pela enfermagem. Nos 46 dias de acompanhamento, foram realizadas 16 trocas de curativos, utilizando a compressa impregnada de Biguanida a 2%, após limpeza com SF 0,9%, apresentando evoluçao progressiva até completa granulaçao do tecido e encaminhamento para enxertia.
DISCUSSAO DOS RESULTADOS: Observou-se boa aceitaçao ao tratamento tópico pelo paciente devido ao adiamento das trocas pelo intervalo de 72 horas do curativo utilizando o produto estudado, com reduçao da dor e principalmente ao perceber os resultados, pela boa evoluçao da lesao.
CONCLUSAO: Conclui-se pela eficácia do produto no tratamento de lesoes profundas com perda de substância causada por explosao de dinamite, podendo ser utilizado como produto de rotina nos serviços de referência em traumas.




USO DA MEMBRANA POLIMÉRICA HIDROFILICA COM PRATA NO TRATAMENTO TOPICO DE QUEIMADURA DE 2º GRAU EM IDOSO: RELATO DE CASO

ORDEM:
096

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: INSTITUTO DR. JOSÉ FROTA, FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA

AUTORES: BEZERRA, S. T. F.; AZEVEDO, M. C. A.; SOUSA, R. V.; AGUIAR, G. A. F.; BRITO, M. E. M.; LEONTISINIS, C. M. P.; DIAS, M. A. T.

OBJETIVO: O estudo objetiva descrever o uso da Membrana polimérica hidrofílica com prata, mais conhecida como Espuma de prata no tratamento tópico de lesao causada por queimadura de 2º em paciente idoso.
METODOLOGIA: Trata-se de relato de caso de paciente internado num Centro de Tratamento de Queimados de um serviço de referência no Estado do Ceará. Os dados foram coletados de 20 de maio a 05 de junho de 2014, período em que o mesmo foi acompanhado.
RELATO DE CASO: E.R.T., 75 anos de vida, vítima de queimadura de 2º grau nos membros inferiores (MMII). Consciente, orientado, hemodinamicamente estável, aceita dieta, padrao de sono e repouso preservado, eliminaçoes fisiológicas normais, com queixas dolorosas. No primeiro curativo, o paciente foi submetido a banho anestésico, sendo aplicada a Espuma de prata após limpeza das lesoes com água tratada e clorexidina. Nos 16 dias de tratamento, foram realizadas 7 trocas de curativo com intervalos de 48 ou 72 horas nos dias 20, 23, 26, 28 de maio e 01 e 05 de junho, quando obteve alta hospitalar com a pele íntegra. Em todos os curativos, foi realizada a limpeza com água tratada e clorexidina e a cobertura com Espuma de prata. Na admissao, a lesao era extensa, apresentando hiperemia, calor; no dia 26 de maio, a lesao já apresentava predomínio de tecido de granulaçao, mais superficializada; no dia 28 de maio, somente no centro da lesao havia hiperemia e já tinha aproximaçao das bordas; no dia 02 de junho, lesao já com tecido de epitelizaçao e no dia 05 alta hospitalar.
DISCUSSAO DOS RESULTADOS: Observou-se boa adesao do paciente ao tratamento tópico, demonstrando reduçao da dor e melhor satisfaçao pelo bom intervalo entre as trocas dos curativos, assim como com os resultados do tratamento.
CONCLUSAO: Conclui-se pela eficácia do produto no tratamento de queimaduras de 2º grau em idoso, podendo ser utilizado como produto de rotina nos serviços de referência em queimaduras.




USO DE CATETER CENTRAL DE INSERÇAO PERIFÉRICA (PICC) EM PACIENTES QUEIMADOS - EXPERIENCIA DE 3 ANOS

ORDEM:
097

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL DE PRONTO SOCORRO DE PORTO ALEGRE

AUTORES: SANTOS, FERNANDA S.

OBJETIVO: Comparar dados obtidos no primeiro e terceiro ano de uso de PICC na unidade, quanto a tempo de permanência, complicaçoes e indicaçao deretirada.
MÉTODO: Estudo descritivo, retrospectivo, observacional,quantitativo. Amostra composta por pacientes queimados, internados em Unidade de Queimados deum hospital de Porto Alegre. Coleta de dados através de busca ativa de prontuários no período de novembro de 2010 a abril de 2014.
RESULTADOS: Amostra composta em sua maioria por homens(70%), idade média de 35,8 ± 14,5 anos e mediana de SCQ (superfície corporal queimada) de 30%, por chama(75%). A mediana do tempo de internaçao foi de 48 dias. Foram inseridos 27 PICC, indicados por queimadura grave e perspectiva de terapia intravenosa prolongada. Ocorreram complicaçoes em 40 % e 33% das inserçoes no primeiro e terceiro ano do estudo, sempre localizaçao errônea da ponta do cateter. O tempo médio de permanência foi de 19 ±13dias. A incidência de complicaçoes na permanência foi de 60% no primeiro ano, principalmente obstruçoes(50%). No terceiro ano foi 40%, destacando-se obstruçao(18%) e traçao(14%). A frequência de infecçao da corrente sanguínea relacionada ao cateter foi de 4%. Para cateter venoso central,neste serviço, a incidência foi de 7%. Nao houve embolia ou trombose venosa profunda. No primeiro ano, as causas de retirada mais frequentes foram suspeita de infecçao (30%) e obstruçao (30%). A retirada por fim de terapia ocorreu em 10% da amostra. Ao final de 3 anos as causas de retirada mais frequentes foram fim da terapia(30%) e suspeita de infecçao (21%).
DISCUSSAO: A incidência do posicionamento errôneo do cateter e o tempo de permanência encontram-se de acordo com achados de outros serviços. A frequência deobstruçao era elevada no primeiro ano. Ao final, se aproxima da variaçao descrita na literatura. A taxa de infeccçao, como evidenciado na literatura, foi menor quando comparada a acesso central. No primeiro ano, a incidência de retirada por suspeita de infecçao foi alta em relaçao a outros estudos. Ao final, observou-se reduçao desta conduta e aumento das retiradas por término da terapia.
CONCLUSAO: A ausência de complicaçoes graves corrobora o PICC como uma alternativa segura de acesso venoso para o paciente queimado. Observou-se diminuiçao de complicaçoes, aumento da proporçao de pacientes que conseguem finalizar a terapia. Atribuímos esta evoluçao a melhorias nos processos de cuidado e capacitaçao dos profissionais envolvidos.

Descritores: Cateterismo venoso periférico, Cateter venoso central, Queimados, Cuidados de enfermagem




USO DE MATRIZ DÉRMICA EM QUEIMADURA DE MEMBRO SUPERIOR

ORDEM:
098

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UFCSPA

AUTORES: MIRENDA, H. A.; ELY, PEDRO BINS; PASE, PABLO FAGUNDES; WEBER, ES; MARTINS, ALM; SILVEIRA, F. R.; GOMES, M. F.; TORRES, L.

OBJETIVO: Relatar a experiência do serviço ao utilizar matriz dérmica de único tempo como integrante no tratamento em queimadura de membro superior e revisar a literatura.
RELATO DE CASO: Paciente de 10 anos foi trazido ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre por queimaduras por chama de segundo e terceiro graus em membro superior esquerdo: lesao circular em antebraço e queimadura em dorso e palma da mao. Sem outras comorbidades. É internado com hidrataçao e analgésicos. Em cinco dias, apresentou sinais de celulite, tendo respondido satisfatoriamente a gentamicina e oxacilina. Posteriormente, fez-se o debridamento seguido de enxertia em antebraço e dorso da mao esquerdos. Com parcial e completa integraçao, respectivamente. Seguiu com fisioterapia e aplicaçao de óxido de zinco em áreas cruentas. Passados cerca de 30 dias, paciente retornou com persistência de áreas cruentas em antebraço e retraçao do terceiro, quarto e quinto quirodáctilo esquerdos. Fez-se colheita de enxerto com dermátomo pneumático, debridamento de antebraço, lise de retraçao cicatricial de terceiro, quarto e quinto quirodáctilo da mao esquerda, colocaçao de matriz dérmica de único tempo em face volar dos quirodáctilos, colocaçao dos enxertos sobre as matrizes e fixaçao com nylon e prolene e curativo com quirodáctilos em extensao. Paciente seguiu com fisioterapia, apresentando boa evoluçao.
CONCLUSAO: A aplicaçao de substitutos dérmicos em queimaduras de alto grau em procedimento de duas fases antes do enxerto de pele tornouse cada vez mais popular. Sem embargo, a aplicaçao sincrônica de substitutos dérmicos e enxerto de pele ainda nao foi estabelecida como um procedimento padrao. Estudos comparativos (Ryssel et al.), entretanto, vem mostrando que a aplicaçao simultânea de matriz dérmica é segura e viável, produzindo resultados superiores com relaçao a elasticidade da pele. Restauraçao funcional da mao desempenha o principal papel à manutençao da qualidade de vida, e o uso de matriz dérmica se apresenta como substituto promissor (Haslik et al.).




USO DE MATRIZES DÉRMICAS NO TRATAMENTO DE PACIENTES QUEIMADOS NO HOSPITAL DE PRONTO SOCORRO DE PORTO ALEGRE

ORDEM:
099

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL DE PRONTO SOCORRO DE PORTO ALEGRE

AUTORES: WEBER, ELISABETE S.; PASE, PABLO F.; SANTOS, FERNANDA S.; CORREA, CRISTINA

OBJETIVO: No tratamento de pacientes queimados observase que tao fundamental quando a sobrevida é a qualidade de vida que estes terao após sua recuperaçao. Além do fechamento rápido das lesoes cutâneas provocadas pela queimadura, os resultados funcionais e estéticos também se tornaram importantes. Para melhorar a qualidade da derme sob os enxertos cutâneos e realizar a proteçao de tecidos nobres (ossos, tendoes, vasos e nervos) sao utilizadas, atualmente, as matrizes de regeneraçao dérmica. Essas matrizes servem de suporte para o crescimento da neoderme e possibilitam uma cicatriz cutânea de melhor qualidade. O objetivo deste trabalho é mostrar a utilizaçao destas matrizes no tratamento agudo de pacientes queimados num hospital de referência.
MÉTODOS: Dez pacientes com queimaduras de origem térmica ou elétrica internados na Unidade de Queimados do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, no período de novembro 2011 a dezembro 2013, foram submetidos ao tratamento com matriz de regeneraçao dérmica de origem bovina ou porcina. Os pacientes realizaram procedimentos de desbridamento cirúrgico da área queimada e posterior posicionamento da matriz sobre áreas de exposiçao óssea, tendinosa ou tecido celular subcutâneo. Num segundo tempo, sobre a matriz foi feita a enxertia com pele fina. Todos os pacientes após a alta foram acompanhados ambulatorialmente no mesmo hospital.
RESULTADOS: Sete pacientes foram vítimas de queimaduras térmicas e 3 pacientes sofreram queimaduras elétricas. A média de idade foi 33 anos e 70% eram do sexo masculino. O local onde mais se aplicaram as matrizes de regeneraçao dérmica foram as maos. Cinco pacientes apresentavam exposiçao óssea e 1 exposiçao tendinosa. As complicaçoes mais comuns foram a nao integraçao da matriz e infecçao. A maioria dos pacientes apresentou excelente evoluçao após o tratamento com as matrizes.
CONCLUSAO: Embora este estudo tenha um número reduzido de casos e nem todos com sucesso, já é possível concluir que o uso de matrizes dérmicas tem se demonstrado bastante promissor no tratamento de queimaduras agudas, produzindo resultados satisfatórios, especialmente em relaçao à preservaçao de funçao, cobertura de ossos e tendoes e elasticidade cutânea.




DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL NA UTI DE QUEIMADOS PELO INSTRUMENTO DE AVALIAÇAO DE CARGA DE TRABALHO: NURSING ACTIVITIES SCORE (NAS)

ORDEM:
100

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL DE PRONTO SOCORRO DE PORTO ALEGRE

AUTORES: SCHETTERT, MARCELLE R.; SANTOS, FERNANDA S.; BELLIO, HUGUETTE R.S

OBJETIVO: Comparar o quantitativo de profissionais de enfermagem existente na unidade de terapia intensiva de queimados com o número de profissionais obtido a partir da aplicaçao do NAS para dimensionamento de pessoal.
MÉTODO: Estudo retrospectivo, quantitativo realizado na UTI de Queimados de um hospital de Porto Alegre através da análise do registro de NAS diários no período de agosto/2013 a março/2014. O dimensionamento foi obtido através da fórmula: PE = (E.(média NAS/100))+IST. Onde PE (número de profissionais necessários por turno), E (número de equipes de enfermagem - 5), NAS (pontuaçao média da unidade) e IST (Indice de segurança técnica-15% conforme resoluçao do COFEN 293/2004).
RESULTADOS: Total de 940 observaçoes referentes a 34 pacientes, 50% do sexo masculino. A média de idade foi de 40 anos, o agente causal de maior incidência foi chama (91%), superfície corporal queimada (SCQ) média de 28%. O tempo médio de internaçao foi de 42 dias e mortalidade de 23%. A média NAS foi de 335,9 no período do estudo demonstrando a necessidade de 19 profissionais para atender os 4 leitos de UTI distribuídos nas 24h. O tempo médio de trabalho de enfermagem por leito foi de 84%. Atualmente, este setor conta com 45% do quadro geral de enfermagem necessário. Considerando o percentual de enfermeiros indicados para pacientes críticos pela resoluçao COFEN(293/2004), contamos com 30% do quantitativo de enfermeiros recomendados.
CONCLUSAO: Neste setor, existe uma grande demanda de carga de trabalho para enfermagem quando relacionado a resultados encontrados na literatura, onde esse percentual varia de 45% a 65 %. Evidenciou-se um déficit no quadro geral de enfermagem, principalmente no número de enfermeiros, demonstrando a necessidade de readequaçao quantitativa e qualitativa do quadro culminando em mudanças no processo de trabalho, com vistas a segurança do paciente e qualidade do cuidado prestado.




ULCERA DE MARJOLIN TORACICA: RELATO DE CASO

ORDEM:
101

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SAO PAULO

AUTORES: QUEVEDO, F.B.; GONELLA, H.A.; GARBOSSA, L.C.D.

OBJETIVO: Relatar um caso de úlcera de Marjolin avançada observada na Policlínica Municipal de Sorocaba.
RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 87 anos, vitima de queimaduras em tórax de 20 e 30 graus com cicatrizaçao por segunda intençao aos 4 anos de idade, sem terapêutica cirúrgica na época do ocorrido. O paciente vem ao serviço com queixa de lesao crônica em dorso notada há no mínimo 5 anos, com crescimento lento e progressivo, em área de cicatriz da queimadura. Biópsia com anatomopatológico de carcinoma espinocelular. Proposto entao para o caso presente a exérese com margens amplas (mínimo 2,0 cm e profundamente até a fascia) e reconstruçao baseada em 2 retalhos do tipo romboide sincrônicos para o fechamento primário do defeito formado, sendo que o mesmo ocorreu com margens livres confirmadas por estudo anatomopatológico.
CONCLUSAO: Salienta-se a importância do diagnóstico precoce, tendo em vista a agressividade do tumor que num tratamento tardio pode acarretar grande morbidade e mortalidade ao paciente.




VERIFICAÇAO DA RELAÇAO ENTRE A IDADE E O SEXO COM AGENTE ETIOLOGICO E A REGIAO ACOMETIDA PELA QUEIMADURA EM ADULTOS ATENDIDOS EM UMA CLINICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA

ORDEM:
102

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS

AUTORES: RODRIGUES, WANESSA C.C.; BATTISTI, LARISSA; MOTTA, MARIANA A.G.; CARVALHO, FERNANDA M.; COSTA, MURIELLE C.; SILVA-HAMU, TANIA C.D.

OBJETIVOS: Identificar e analisar a relaçao existente entre a idade e o sexo com o agente etiológico e a regiao corporal mais acometida dos pacientes adultos queimados atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás.
MATERIAL E MÉTODOS: Este estudo é transversal e retrospectivo, de caráter observacional, aprovado pelo comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Urgência de Goiânia, protocolo nº 155.482. A amostra é constituída de 86 prontuários de pacientes entre idades de 20 e 59 anos, atendidos na clínica escola de Fisioterapia da UEG entre os anos de 2007 e 2013.
CRITÉRIOS DE INCLUSAO: Pacientes com diagnósticos clínicos de queimaduras. Os dados coletados dos prontuários foram analisados utilizando o Statistical Package for The Social Sciences versao 20.0 (Chicago, IL). Após aplicaçao do teste de Kolmogorov-smirnov que identificou a amostra como normal, utilizou-se o Teste Qui-quadrado com correçao de Pearson (nível de significância adotado de 5% (p< 0,05)) para as relaçoes entre o agente etiológico e a idade; o agente etiológico e a regiao corporal acometida e a idade com a regiao corporal acometida.
RESULTADOS: Dentre os 86 prontuários de pacientes examinados, os dados obtidos revelaram uma maior prevalência de mulheres (55,8%) na amostra, com idade média de 36 anos (p=0,705). Os agentes etiológicos mais prevalentes foram atrito 34,9%, inflamáveis 27,9% e choque elétrico 15,1% (p=0,033). Observou-se que a idade nao apresentou relaçao com o agente etiológico (p=0,697) e com a regiao corporal acometida pela queimadura (p=0,383). No entanto, a relaçao entre o agente etiológico e a regiao corporal atingida foi significativa (p<0,001).
CONCLUSAO: As variáveis obtidas divergem das literaturas encontradas, que mostram maior prevalência em homens. Com relaçao aos agentes observamos que os acidentes automobilísticos e atropelamentos sao as maiores causas de queimaduras por atrito; acidente de trabalho, tentativa de homicídio, suicídio e cozinhar foram as principais causas de queimaduras por inflamáveis e acidente de trabalho e suicídio foram às causas de choque elétrico. Investigar este perfil epidemiológico proporciona uma melhor identificaçao das causas mais frequentes das queimaduras o que pode subsidiar futuras campanhas de prevençao.

Descritores: Queimaduras, Epidemiologia, Adulto, Fisioterapia.




VISAO DOS TRABALHADORES ACERCA DAS CONDIÇOES SEGURAS NO AMBIENTE DE TRABALHO

ORDEM:
103

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

AUTORES: FUCULO JUNIOR, P. R. B.; MARTINS, C. L.; BARTEL, T. E.; STURBELLE, I. C. S.; ROSSO, L. H.; BAZZAN, J. S.; AMESTOY, S. C.; ECHEVARRIA-GUANILO, M. E.

Objetivou-se conhecer a visao dos trabalhadores acerca de estratégias de segurança utilizadas durante a realizaçao de suas atividades laborais. Estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo e exploratório realizado com cinco pacientes atendidos no Centro de Referência em Assistência a Queimados da Associaçao de Caridade da Santa Casa do Rio Grande (CRAQ-ACSCRG), de junho a outubro de 2012, em decorrência de acidentes por queimaduras no ambiente de trabalho. Os participantes eram maiores de 18 anos, falavam português e se encontravam próximos ao período da alta hospitalar. Para coleta dos dados optou-se por entrevista semiestruturada, direcionada para o levantamento de dados sociodemográficos, econômicos e sobre o acidente, as quais foram realizadas individualmente, no referido Centro. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa obteve aprovaçao do Comitê de Ética em Pesquisa da ACSCRG, sob protocolo nº 004/2012 e foram atendidos os princípios éticos que constam na Resoluçao 466/12. Participaram dois soldadores, um eletricista, um operador de fornalha e um militar, com atuaçao informal na panificadora da família. A idade variou de 21 a 34 anos e todos eram do sexo masculino. Os participantes consideraram como estratégias para minimizar os acidentes no trabalho: o treinamento, por promover o acesso a informaçoes para a adoçao de condutas seguras na execuçao das suas atividades laborais; as normas e rotinas estabelecidas pela empresa, por serem ferramentas que podem contribuir para a reduçao dos riscos e perigos no ambiente de trabalho; e a adesao dos sujeitos às rotinas e normas de segurança previstas nesses ambientes, por representarem um compromisso, preocupaçao e respeito aos colegas e as normas da instituiçao. Conforme os resultados, as empresas em que os participantes trabalhavam, de forma geral, contribuem na promoçao de condiçoes seguras de trabalho, uma vez que supervisionam as atividades destes e investem em treinamentos para a realizaçao das atividades laborais. Contudo, nos relatos dos participantes identificaram-se situaçoes consideradas inseguras e que poderiam ocasionar acidentes por queimaduras, sendo necessário maiores investimentos em relaçao à prevençao e fiscalizaçao no ambiente laboral.




VISITA DOMICILIAR DE ENFERMAGEM: O CUIDADO COM ULCERA VENOSA

ORDEM:
104

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: CENTRO UNIVERSITARIO FRANCISCANO

AUTORES: MOURA, LENIZE N.; MORAES, CHANELLE; ZAMBERLAN, CLAUDIA; MARTINS, ELENICE E. R. ; DE CARLI, GABRIELA; QUERUBIM, LUMA; FREITAS, HILDA M. B.

OBJETIVO: Relatar a experiência de uma visita domiciliar à paciente com úlcera venosa.
MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência, na qual acadêmicas do curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano - Santa Maria/RS realizam visitas domiciliares, por meio de um projeto de extensao intitulado "Acadêmicos de Enfermagem no Cuidado Domiciliar: Perspectiva Ecossistêmica". As visitas ocorreram de março a maio de 2014.
RESULTADOS: Os dados foram obtidos pela consulta de enfermagem com uma paciente de 52 anos, sexo feminino, hipertensa, nao soube informar histórico de diabetes, tem historia de trombose venosa e apresentava-se depressiva. Paciente portadora de ulcera venosa no membro inferior direito, que segundo informaçoes da paciente a ulcera tem em torno de 10 anos, e ao exame da lesao, a ferida apresentava bom aspecto, com tecido de granulaçao, sem a presença de esfacelo. Foi realizada a troca de curativo, com soluçao fisiologia 0,9%, na temperatura ambiente, com AGE, gazes e ataduras. A paciente recebeu orientaçoes dos acadêmicos quanto ao cuidado com a ferida e também condutas que irao facilitar e acelerar a cura da úlcera venosa como: repouso, alimentaçao, controle da PA, entre outros. As visitas domiciliares para avaliaçao e curativo da úlcera, serao realizadas uma vez por semana pelos acadêmicos de enfermagem, acompanhados pelo professor enfermeiro responsável, ou quando solicitado pelo paciente. A avaliaçao deverá ocorrer semanalmente, e na academia serao realizados grupos de estudo para identificar a conduta a ser adotada e o tipo de resposta ao tratamento.
CONCLUSAO: As visitas domiciliares em meio acadêmico sao inovadoras, e neste ínterim, o profissional enfermeiro desempenha um papel fundamental, tanto a nível assistencial quanto docente, ao discutir condutas de tratamento a pacientes portadores de úlcera venosa. O enfermeiro tem autonomia e é responsável pelos cuidados diretos ao paciente, pela avaliaçao, acompanhamento, orientaçao e limpeza correta, escolhendo de tal modo o melhor tratamento e melhor curativo de acordo com seu aspecto, para assim obter Resultados satisfatórios, promovendo a cicatrizaçao e atenuando as complicaçoes.




VISITA DOMICILIAR NA PROMOÇAO DA SAUDE EM QUEIMADURAS EM AMBIENTE DOMÉSTICO.

ORDEM:
105

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: CENTRO UNIVERSITARIO FRANCISCANO - UNIFRA

AUTORES: WEISSHEIMER, AMANDA S.; DALCIN, MILEIDI L.; FELDEN, CLOVES R.S.; BITTENCOURT, ALEX D.N.; VIEIRA, FRANCIELLE C.; ZAMBERLAN, CLAUDIA; MARTINS, ELENICE S.R.; MARINHO, MARA G.R.

OBJETIVO: Relatar a experiência dos autores na conduçao de visitas domiciliares no constructo de orientaçoes à queimadura no ambiente doméstico.
MÉTODO: Relato de experiência realizado por docente e discentes bolsistas voluntários de um Projeto de Extensao intitulado: Acadêmico de enfermagem no cuidado domiciliar: perspectiva ecossistêmica.
RESULTADOS: Diante das visitas realizadas, pode-se observar que nao se deve ter a visao curativista, mas sim, fundamentar as visitas com suas especificidades em um referencial mais amplo neste caso na perspectiva sistêmica. Nesse sentido, a temática das queimaduras está entre os traumas mais graves que pode atingir o ser humano, pois provoca uma resposta metabólica intensa que repercute em quase todos os órgaos e sistemas. Estima-se que no Brasil ocorram em torno de 1000.000 de acidentes por queimaduras ao ano, sendo que 100.000 pacientes procurarao atendimento hospitalar e, destes, cerca de 2.500 pacientes irao falecer direta ou indiretamente de suas lesoes. 2/3 dos acidentes com queimaduras acontecem em casa, atingindo na maioria adolescentes e crianças, sendo os adolescentes com líquidos combustíveis e as crianças com líquidos superaquecidos. Em crianças acima de três anos, as queimaduras sao ocasionadas por chama direta, é muito comum no Brasil lesoes por combustao de álcool, responsáveis por quase 20% de todas as queimaduras. Gomes (2006) expoe que a grande dificuldade prática está na diferenciaçao entre a queimadura de segundo grau profundo e a de terceiro grau. O enfermeiro como precursor do cuidado, deve estar atento às necessidades do paciente, bem como da família, buscando novos Métodos baseados em evidências, garantindo o bem estar total. As visitas têm mostrado grande efetividade através da participaçao de docente e discentes bolsistas, para prevençao das doenças em especial para orientaçoes acerca de queimaduras por meio de orientaçoes práticas in loco.
CONCLUSAO: A partir do enfoque sistêmico conclui-se que as visitas domiciliares no contexto da academia corroboram para a promoçao da saúde para minimizar ou evitar as queimaduras no contexto domiciliar.




ASSOCIAÇAO DO TRAUMA TÉRMICO AO POLITRAUMATIZADO

ORDEM:
106

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL PUBLICO DE MACAÉ-RJ (HPM) SERVIÇO DE CIRURGIA PLASTICA, CIRURGIAO PLASTICO DO HOSPITAL PUBLICO DE MACAÉ - RJ (HPM)

AUTORES: VIEIRA, MAURICIO C. R.

RELATO DE CASO: Paciente masculino, 30 anos, vítima de acidente de trânsito, colisao de veículos, incendiando o veículo com a vítima em seu interior. Associando o trauma por desaceleraçao e contusao ao trauma térmico. Apresentou contusao pulmonar, fraturas de membro inferior direito (fêmur, tíbia e fíbula) e fratura em pelve (dois acetábulos). Pela injúria térmica apresentou 30 % de superfície corporal queimada em segundo e terceiro graus. Apresentou diversas complicaçoes nos nove meses de internaçao, lesao inalatória pela combustao em ambiente fechado e contusao pulmonar. Os fixadores externos usados no tratamento de fraturas dificultavam sua manipulaçao e aumentavam a probabilidade de fenômenos tromboembólicos, considerando que neste paciente poli-traumatizado usar enoxaparina como profilaxia química poderia levar a hemorragia. O quadro de instabilidade respiratória, evoluindo para prótese respiratória por três vezes no período de nove meses de sua internaçao. Sua gravidade e instabilidade prorrogaram o tratamento com autoenxertia cutânea precoce (cobertura cutânea), levando a sequelas funcionais como 'mao em garra'. A autoenxertia cutânea foi realizada em dois tempos e com êxito na pega do enxerto e epitelizaçao das áreas doadoras.Próximo a 4 meses de internaçao, evoluiu com quadro de abdome agudo, distensao abdominal, leucocitose importante, e na tomografia computadorizada distensao de alças. Submetido a laparotomia pela cirurgia geral, revelando abcesso em pelve, necrose e rotura de ceco. Sendo ressecado íleo terminal , ceco e colon ascentente. apresentou melhora do quadro. E após nove meses de internaçao teve alta hospitalar e acompanhamento ambulatorial e programa de assistência domiciliar. Retornou a emergência após uma semana com quadro de dispnéia, distensao abdominal e disfagia. na endoscopia constatada estenose importante, sendo indicado pelo especialista a dilataçao seriada e uso de sonda nasoenteral , iniciado também parenteral. Após mais duas semanas evoluiu para óbito.
CONCLUSAO: Cada vez mais nos deparamos com a associaçao do trauma térmico a outros, resultando em um politraumatizado ainda mais complexo e a real necessidade de uma interaçao de uma equipe multidisciplinar, tentando aumentar a qualidade de no tratamento, abreviar o tempo de internaçao e minimizar as sequelas do paciente.




USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE COBERTURAS EM AREAS QUEIMADAS: UMA MUDANÇA DE PARADIGMA

ORDEM:
107

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: INSTITUTO DR. JOSÉ FROTA ( IJF)

AUTORES: LEONTSINIS. CYBELE MARIA,PHILOPIMIN; BRITO. MARIA ELIANE,MACIEL; DIAS. MARIA ADÉLIA, TIMBO; BEZERRA. SARA TARCIANA,FIRMINO; AGUIAR. GILKA DE ALBUQUERQUE, FORTE; SOUSA.SHEILA,CAVALCANTE

OBJETIVOS: Descrever a mudança de paradigma no cuidado com a lesao de pacientes vítimas de queimaduras em um Centro de Tratamento de Queimados-CTQ do Estado do Ceará;criar um protocolo de assistência de enfermagem no cuidado com a lesao por queimaduras.
METODOLOGIA: Estudo descritivo em forma de relato de experiência, o estudo foi realizado por um grupo de enfermeiros que atuam na sala de Balneoterapia de um Centro especializado de queimaduras em um Hospital de Urgência e Emergência em Fortaleza-CE, no período janeiro de 2013 a junho de 2014.Foi realizado o acompanhamento de um grupo de pacientes submetidos a enxertia,com queimaduras em fase de cicatrizaçao e queimaduras de segundo grau.O trabalho foi submetido ao comitê de ética e pesquisa do hospital e seguiu as recomendaçoes do CNS ,Resoluçao 466-12,os pacientes concordaram em participar do estudo e assinaram um Termo deConsentimento Livre e Esclarecido - TCLE.
RESULTADOS: Grupo de enfermeiros que trabalhavam na sala de balneoterapia utilizaram durante décadas a sulfadiazina de prata em queimaduras e a vaselina em áreas enxertadas e áreas doador, sentiram a necessidade de mudar a sua forma de cuidar da lesao por queimaduras. Inicialmente, solicitaram o parecer de uma enfermeira da comissao de feridas do hospital, contando também com a participaçao e orientaçao da equipe de cirurgioes do serviço, para que fossem indicadas as coberturas conforme as caracteristicas de cada lesao: ferida com drenagem abundante de secreçao, necessidade de desbridamento, presença de infecçao e sangrante no sentido de melhorar a assistência de enfermagem no cuidado com alesao.Inicialmente, introduziram-se os Acidos Graxos Essenciais-AGE em tecidos de granulaçao e em franca cicatrizaçao. Outra opçao no curativo de áreas doadoras foi o uso de gaze nao aderente, podendo ser impregnada e nao impregnada. Surgiu também a necessidade de tratar feridas de 2º Grau superficial, exudativas, onde utilizaram-se os hidropolímeros (coberturas nao aderentes e nao oclusivas, de poliuretano revestido com espumas de hidropolímero de alta densidade, com alta capacidade de absorçao de exudatos. Este tipo de cobertura possui vantagens como: apresentaçao em várias formas e tamanhos; fácil aplicaçao e remoçao por nao ser aderente; reduçao do exudato e diminuiçao do odor da ferida; frequência de trocas conforme a quantidade de secreçao da ferida, com uma média de trocas em torno de cada 48hs. Ao longo do estudo pode-se observar um passo para a mudança de conceitos sobre o tratamento das queimaduras no CTQ e a boa aceitaçao por parte da equipe e pacientes através da diminuiçao no nível de stress psicológico do paciente e equipe; Reduçao no número de trocas dos curativos e procedimentos cirúrgicos, promovendo conforto e bem estar; rápida cicatrizaçao e melhora na qualidade da pele; controle da infecçao hospitalar; menor tempo de hospitalizaçao.
CONCLUSAO: O estudo evidenciou a mudança de paradigma por parte da equipe de enfermagem e cirurgioes em relaçao ao curativo do paciente queimado, a introduçao de novas tecnologias promoveu um menor desgaste da equipe da sala de balneoterapia, diminuindo o número de curativos diários, o grupo de enfermeiros trabalha hoje em parceria com comissao de feridas do hospital; a construçao de um protocolo para o curativo do queimado está em fase de construçao.




USO DE TERAPIA COMPRESSIVA EM ULCERA VENOSA: RELATO DE CASO

ORDEM:
108

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

AUTORES: PICOLOTTO, ALINE; SANSEVERINO, MARCELA M; GASPERI, PATRICIA D

As feridas crônicas de perna tem como causa mais comum a insuficiência venosa, representando de 60 a 80% do total de feridas crônicas de perna1. Estas feridas sao caracterizadas pela perda tegumentar, tendo seu início de forma espontânea ou traumática podendo ser únicas ou múltiplas; sao encontradas com maior frequência no terço médio distal da perna, e acabam por influenciar diretamente na diminuiçao qualidade de vida do paciente2 Para tratamento das úlceras venosas (UV), a terapia compressiva (TC) é o tratamento de primeira escolha, pois ela acelera o tempo de cicatrizaçao e evita recidivas, o que é muito comum nas UV, além de diminuir custos e melhorar a qualidade de vida do portador de UV3. Diante dos benefícios relatados sobre a terapia compressiva em pacientes com úlceras venosas, traçamos um plano terapêutico utilizando a TC com o intuito de reduzir o tempo de cicatrizaçao, diminuir custos e proporcionar a melhora na qualidade de vida do paciente. Paciente do sexo masculino, 63 anos, portador de Hipertensao Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus tipo 2 e insuficiência venosa, apresenta ferida em Membro Inferior Direito há 8 anos. O início da TC ocorreu dia 06/11/13. Paciente apresentava duas feridas, lesao superior medindo 1,0x1,0cm e lesao inferior com 2,0x3,3cm sem profundidade. Apresentam tecido de granulaçao, pontos de esfacelo, média quantidade de secreçao serosa e bordas irregulares, edema 4+/4+. Após um mês de tratamento, as lesoes apresentam tecido de granulaçao e epitelizaçao, pequena quantidade de secreçao serosa. Lesoes medindo 1,5x0,5cm e outra manteve a mesma medida, com edema 3+/4+. Dois meses após a aplicaçao da TC, a lesao superior havia cicatrizado e lesao inferior apresentava tecido de granulaçao e epitelizaçao nas bordas medindo 1,7x2cm. Neste mesmo período, em funçao coçadura, surgiu uma nova lesao com tecido de granulaçao medindo 0,8x0,6. Ambas apresentam pouca quantidade de secreçao serosa e edema 1+/4+. No terceiro mês de tratamento as lesoes apresentavam melhora significativa, apresentando tecido de granulaçao e epitelizaçao nas bordas, regiao peri lesional com leve descamaçao. No dia 21/03/14 todas as lesoes cicatrizaram. Paciente mantém uso da terapia compressiva com o intuito de evitar recidivas e diminuiçao do edema. Assim como nos estudos de Velez4, Ferreira e Salomé5, a terapia compressiva apresenta Resultados significativos tanto na melhora da cicatrizaçao quanto na qualidade de vida do paciente.

1 - Renner R, et al. Compliance hinsichtlich der Kompressionstherapie bei Patienten mit floridem Ulcus cruris venosum. Medizinische Klinik Internet. 2010;105:1-6. Disponível em:

2 - Costa IKF, Nóbrega WG, Costa IKF, Torres GV, Lira ALBC, Tourinho FSV, Enders BC. Pessoas com úlceras venosas: estudo do modo psicossocial do Modelo Adaptativo de Roy. Rev. Gaúcha de Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 set;32(3):561-8

3 - Stansala A, et al. Compression therapy in 100 consecutive patients with venous leg ulcers. Journal des Maladies Vasculaires internet. v. 38. 2013. Disponível em:

4 - Velez, L.S. A terapia compressiva nas úlceras venosas .O final de meses de tratamentos. Sociedade de Feridas de Portugal. Disponível em

5 - Salome, G M; Ferreira, L.M. Qualidade de vida em pacientes com úlcera venosa em terapia compressiva por bota de Unna. Rev. Bras. Cir. Plást., Sao Paulo , v. 27, n. 3, Sept. 2012 . Available from





UTILIZAÇAO DO ULTRASSOM NA CICATRIZAÇAO DE QUEIMADURAS DÉRMICAS EM MODELOS EXPERIMENTAIS DIABÉTICOS

ORDEM:
109

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS

AUTORES: SANTOS, BRUNO F.; FANTINATI, MARCELO S.; FANTINATI, ADRIANA M.M.; BARBOSA, DEYSE A.; ARAUJO, LORRANE C.; REIS, JULIANA C.O.; MEDONÇA, DIEGO E.O.; LINO JUNIOR, RUY S.

OBJETIVOS: Analisar os efeitos do ultrassom no tratamento de feridas por queimaduras em ratos induzidos ao diabetes mellitus (DM) em seus aspectos morfométricos.
METODOLOGIA: A realizaçao deste projeto obedeceu às normas estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Ciências em Animais de Laboratório e foi submetido e aprovado sob o protocolo nº 007/12 pela Comissao de Ética no Uso de Animais/CEUA-PRPPG-UFG. Trata-se de um estudo de delineamento experimental com uma amostra de 100 ratos Wistar divididos em quatro grupos de 15 animais cada: grupo controle nao diabético (GCND), grupo controle diabético (GCD), grupo tratado nao diabético (GTND) e grupo tratado diabético (GTD). Os quais somente os animais dos grupos tratados receberam Ultrassom SONOMED V 4150, modo pulsado, 3 MHz, 100 Hz, 20% e dose 0,5 W/cm2. Os animais foram induzidos a diabetes com estreptozotocina e foram submetidos a queimadura por escaldo com água quente acima de 96°C por 14 segundos para induçao de queimaduras de 3° grau. Nos dias experimentais propostos, isto é, aos 3, 7, 14, 21 e 30 dias após a induçao da lesao, cinco animais de cada subgrupo foram eutanasiados para acompanhamento dos parâmetros morfométricos utilizando o grau de contraçao das lesoes através do software Image J® versao 1.3.1. A análise estatística dos dados foi realizada por meio do programa Sigma Stat. As diferenças observadas foram consideradas significantes quando p<0,05.
RESULTADOS: Os animais do GCND apresentaram melhor contraçao da ferida quando comparado ao GCD (p<0,001). Os animais do GCD apresentaram grau de contraçao de ferida de: 0,5% (±2,9) no 3º dia; 10,1% (±0,6) no 7º dia; 54,1% (± 1,2) no 14º dia; 80,9% (±0,9) no 21º dia e 88,2% (±2,7) no 30º dia. Os animais do GTD apresentaram grau de contraçao de ferida de 1,7% (±4,5) no 3º dia; 42,4% (±3,1) no 7º dia; 72,6% (±5,1) no 14º dia; 91,7% (±0,5) no 21º dia; 99,4% (±0,6) no 30º dia Os animais do GTD apresentaram maior grau de contraçao de feridas quando comparado com o GCD sendo estatisticamente significativo (p<0,001), com exceçao da análise do 3º dia, mesmo que maior nao houve diferença significativa (p<0,188).
CONCLUSAO: O tratamento com ultrassom obteve grau de contraçao se ferida estatisticamente significante, com exceçao do 3º dia, em relaçao ao acometimento ou nao do DM.

Descritores: Cicatrizaçao. Diabetes. Queimaduras. Ultrassom.




UTILIZAÇAO DOS ACIDOS GRAXOS ESSENCIAIS NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS

ORDEM:
110

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL MUNICPAL SOUZA AGUIAR

AUTORES: DAHER BARRA, I.; VALE, C.

INTRODUÇAO: Terapias tópicas variadas vem sendo usadas no tratamento das queimaduras, desde sulfadiazina de prata 1% até simplesmente óleo mineral, vários produtos têm sido aplicados nas lesoes no Centro de Tratamento de Queimados e Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Municipal Souza Aguiar. Os ácidos graxos essenciais,como Dersani Original,utilizado neste estudo,tem mostrado ampla aplicabilidade no tratamento de feridas diversas com excelente aceitaçao pelas equipes responsáveis pelo tratamento de feridas.
OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo avaliar a utilizaçao dos ácidos graxos essenciais, no caso Dersani Original, no tratamento de queimaduras de segundo grau, as mais comuns no nosso meio.
MÉTODO: Tendo em vista a profundidade variável das queimaduras de segundo grau,procuramos por um modelo de lesao cutânea uniforme, pois seria complexo avaliar resultados de feridas com profundidades diferentes, entao lembramos a lesao resultante da retirada de pele com o dermátomo elétrico, a chamada área doadora dos enxertos de pele parcial. O procedimento é realizado frequentemente nos Centros de Queimados e Serviços de Cirurgia Plástica e consiste na ressecçao de pele com espessura programada pelo aparelho, um instrumento cirúrgico construído exclusivamente para este fim, que produz uma lesao extremamente semelhante à queimadura de segundo grau, porém com uma profundidade uniforme. O estudo apresentado descreve 8 (oito) casos de pacientes enxertados que apresentam a lesao da área doadora produzida pelo dermátomo elétrico de maneira bastante uniforme, facilitando a observaçao dos resultados. Os ácidos graxos essenciais foram aplicados na regiao desde o per operatório até a epitelizaçao completa, permitindo avaliar o tempo de epitelizaçao, dor local e aspecto final da cicatriz.
RESULTADOS: Foi observado um período de epitelizaçao mais rápido (entre 4 e 7 dias) em comparaçao com o óleo mineral anteriormente utilizado; dor local de menor intensidade, pois a ferida se manteve hidratada e nao foi observada formaçao de crostas espessas ou fibrina que necessitassem remoçao geralmente dolorosa; cicatriz final de melhor aspecto, inclusive durante observaçao tardia no tratamento ambulatorial, nao foi evidenciada hipertrofia ou necessário uso de malha compressao, o que anteriormente era comum.
CONCLUSAO: Apesar de existirem coberturas mais específicas para o tratamento da lesao, no nosso Hospital, o Oleo Mineral era o tratamento tópico disponível. Os ácidos graxos essenciais sao amplamente utilizados na nossa rotina para o tratamento de feridas variadas, no entanto apesar de disponíveis, nao eram aplicados no tratamento de queimaduras. Para comprovar os benefícios do produto neste tipo de lesao, foi elaborado um modelo uniforme, aproveitando a área doadora dos enxertos de pele. A lesao reproduzível com bastante regularidadeé criada por instrumento cirúrgico calibrado comprecisao,permitindo transferir os resultados para avaliaçao de uma queimadura de segundo grau.O uso de Dersani Original pode facilitar a cicatrizaçao de queimaduras de segundo grau superficial e médio, além da própria epitelizaçao da área doadora, tendo em vista suas propriedades angiogênicas já descritas.

Descritores: Queimaduras. Tratamento tópico .Uso deDersani original.




A EFICACIA DO AQUACEL® AG EM QUEIMADURA QUIMICA: RELATO DE EXPERIENCIA

ORDEM:
111

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL MUNICIPAL SALGADO FILHO - RIO DE JANEIRO - RJ BRASIL

AUTORES: PENA SIMONE BARRETO; FERREIRA FELIPE SOUZA; VASQUES KATIA; FONSECA MARIA TEREZA; SANTOS ROSILENE BAIA SILVA DOS; MARTINS MARCIA CRISTINA; ALMEIDA MICHELE BOGADO

INTRODUÇAO: Vítimas de queimaduras exigem assistência qualificada, competência, habilidade e conhecimentos atualizados. Diante disto é imprescindível o uso de um produto que acelera o processo de recuperaçao da lesao, com riscos mínimos de complicaçoes. O efeito imediato destes avanços foi o reconhecimento da crescente necessidade de abordagens da queimadura sob uma ótica multidisciplinar.
OBJETIVO: Apresentar sobre o uso do AQUACEL Ag em queimadura Térmica de segundo grau.
MÉTODO: Uso do AQUACEL Ag, curativo de alta absorçao, capaz de capturar os microorganismos presentes no leito da ferida. Forma gel macio e coesivo que se adapta ao leito da ferida, mantendo um ambiente úmido que auxilia o desbridamento autolítico. O curativo AQUACEL Ag é uma placa seca e macia, que geleifica-se ao entrar em contato com o exsudato da ferida. O produto foi aplicado numa vítima de queimadura na regiao do tórax, braço, maos e face, ocasionada por acidente de trabalho. Após limpeza do local com água destilada estéril, morna e em jato, foi aplicado AQUACEL Ag como cobertura primária e gaze estéril como cobertura secundária.
RESULTADOS: A cada 5 e 7 dias consecutivamente foi realizada a troca do curativo, na primeira troca foi observada epitelizaçao nas áreas comprometidas, nao foram detectados sinais de infeçao ou dor referida pelo paciente no momento da retirada, a hidrofibra encontrava-se estruturalmente modificada formando um gel coeso e coloraçao modificada. Completados quinze dias de internaçao notificada alta para o domicílio e acompanhamento ambulatorial pela comissao de curativos, ocorreu a recuperaçao satisfatória ficando apenas 4% de área restante do braço ainda necessitando de curativos e possivelmente abordagem pela cirurgia plástica.
CONCLUSAO: Este trabalho abrange a equipe multidisciplinar e as várias abordagens terapêuticas. A enfermagem se ocupa da realizaçao dos curativos, utiliza diversos produtos, avalia resultados e publica-os para fortalecer o delineamento das pesquisas e auxilia o paciente queimado na melhoria da qualidade de vida.




A IMPORTANCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO TRATAMENTO DE PACIENTE QUEIMADO: REVISAO DE LITERATURA

ORDEM:
112

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL MUNICIPAL SALGADO FILHO - RIO DE JANEIRO-RJ BRASIL

AUTORES: PENA SIMONE BARRETO; FERREIRA FELIPE SOUZA; VASQUES KATIA; DELPHIM LIVIA MOREIRA

INTRODUÇAO: As queimaduras podem ter várias origens, como raios solares, inalaçao, agentes químicos (ácidos, produtos cáusticos, líquidos inflamáveis), agentes físicos (calor, frio, eletricidade, radiaçao) e as provocadas por certos tipos de animais. O valor médio gasto pelo Ministério da Saúde com o tratamento de pacientes queimados que necessitam de internaçao hospitalar chega a um milhao de reais por mês. Um estudo a respeito de internaçoes em hospitais do Estado de Sao Paulo, privados e/ou conveniados com o SUS, concluiu que o gasto médio por paciente queimado internado é de R$650,00 por dia, para os casos nao fatais, e de R$1.620,00 por dia, para os que vao ao óbito.
OBJETO DE ESTUDO: Enfatizar a importância da interdisciplinaridade no tratamento do paciente queimado sabendo-se que as infecçoes sao responsáveis por 75% dos óbitos em pacientes queimados, devido às alteraçoes em todo o seu sistema imune. O maior número de vítimas queimadas encontra-se em crianças entre 0 e 10 anos de idade.
METODOLOGIA: Realizado um estudo de revisao do tipo exploratória, utilizando as bases de dados do Pubmed e LILACS, bem como livros-texto com publicaçoes no período de 1998 a 2011. Foi utilizado a estratégia de cruzamento de descritores, integralidade e interdisciplinaridade e paciente queimado de maneira direta e indireta as publicaçoes disponíveis, citândo-as de forma direta e indireta ao longo do texto.
RESULTADOS: Para que ocorra a interdisciplinaridade em saúde, se faz necessária uma mudança significativa dos paradigmas tradicionais norteadores da formaçao profissional da saúde, buscando uma compreensao mais ampla da pessoa humana. Para desenvolver uma assistência de qualidade, com vista na qualidade de vida do paciente, é preciso entender a importância da singularidade do ser humano, permitindo uma açao conjunta para construçao e reconstruçao do atendimento integral. É permitir que a interdisciplinaridade aconteça.
CONCLUSAO: As queimaduras deixam sequelas graves e incapacitantes, dependendo de sua extensao e profundidade podem levar a morte. Vitimas de lesoes térmicas sao susceptíveis a infecçoes, alteraçoes hormonais e metabólicas, requerendo uma assistência de enfermagem intensiva e qualificada, com conhecimentos técnicos e científicos.




A INSERÇAO DO ENFERMEIRO NA OXIGENOTERAPIA HIPERBARICA

ORDEM:
113

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: CENTRO UNIVERSITARIO FRANCISCANO

AUTORES: DALCIN, M.L.; BITTENCOURT, A.D.N.; SILVA, C.R.F.; WEISSHEIMER, A.S.; VIEIRA, F.C.; DALCIN, F.L.; ZAMBERLAN, C.; MARTINS, E.S.

OBJETIVO: Oxigenoterapia Hiperbárica é conhecido como um Método terapêutico na inalaçao de O2 puro em ambiente hiperbárico, em uma pressao superior a atmosférica medida ao nível do mar (DESOLA, 1998). A terapia está diretamente relacionada a fatores importantes: respiraçao de O2 , aumento da pressao e câmera hiperbárica. Essas câmeras sao compostas com materiais resistentes a elevadas pressoes classificadas como dispositivo médico tipo IIB (directiva 93/42CCE de 14 de julho de 1993, relativo aos dispositivos médicos) destinado ao tratamento e atenuaçao de doenças e investigaçao (ALBUQUERQUE E SOUSA, 2007). O tecido muscular é um órgao responsável pelos movimentos corporais, é constituído por células alongadas e contém uma grande quantidade de filamentos citoplasmáticos, encarregado pela contracçao (JUNQUEIRA et al., 1999; SEELEY et al., 2005). A OTHB apresenta açao anti-infeccioso, pró-cicatrizante, anti-isquémico e anti-edematoso. Nas queimaduras, ocorre a diminuiçao do edema devido a vaso constriçao hiperóxia, aumento na formaçao do colágeno e relevante açao fagocitária nas bactérias (TIBBLES et al., 1996). O profissional de enfermagem tem como funçao orientar o paciente sobre as medidas de segurança do mergulho, acompanhamento e observaçao durante a realizaçao, efeitos colaterais, convulsao ou intoxicaçao pulmonar ou neurológica.
MÉTODO: Trata-se de uma revisao bibliográfica da literatura. A busca dos dados foi realizada no mês de Agosto de 2014 em bases de dados online, livros, teses e dissertaçoes.
RESULTADOS: Evidenciou-se nos resultados encontrados os efeitos resultados positivos da OHB, na cicatrizaçao das feridas crônicas, feridas e queimaduras resultam do aumento da pressao de oxigénio nos tecidos. Com este aumento, a capacidade bactericida dos neutrófilos fica aumentada; sao destruídos microorganismos anaeróbios e inibida a formaçao de toxinas por parte destes; é estimulada a angiogénese e promovida a actividade dos fibroblastos. Assim, os seus efeitos passam por: reduçao do edema; promoçao da proliferaçao celular; aceleraçao do processo de síntese de colagénio; diminuiçao dos efeitos isquémicos; alteraçao no efeito dos factores de crescimento e das citocinas; influência na proliferaçao bacteriana e alteraçao na resposta imunológica (THACKHAM et al., 2008; ZAMBONI et al., 2003). Evidencia-se também que a terapia impulsionadora da cicatrizaçao da ferida complexa, se da através da promoçao de um ambiente favorável para que ocorra a cicatrizaçao (ONG, 2008; ZAMBONI et al., 2003).
CONCLUSAO: A OTHB tem sido introduzida como tratamento de muitas patologias. Os mecanismos, efeitos fisiológicos e indicaçoes terapêuticas estao em constante estudo e desenvolvimento no sentido de entender todo o processo de açao. É de grande importância o papel do enfermeiro nesse processo de cuidado com o paciente na câmera hiperbárica, informando e conduzindo o paciente para um melhor tratamento no processo de cicatrizaçao, no tratamento de feridas. Assim, as recomendaçoes para o uso da OHB passam pela sua utilizaçao sempre como terapia complementar aos tratamentos tradicionais, onde a preparaçao do leito da ferida, o uso de apósitos adequadas às características da ferida e o desbridamento devem ser a primeira linha de actuaçao.




A UTILIZAÇAO DE CADEXOMERO DE IODO, COMPRESSA NAO ADERENTE ABSORVENTE E ATADURA ELASTICA MULTICAMADAS EM ULCERA VENOSA: RELATO DE CASO

ORDEM:
114

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS - PROGRAMA DE ASSISTENCIA COMPLEMENTAR, SAAVEDRA - TECNOLOGIA EM SAUDE

AUTORES: ZENKER, CINTHIA; FAGUNDES, CLARICE A.; PIN, VALESKA M.; BISCHOFF, LISIANE; GONÇALVES, ANDREA O.

INTRODUÇAO: As úlceras em membros inferiores podem estar relacionadas a diversas etiologias, dentre elas o diabetes, a insuficiência venosa, a insuficiência arterial ou ainda por pressao devido ao contato prolongado com superfícies rígidas. Estudos relacionados a feridas crônicas sugerem que os biofilmes seriam uma causa importante de prejuízo à cicatrizaçao de feridas cutâneas, contribuindo para o desenvolvimento de feridas crônicas. James et al. (2008) demonstraram que 60% das feridas crônicas e 6% das feridas agudas continham estruturas de biofilme. O biofilme microbiano é complexo, conferindo às bactérias proteçao contra anticorpos, fagócitos inflamatórios, antibióticos, antissépticos e desinfetantes, e por estes motivos podem manter a ferida sem evoluçao positiva por longos períodos. Alguns estudos têm sido realizados a fim de determinar qual a melhor substância a ser utilizada em casos de biofilme e a utilizaçao do iodo tem tido ótimos resultados.
OBJETIVO: Controlar a umidade no leito da ferida e promover a cicatrizaçao através da degradaçao do biofilme.
RELATO DO CASO: Paciente G.A.G.R., 27 anos, com úlcera de etiologia venosa em membro inferior direito há 11 anos. Residente do município de Canoas foi inserido no Programa de Assistência Complementar da Prefeitura em maio de 2014 e iniciou uso de curativo com cadexômero de iodo a 0,9% associado a absorvente nao aderente e atadura elástica multicamadas. Ferida sem evoluçao após diversas tentativas de curativos. Na avaliaçao inicial, ferida com grande quantidade de exsudaçao sero-sanguinolenta, sendo trocado 3 vezes ao dia. Além disso, paciente referia dor intensa e fazia uso contínuo de analgésicos. Foram realizados oito curativos com cadexômero de iodo 0,9% associado à compressa absorvente nao aderente e atadura elástica multicamadas, totalizando dois curativos por semana e 30 dias de tratamento.
DISCUSSAO: A utilizaçao do curativo proposto foi importante para acelerar o processo cicatrizaçao da ferida, aumentando a vascularizaçao local e promovendo o controle da dor e da umidade. O equilíbrio da umidade e da temperatura ideal no leito da ferida proporcionou uma maior multiplicaçao celular, acelerando o processo de cicatrizaçao. Além disso, o paciente teve maior conforto, considerando a diminuiçao do número de curativos semanais e no alívio de sua dor. Neste caso, observou-se que a reduçao do número de curativos realizados teve impacto direto na diminuiçao da utilizaçao de horas dos profissionais de enfermagem e no número de deslocamentos deste paciente, interferindo em sua qualidade de vida e nos custos. A ferida teve uma reduçao de 70% de seu tamanho inicial ao final das 4 semanas.




ATENDIMENTOS DE URGENCIA E EMERGENCIA: ORIENTAÇOES DE ENFERMAGEM

ORDEM:
117

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: CENTRO UNIVERSITARIO FRANCISCANO

AUTORES:MARZARI,CARLA K.; DIEFENBACH,GRASSELE; G.MICHELLE

INTRODUÇAO: A saúde esta organizada em três níveis de atençao, sendo o nível primário constituído pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o secundário formado por pronto atendimento e alguns hospitais, e o terciário no qual trata as especialidades e casos mais complexos. Dentro dessa, organizaçao a atençao primária é reconhecida como pilar fundamental dos serviços de saúde; já os serviços de emergência exercem grande poder de atraçao por parte do usuário, uma vez, que estes atendem casos de agravo à saúde, o que gera na populaçao a ideia de que presta um atendimento seguro, e eficaz. Dentro desse contexto, objetivou-se identificar os motivos dos atendimentos em um Pronto Atendimento, a fim de diminuir a sobrecarga e a demora no atendimento nas emergências.
METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, com caráter qualitativo, a atividade foi desenvolvida no Curso de Graduaçao em Enfermagem nos meses de abril a junho de 2014.
RESULTADOS E DISCUSSOES: Foi possível observar que o perfil dos usuários que utilizam o serviço de saúde, geralmente, sao pessoas que residem próximas ao pronto socorro, bem como, usuários de localidades distantes ou que teriam unidades básicas de saúde próximas de suas residências e que por desconhecimento, acessam erroneamente o pronto atendimento. Os problemas de saúde evidenciados no Pronto Atendimento foram: sobrepeso e hipertensao, diabete descompensado e edemas agudo de pulmao. Dentre os procedimentos cita-se: suturas, acidentados medicaçoes prescritas por médicos de unidades básicas de saúde. Na sala do acolhimento, observou-se que a maioria da procura pelos serviços do Pronto Atendimento era oriunda do centro da cidade com 309 procuras, porém nenhuma com indicaçao para atendimento no sistema de urgência e emergência. Somente de um bairro da cidade, a procura foi de 231 usuários, os quais relatavam desconforto abdominal. Em outro bairro, localizado nas mediaçoes do serviço tiveram 209 atendimentos que alegaram procurar o serviço, devido ao horário facilitado de atendimento. Os demais se originaram de outras locais da cidade, com menos expressividade. Com isso, torna-se visível a deficiência de informaçao dos usuários quando questionados a diferenciar um pronto atendimento e uma unidade básica, algo desconhecido por grande parte da populaçao que frequenta o setor, pois para muitos o mesmo era chamado de "postao" o dialogo foi a forma escolhida para orientá-los no momento do acolhimento, orientando a procurar uma Unidade Básica mais próxima de sua residência.
CONCLUSAO: A partir dessa experiência foi possível refletir sobre os novos rumos do enfermeiro como gestor, pois o mesmo deve ter um olhar que transcenda o simples fazer em Enfermagem, mas que comungue para compor a tríade do ser-saber-fazer em Enfermagem, a fim de facilitar a organizaçao e a melhoria da qualidade do cuidado. Observa-se que o (des)conhecimento dos direitos e das formas de cuidados causa acúmulo e sobrecarrega o sistema de saúde, deste modo os profissionais de saúde tem o dever de orientar os usuários de acordo com seus direitos e necessidades de tratamento. Em vista disso, ressalta-se a importância do enfermeiro ter uma visao integral de saúde, de ser proativo, prezando o dever de aperfeiçoar a qualidade do cuidado, a partir de uma orientaçao, a fim de (re)organizaçao dos sistemas, qualificando a assistência e o cuidado.




ATIVIDADE FISICA EM ADOLESCENTES VITIMAS DE QUEIMADURAS APOS A ALTA HOSPITALAR

ORDEM:
118

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO:

AUTORES: DIRCE SHIZUKO FUJISAWA; PAOLA JANEIRO VALENCIANO; EDNA YUKIMI ITAKUSSU; MIKELINI AYUMI TAKINO; REINALDO MINORU KUWAHARA; ELZA HIROMI TOKUSHIMA ANAMI; CELITA SALMASO TRELHA

OBJETIVO: Investigar a atividade física e o número de horas diário frente a televisao (TV) de adolescentes, vítimas de queimaduras, seis meses a dois anos após a alta hospitalar.
MÉTODOS: Adolescentes entre 10 a 14 anos, vítimas de queimaduras, no retorno ambulatorial do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), no período entre seis meses a dois anos após a alta hospitalar. A informaçao foi levantada por meio do instrumento "Physical Activity Questionaire for Older Children" (PAQ-C), traduzido e modificado para populaçao brasileira. Para o cálculo do estado nutricional foram mensurados a altura (m) e o peso (kg), utilizado o score z (WHO, 2007). Outros dados foram coletados no prontuário. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética do HU/UEL (Parecer N. 357.393).
RESULTADOS: Participaram do estudo 12 adolescentes, com idade média de 12,0 ± 1,4 anos, sendo 66,6% eutróficos e 33,3% sobrepesos ou obesos, com o tempo pós-alta hospitalar de 13,2 ± 6,1 meses; 83,3% dos adolescentes foram diagnosticados como grande queimado, 16,6% como médio queimado, sendo que a mediana de superfície corpórea queimada foi de 8,5 2,5-15 % no período em que estiveram internados. A quantidade de tempo dispendida assistindo TV, diariamente, foi de 2,6 ± 1,6 horas e os valores do PAQ-C classificaram 66,6% como sedentários e 33,3% ativos. Na percepçao desses adolescentes, comparando com os indivíduos da mesma idade e sexo, 41,6% relataram estarem mais ativos, 33,3% igualmente ativos e 25% menos ativos.
CONCLUSAO: Os resultados encontrados alertam para a alta prevalência de sedentarismo nesse grupo. No entanto, outros estudos devem ser desenvolvidos com maior amostra de pacientes com queimaduras na adolescência, para investigar se há influência na atividade física, além disso, ressalta-se a necessidade de um instrumento voltado à populaçao específica.




AVALIAÇAO PRÉ E POS INTERVENÇAO EDUCATIVA SOBRE ULCERA POR PRESSAO

ORDEM:
119

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL UNIVERSITARIO ANTONIO PEDRO, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

AUTORES: FREIRE, B.B.; DELPHIM, L.M.; BARRETO, V.P.M.; PRADO, A.R.A.; SANTANA, N.G.M.; HARAB, M.F.C.

OBJETIVO: Trata-se de um estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa utilizando para a análise a estatística simples. Consistiu na avaliaçao do conhecimento pré e pós-curso de atualizaçao de prevençao e tratamento de úlceras por pressao, realizado com a equipe de Enfermagem de um Hospital Universitário. Populaçao do estudo: Enfermeiros e técnicos de Enfermagem de diversos setores do hospital.
CRITÉRIO DE INCLUSAO: participaçao no curso de atualizaçao. A coleta de dados se deu por meio da aplicaçao do pré e pós-teste no primeiro e último dia do curso de atualizaçao. Iniciaram o curso de atualizaçao ao todo 202 profissionais da Enfermagem. Entre os enfermeiros, 51 concluíram o curso realizando todas as etapas e Entre os técnicos 66 finalizaram.
RESULTADOS: Os resultados apresentados revelam que a intervençao educativa produziu efeito positivo nos índices de acertos globais do questionário sobre o conhecimento à respeito da prevençao e tratamento das úlceras por pressao ficando a média de conhecimento em torno de 50% no pré curso e 70% no pós curso nos três períodos para ambas as categorias profissionais evolvidas na intervençao. Resultado que condiz com alguns estudos já realizados com o mesmo enfoque, demonstrando a contribuiçao significativa da estratégia para o saber e prática profissional. Embora, evidente o déficit de conhecimento tanto para os enfermeiros quanto para os técnicos revelado pela açao mesmo em graus diferentes, devendo ser motivo de preocupaçao para os próprios participantes e principalmente para a instituiçao.
CONCLUSAO: Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram que as falhas no conhecimento, existem e persistem, apesar do avanço técnico-científico existente sobre o assunto e da disponibilidade de diretrizes que fazem as recomendaçoes para a prática. Ambas as categorias de profissionais apresentam déficits de conhecimento referente ao tema, embora em graus diferentes. É importante como próximo passo a identificaçao das áreas de conhecimento deficientes sobre o assunto como meio de orientaçao para o planejamento de estratégias e assim, implementaçao e adoçao de medidas que envolvam as melhores açoes de prevençao e tratamento de feridas.

Descritores: Enfermagem; úlcera por pressao; conhecimento




CARACTERISTICAS ANTROPOMÉTRICAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VITIMAS DE QUEIMADURA, APOS A ALTA HOSPITALAR

ORDEM:
120

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

AUTORES: VALENCIANO, PJ; ITAKUSSU, EY; HOSHIMO, AA; KAKITSUKA, EE; KUWAHARA, RM; ANAMI, EHT; TRELHA, CS; FUJISAWA, DS

OBJETIVO: Investigar as características antropométricas de crianças e adolescentes vítimas de queimaduras, após seis meses a dois anos da alta hospitalar.
MÉTODOS: Crianças e adolescentes na faixa etária entre seis a 14 anos, vítimas de queimaduras, no período entre seis meses a dois anos após a alta hospitalar. Para o cálculo do estado nutricional, foi coletado dados referente a altura (m) e o peso (kg), utilizando o score z (WHO, 2007). Os dados referentes ao período em que estiveram internados foram coletados em prontuários e os dados antropométricos foram mensurados no retorno ambulatorial de acompanhamento aos pacientes.
RESULTADOS: Foram avaliadas 21 crianças e adolescentes, vítimas de queimaduras, com idade média foi de 10,0 ± 2,7 anos, 76,1% do sexo masculino e 23,8% do feminino e com uma média de tempo após alta hospitalar de 12,7 ± 5,5 meses. Dois grupos foram constituídos: 42,8% de crianças (G1), com idade média de 7,3 ± 1,1 anos e 57,1% adolescentes (G2), com idade média de 12,0 ± 1,4 anos. Em relaçao à superfície corpórea queimada, O G1 tinha 7 5,5-11,2 % e o G2 8,5 2,5-15 %. Quanto ao score z, 55,5% das crianças eram eutróficas e 44,4% sobrepeso/obeso; já os adolescentes, 66,6% eutróficos e 33,3% sobrepeso/obeso. Em relaçao ao score z para altura, encontrou-se 77,7% dentro ou um pouco acima dos parâmetros de normalidade para a idade e 22,2% abaixo; já o G2 estava 58,3% dentro ou acima do parâmetro de normalidade para a idade e 41,6% abaixo da média.
CONCLUSAO: Os resultados encontrados ressaltam a importância da avaliaçao antropométrica no acompanhamento, em longo prazo, de crianças e adolescentes vítimas de queimaduras, já que, apesar de a maioria encontrar-se adequados em relaçao ao peso, altura e a idade, um número importante de crianças sobrepeso ou obesos e de adolescentes abaixo da altura adequada para idade foi identificado nesse estudo. Entretanto, sao necessários estudos longitudinais com maior número amostral.




DIAGNOSTICOS DE ENFERMAGEM PARA O ATENDIMENTO DE PACIENTES QUEIMADOS

ORDEM:
121

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: FACULDADE DE CIENCIAS MÉDICAS E DA SAUDE DE JUIZ DE FORA - SUPREMA

AUTORES: CARVALHO,LS; LIMA,JT; ALMEIDA,EB; FIGUEIREDO, MAG

O processo de enfermagem envolvendo o cuidado do paciente queimado implica no desempenho de práticas sistematizadas pelos profissionais de enfermagem. Estas atividades se apresentam de forma deliberada, lógica e racional, cabendo associar a experiência cotidiana e o conhecimento para avaliar de forma crítica o estado de saúde do paciente e realizar diagnósticos, planejar e avaliar as açoes de enfermagem de forma apropriada a atender as necessidades especiais de cada um.
OBJETIVO: Identificar e analisar os diagnósticos de enfermagem relacionados à pacientes queimados em periódicos nacionais.
MÉTODO: Revisao integrativa em periódicos no período de 2002 a 2012, nas bases de dados Lilacs, Scielo, Pubmed com os descritores: Cuidado, Queimaduras e Diagnósticos de Enfermagem.
RESULTADOS: Dos vinte e três artigos encontrados a partir dos descritores, seis atenderam aos objetivos do estudo. Identificamos alguns diagnósticos de enfermagem que norteiam os cuidados ao paciente queimado, destes os mais relevantes e citados com maior frequência nos artigos foram: integridade Tissular prejudicada, hipertermia, dor, ansiedade, padrao respiratório ineficaz, náusea, distúrbio no padrao do sono, risco para infecçao, risco para temperatura corporal alterada, mobilidade física prejudicada, nutriçao desequilibrada: menor que as necessidades corporais, risco para aspiraçao. O referencial dos diagnósticos foi o da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA). Contribuindo para o planejamento do cuidado para o paciente queimado.
CONCLUSAO: Para dar início ao cuidado de enfermagem é necessário um bom histórico e avaliaçao do paciente para levantar diagnósticos de enfermagem e assim prestar os cuidados específicos. Para o enfermeiro, as práticas assistenciais baseadas em metodologias, muitas vezes se tornam obrigaçoes burocráticas e rotineiras a serem cumpridas. Com a Lei do exercício profissional de enfermagem, o enfermeiro passa a prescrever cuidados e ter autonomia de atuaçao. No entanto, observa-se a escassez de artigos que façam referência ao tema, o que implica despertar no universo da pesquisa em enfermagem, maiores estudos sobre a atuaçao do enfermeiro junto ao paciente queimado, o que poderá fortalecer sua autonomia profissional.




EDUCAÇAO EM SAUDE: CURSO DE PREVENÇAO E CONDUTA INICIAL DE QUEIMADURAS PARA PAIS E PROFESSORES NO MUNICIPIO DE SANTA ISABEL DO RIO NEGRO - AMAZONAS, BRASIL

ORDEM:
122

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS , UNIVERSIDADE NILTON LINS, PRONTO SOCORRO DA CRIANÇA ZONA SUL

AUTORES: RODRIGUES, ESTEFANIA; ARRUDA, GEOVANA S.; CORDEIRO, ANA S. P.; BELÉM, GLAUCE L.; FERREIRA, TIAGO R. ; SILVA, JESSICA D. ; CORREA, GABRIELA F.; TORRES, FRANK S.; MOURA, TANIA

OBJETIVO: Relatar projeto realizado por acadêmicas da Universidade Estadual do Amazonas direcionado à conscientizaçao e orientaçao de pais e mestres em todas as escolas públicas do municipio referido.
MÉTODO: Foram confeccionados slides contendo figuras e vídeos demonstrando os locais de maior risco para a criança no interior do domicílio e fora dele, incluindo a escola. Abordando com abrangência os perigos domésticos como cozinha, tomadas, fios elétricos e objetos como fósforos e isqueiros, nao devendo permitir o manuseio de substâncias químicas inflamáveis. Foram praticadas encenaçoes e questionários para transmitir a mensagem de que a atitude do cuidador para com a criança é o ponto de maior relevância, e que, sob supervisao adequada haveria diminuiçao da ocorrência de acidentes por queimaduras com pacientes pediátricos.
RESULTADOS: O material educativo utilizado despertou discussoes importantes sobre o tema com os participantes. O público alvo apresentou aceitaçao e interesse para modificar fatores de risco, comportamentais, como lapsos na atençao, e estruturais do ambiente domiciliar e escolar com o intuito de evitar queimaduras nas suas crianças. Esperamos melhoria a curto e longo prazo na percepçao de atitudes preventivas pelos familiares e educadores para diminuiçao dos altos números deste tipo de acidente.
CONCLUSAO: Por meio de educaçao em saúde é possível modificar conhecimentos e facilitar a adoçao de hábitos comportamentais mais seguros que sao indispensáveis para a reduçao do índice de queimaduras infantis.descritores: queimaduras, Amazonas, educaçao, criança




EDUCAÇAO EM SAUDE: PREVENÇAO DE QUEIMADURAS EM CASA E NA ESCOLA DIRECIONADA AS CRIANÇAS DAS ESCOLAS PUBLICAS DO MUNICIPIO DE SANTA ISABEL DO RIO NEGRO, AMAZONAS, BRASIL.

ORDEM:
123

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE NILTON LINS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, PRONTO SOCORRO DA CRIANÇA ZONA SUL

AUTORES: RODRIGUES, ESTEFANIA; ARRUDA, GEOVANA S.; CORDEIRO, ANA S. P.; BELÉM, GLAUCE L.; FERREIRA, TIAGO R. ; SILVA, JESSICA D. ; MITOSO, LUCAS; SILVA, MARIA C. S.; REGO, RODOLFO P.

OBJETIVO: Relatar projeto realizado por acadêmicas da Universidade Estadual do Amazonas direcionado a todas as escolas públicas do município referido, com o intuito de fornecer às crianças informaçoes sobre formas e locais mais frequentes de queimaduras para prevenir sua ocorrência e orientá-las a respeito da conduta inicial adequada.
MÉTODO: Foram realizadas palestras dinâmicas sempre com linguagem direcionada a faixa etária, orientando sobre os perigos que existem em suas casas, peridomicilio e escolas. As crianças receberam introduçao sobre conceitos básicos dos tipos de queimaduras, e para demonstrar as atitudes corretas perante este tipo de acidente os materiais utilizados foram figuras, vídeos e manequins.
RESULTADOS: Este trabalho, realizado no período de 28 de março a 10 de junho de 2014, permitiu a abrangência de mais de 1.200 crianças, com faixa etária entre 5 a 15 anos, sendo que, a imensa maioria de ambos sexos refere preparar as refeiçoes do seu lar e manusear combustíveis sem supervisao de adulto. A atitude e amplo interesse do público infantil foi de excelente impacto, causando gratificaçao e honra para as acadêmicas.
CONCLUSAO: Os acidentes na infância sao um dos maiores problemas de Saúde Pública porque causam perda de anos de vida produtiva e sao responsáveis por sequelas psicológicas e sociais que acompanham a criança por toda sua vida. Por isto, a estratégia da educaçao em saúde nas escolas torna-se efetiva no combate a este tipo de acidente, permitindo que a criança domine o tema e saiba reconhecer possíveis atitudes de risco.

Descritores: Saúde; Escolas; prevençao; perigos; Estratégia




EFEITO DA INSULINA TOPICA NA CICATRIZAÇAO DE QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU EM RATOS MACHOS E FEMEAS JOVENS SAUDAVEIS

ORDEM:
124

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFISICA DO INSTITUTO DE CIENCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFISICA DO INSTITUTO DE CIENCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFISICA DO INSTITUTO DE CIENCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO

AUTORES: SOARES, MAYARA S.; REIS, JULIANA P.; AZEVEDO, FLAVIA F.; MOREIRA, GABRIELA V.; TEIXEIRA, CAIO J.; MELO LIMA, MARIA H.; CARVALHO, CARLA R. O.

As queimaduras sao lesoes que podem comprometer diferentes estruturas orgânicas e apresentam resposta inflamatória atenuada. A literatura descreve diferenças entre a pele masculina e feminina humana, entretanto nao há evidências de diferenças quanto ao reparo tecidual. Ademais, há dados experimentais demonstrando um aumento da expressao das proteínas constituintes da via de sinalizaçao da insulina no tecido cicatricial. Desta forma, o presente estudo tem o objetivo de avaliar o efeito da insulina no processo de cicatrizaçao de queimaduras de 2º grau, dependente do gênero. Após aprovaçao do CEUA-ICB USP (n.147 e 148) ratos machos e fêmeas Wistar foram divididos em: machos tratados com insulina tópica (MI) ou placebo (MP), fêmeas tratadas com insulina tópica (FI) ou placebo (FP). Os animais foram anestesiados com cloridrato de ketamina 1% e cloridrato de xilaxina 2% (1:1) para realizaçao da queimadura, utilizando um molde aquecido à 120ºC, no dorso de cada animal e administrado cloridrato de tramadol (IM) (15mg/Kg) (d0) e paracetamol (VO) (40mg/Kg) (d0 - d5). As lesoes foram tratadas diariamente com insulina tópica ou placebo (PI 0705370-3 - UNICAMP) e fotografadas nos 0, 1, 3, 7, 14, 21, e 26 dias pós-lesao para análise da morfometria. Nos 7, 14 e 26 dias pós-lesao, os animais foram anestesiados com 1g de tiopental sódico para extraçao da área da lesao e análise histológica (HE) e Western Blotting (WB). A análise da morfometria nao demostrou diferença entre os gêneros quanto a evoluçao da área das feridas. No entanto, o aspecto final da cicatriz difere sendo arredondada nos machos e fusiforme nas fêmeas. A análise histológica revelou diferença na espessura do epitélio, sendo este maior nas fêmeas. No 7º dia, MI e MP apresentaram um elevado infiltrado inflamatório, diferindo dos grupos de fêmeas. No 14º dia, os grupos MI e MP apresentaram persistência do infiltrado inflamatório e presença de novos vasos sanguíneos, bem como o grupo FP. No 26º dia, todos os grupos apresentaram reepitelizaçao da ferida. As análises de WB demonstraram maior expressao das proteínas AKT e VEGF na pele de machos (p<0.0001) e sem diferença estatística quanto as proteínas ERK 1 e 2 entre os gêneros. A insulina tópica nao modificou o processo de cicatrizaçao entre os gêneros, entretanto a resposta inflamatória apresentou-se atenuada nas fêmeas, bem como uma tendência de maior espessura em seu epitélio, quando comparado aos machos, demonstrando indicativos de dimorfismo sexual.




EFEITO DA INSULINA TOPICA NO PROCESSO DE CICATRIZAÇAO DE QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU EM RATAS CASTRADAS

ORDEM:
125

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFISICA DO INSTITUTO DE CIENCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFISICA DO INSTITUTO DE CIENCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFISICA DO INSTITUTO DE CIENCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO

AUTORES: REIS, JULIANA P.; SOARES, MAYARA S.; AZEVEDO, FLAVIA F.; MOREIRA, GABRIELA V.; TEIXEIRA, CAIO J.; MELO LIMA, MARIA H.; CARVALHO, CARLA R. O.

OBJETIVO: Avaliar o impacto da ovariectomia e o efeito da insulina tópica no reparo tecidual de queimaduras de 2º grau em ratas jovens.
MÉTODO: Após aprovaçao do CEUA ICB-USP (n. 147 e 148), ratas Wistar de oito semanas de idade foram distribuídas em quatro grupos: intactas tratadas com placebo (SP), intactas tratadas com insulina tópica (SI), ovariectomizadas tratadas com placebo (OP) e ovariectomizadas tratadas com insulina tópica (OI). Após cinco semanas da ovariectomia ou cirurgia fictícia, as ratas foram submetidas ao procedimento da queimadura, utilizando um molde aquecido à 120ºC, exposto durante 20 segundos, na pele da regiao dorsal de cada animal. Após a injúria (d0) foi administrado cloridrato de tramadol (IM) (15mg/Kg) e paracetamol (VO) (40mg/Kg) (d0-d5). Em ambos procedimentos os animais foram anestesiados com cloridrato de quetamina 1% e cloridrato de xilazina 2% (1:1). As lesoes foram cobertas diariamente com placebo ou insulina (PI 0705370-3-UNICAMP) e fotografadas nos dias 0, 1, 3, 7, 14, 21 e 26 pós-queimadura para análise morfométrica. Nos 7, 14 e 26 dias, os animais foram anestesiados com 1g de tiopental sódico e extraída a área da lesao para análise histológica (infiltrado inflamatório e vasos sanguíneos) e expressao proteica por western blotting.
RESULTADOS: Nos 3 e 26 dias foi observado uma menor área da lesao do grupo ovariectomizado quando comparado ao grupo intactas, independentemente do tratamento tópico (OVX 2.7cm±0.2vs.SHAM3.2cm ± 0.2eOVX0.2cm±0.0vs. SHAM 0.3 cm ± 0.2, respectivamente, p < 0.05). No 7 dia, foi observado menor número de vasos sanguíneos no grupo ovariectomizado em relaçao ao grupo controle, sem modificaçao pelo tratamento. No 14 dia, foi detectado maior infiltrado inflamatório abaixo da área da injúria nos grupos que receberam a insulina tópica: ovariectomizados (OI) e controles (SI), em relaçao ao controle placebo (SP). A avaliaçao da expressao das proteínas ERK1/2 e AKT foi semelhante entre os grupos, independentemente do tratamento tópico. Entretanto a expressao do VEGF apresentou uma tendência a ser menor nos grupos que receberam insulina tópica (p=0,08).
CONCLUSAO: Todos os grupos apresentaram padrao temporal semelhante, com reduçao macroscópica das lesoes a partir do 21 dia e completa reepitelizaçao no 26 dia. Os resultados preliminares sugerem que a ovariectomia e a insulina tópica parecem modular a fase inflamatória do processo de cicatrizaçao desse modelo de queimadura experimental.




EFEITOS DA ESPUMA DE POLIURETANO DE SILICONE COM PRATA EM INDIVIDUOS VITIMAS DE QUEIMADURAS DE 2º E 3º GRAUS: RELATO DE CASOS.

ORDEM:
126

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL GERAL PRADO VALADARES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

AUTORES: AZOUBEL, ROBERTA; SILVA, CLAUDIA M.T.; NUNES, NAIARA R.; BATISTA, CARLA D.; SANTOS, ANDRESSA S.; VIDAL, LICIA M.; GOMES, FABIANO V.; NARDES, ELIVANIA M.

OBJETIVO: Avaliar os efeitos da espuma de poliuretano de silicone com prata em indivíduos vítimas de queimaduras de 2º e 3º graus.
RELATOS DE CASOS: Relato de casos com abordagem descritiva e avaliativa, realizado em um Hospital Geral do município de Jequié-Bahia, no período de maio de 2013 a abril de 2014. Onze pacientes com queimadura de 2º e 3º graus foram internados na Clínica Cirúrgica e Pediatria, sendo os agentes causadores líquido quente (82%) e chama direta (18% ). Foi feito acompanhamento dos pacientes com diagnóstico de queimadura e uso de espuma com prata através de registro fotográfico e em prontuário do internamento até a alta. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), sob protocolo 059/2007, respeitando os princípios da Resoluçao n.º 196/96, sobre pesquisas envolvendo seres humanos. Os pacientes autorizaram esse relato, mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
RESULTADOS: Observou-se que houve um rápido processo de cicatrizaçao em todos os casos, desde a primeira troca (com 05 dias). A evoluçao do tratamento foi visível a partir da observaçao do surgimento de tecido granulaçao, selamento de bordas, diminuiçao de edema, manutençao do meio úmido e absorçao do exsudato. Notou-se diminuiçao do tempo de internamento da vítima de queimadura, reduçao dos custos hospitalares, especialmente, com insumos e medicamentos, ainda observou-se reduçao da taxa de ocupaçao, do risco de infecçao hospitalar, e aumento da rotatividade de leitos.
CONCLUSAO: A experiência possibilitou concluir que o uso das coberturas especiais traz vários benefícios à recuperaçao do paciente vítima de queimadura, pois diminui o número de troca, e consequentemente a manipulaçao da ferida, reduzindo o risco de infecçao, a dor e o custo do tratamento. Além disso, favorece uma diminuiçao considerável do tempo de permanência do paciente no internamento, reintegrando-o as suas atividades diárias, precocemente.




EFEITOS DO ULTRASSOM NA CICATRIZAÇAO DE FERIDAS POR QUEIMADURAS DE 3º GRAU EM MODELOS EXPERIMENTAIS

ORDEM:
127

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS

AUTORES: FANTINATI, ADRIANA M.M.; FANTINATI, MARCELO S.; SANTOS, BRUNO F.; MEDONÇA, DIEGO E.O.; REIS, JULIANA C.O.; BARBOSA, DEYSE A.; ARAUJO, LORRANE C.; LINO JUNIOR, RUY S.

OBJETIVOS: Analisar os efeitos do ultrassom no tratamento de feridas por queimaduras de 3º grau em modelos experimentais através da análise morfométrica.
METODOLOGIA: A realizaçao deste projeto obedeceu às normas estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Ciências em Animais de Laboratório e foi submetido e aprovado sob o protocolo nº 007/12 pela Comissao de Ética no Uso de Animais/CEUA-PRPPG-UFG. Trata-se de um estudo de delineamento experimental com uma amostra de 50 ratos Wistar divididos em dois grupos: grupo controle (GC) e grupo tratado com ultrassom(GTU). Os quais somente os animais dos grupos tratados receberam Ultrassom SONOMED V 4150, modo pulsado, 3 MHz, 100 Hz, 20% e dose 0,5 W/cm2. Os animais foram anestesiados utilizando medicaçao Ketamina 10% e Xilazina 2% intraperitoneal, soluçao 0,01ml/g e submetidos a queimadura por escaldo com água quente acima de 96°C por 14 segundos para induçao de queimaduras de 3° grau. Nos dias experimentais propostos, isto é, aos 3, 7, 14, 21 e 30 dias após a induçao da lesao, cinco animais de cada subgrupo foram eutanasiados para acompanhamento dos parâmetros macroscópicos e morfométrica utilizando o grau de contraçao das lesoes através do software Image J® versao 1.3.1.. A análise estatística dos dados foi realizada por meio do programa Sigma Stat. Todas as variáveis foram testadas utilizando o teste t paramétrico. Em casos em que a distribuiçao nao foi normal ou que a variância nao foi homogênea foram utilizados testes nao paramétricos. As diferenças observadas foram consideradas significantes quando p<0,05.
RESULTADOS: No GC o grau de contraçao de ferida foi: 9,1% (±0,1) no 3º dia; 14,5% (±0,6) no 7º dia; 63,7% (±0,6) no 14º dia; 87,4% (±1,9) no 21º dia e 94,9% (±2,4) no 30º dia. No GTU o grau de contraçao de ferida foi: 10,5% (±0,8) no 3º dia; 28,7% (±0,8) no 7º dia; 74,3% (±0,8) no 14º dia; 92,3% (±0,9) no 21º dia e 99,6% (±0,4) no 30º dia.
CONCLUSAO: Observou-se que o grau de contraçao de feridas no GTU foi estatisticamente maior (p<0,001) que o GC, assim conclui-se que o ultrassom pode interferir de forma favorável na cicatrizaçao de feridas promovendo um melhor reparo tecidual nestas lesoes.

Descritores: Ultrassom. Queimaduras. Cicatrizaçao.




EFEITOS DOS CURATIVOS AVANÇADOS DE BAIXO CUSTO A BASE DE HIDROGÉIS DE NANOPRATA NA CICATRIZAÇAO DE ULCERAS VENOSAS

ORDEM:
128

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA, INSTITUTO DE PESQUISA ENERGÉTICAS E NUCLEARES-(IPEN)

AUTORES: AZOUBEL, ROBERTA; LUGAO, ADEMAR A.; TORRES, GILSON V.; OLIVEIRA, MARIA J. A.; ALCANTARA, MARA T.; GOMES, FABIANO V.; CRUZ. MARINES M.; JESUS, ANDRÉIA S.

OBJETIVO: Avaliar os efeitos dos curativos avançados de baixo custo à base de hidrogéis de nanoprata na cicatrizaçao de úlceras venosas.
MÉTODOS: Pesquisa de Intervençao, realizado no Núcleo Interdisciplinar no Tratamento de Feridas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), localizado no Município de Jequié (Bahia). O estudo foi realizado em parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) da Universidade de Sao Paulo (USP). Os instrumentos utilizados foram a Escala Chonic Ulcer Scale For Healing (Escala CUSH), instrumento validado pela National Pressure Ulcer Adivisory Panel, adaptada para ulceras de pernas. As variáveis avaliadas na escala sao área, quantidade de exsudato e tipo tecido. Os Escores sao gerados e variam de 0 a 17, quanto menor o escore melhor a evoluçao cicatricial. Escore zero indica completa cicatrizaçao da lesao. Para avaliar a intensidade da dor foi aplicada a Escala Análoga Visual de Dor (EVA). Os dados foram coletados e tabulados em uma planilha de um software estatístico e a análise foi descritiva. O Presente Estudo foi submetido e aprovado sob Protocolo 059/2007, frente ao Comitê de Ética em Pesquisa da UESB.
RESULTADOS: Dos quatro sujeitos atendidos 2 foram do sexo masculino (50%) e 2 do sexo feminino (50%). A média de idade foi de 61 anos (+3,16). A média da dor inicial e final foram respectivamente (7,0 e 1,25). A média do escore da escala CUSH inicial e final foram respectivamente (12 e 4,5). Quanto a localizaçao, 100% das lesoes foram em nível dos maléolos laterais, sendo 25% no membro inferior direito e 75% no membro inferior Esquerdo. Quanto as doenças associadas 100% dos indivíduos sao portadores de hipertensao arterial sistêmica (HA) e insuficiência venosa crônica (IVC).
CONCLUSAO: O uso dos curativos avançados de baixo custo a base de hidrogéis de nanoprata foi eficaz na cicatrizaçao de úlceras venosas em pacientes portadores de IVC e HA melhorando a qualidade de vida dos utentes/familiares, destacando a importância do envolvimento científico, tecnológico e transdisciplinar em prol do indivíduo e da comunidade.

Descritores: Ulcera venosa, hidrogel, cicatrizaçao, materiais biocompatíveis.




EFEITOS DOS CURATIVOS AVANÇADOS DE BAIXO CUSTO A BASE DE HIDROGÉIS DE NANOPRATA NA CICATRIZAÇAO DE ULCERAS VENOSAS EM DIABÉTICOS: RELATOS DE DOIS CASOS

ORDEM:
129

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA, INSTITUTO DE PESQUISA ENERGÉTICAS E NUCLEARES-(IPEN)

AUTORES: AZOUBEL, ROBERTA; LUGAO, ADEMAR B.; TORRES, GILSON V.; OLIVEIRA, MARIA J. A.; ALCANTARA, MARA T.; JUNIOR, GILBERTO R. F. S.; ARAUJO, JULIANO G.; NARDES, ELIVANIA M.

OBJETIVO: Avaliar os efeitos dos curativos avançados de baixo custo à base de hidrogéis de nanoprata na cicatrizaçao de úlceras venosas em diabéticos.
RELATO DOS CASOS: Tratam-se de relatos de dois casos descritivos e avaliativos, desenvolvidos no Núcleo Interdisciplinar no Tratamento de Feridas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB), Jequié - BA, em parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-USP). Sujeito 1, masculino, 70 anos, diabético, hipertenso, com úlcera venosa (UV) ativa há 3 meses (medial da perna). O sujeito 2, feminino, 75 anos, diabética e hipertensa com UV há 3 meses (antero-distal da perna). Os instrumentos utilizados foram a Escala Chonic Ulcer Scale For Healing (Escala CUSH), instrumento validado pela National Pressure Ulcer Adivisory Panel, adaptada para ulceras de pernas. As variáveis avaliadas na escala sao área, quantidade de exsudato e tipo de tecido. Escores sao gerados e variam de 0 a 17, quanto menor o escore melhor a evoluçao cicatricial. Escore zero indica completa cicatrizaçao da lesao. Para avaliar a dor foi utilizada a Escala Análoga Visual de Dor (EVA). O Presente Estudo foi submetido e aprovado sob Protocolo 059/2007, frente ao Comitê de Ética em Pesquisa da UESB. O sujeito 1 apresentou área inicial de 6 cm2, completa cicatrizaçao após um mês e dezesseis dias (Score inicial CUSH 3 e final 0), dor inicial moderada (3), reduzida após primeira aplicaçao do hidrogel e ausência da mesma a partir da segunda troca, permanecendo assim até final do tratamento. O sujeito 2 apresentou área inicial de 5,25 cm2, completa cicatrizaçao em um mês e seis dias (Score inicial CUSH 4 e final 0), dor inicial intensa (8) e ausência de dor no final do tratamento.
CONCLUSAO: O uso dos curativos avançados de baixo custo a base de hidrogéis de nanoprata foi eficaz na cicatrizaçao e na reduçao da dor em úlceras venosas de pacientes diabéticos, evidenciando a importância do envolvimento científico, tecnológico, e interdisciplinar em prol do sujeito/família. Contudo mais estudos devem ser estimulados com uma amostra maior.

Descritores: Diabetes, ulcera venosa, hidrogel, cicatrizaçao, materiais biocompatíveis




ESTUDO COMPARATIVO COM GAZE VASELINADA ,CURATIVO BIOLOGIO (COLZEN®) E CURATIVO DE POLIURETANO (OMIDERM®), APLICADOS EM FERIDA UNICA.

ORDEM:
130

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: , INSTITUTO IVO PITANGUY, CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS DO HOSPITAL MUNICIPAL SOUZA AGUIAR

AUTORES: MONTANO,ROBERTA DE A. B.; LIMA, JOSÉ ALDARI DE O.

OBJETIVO: Relato de caso que visa, avaliar comparativamente a aplicabilidade de curativos realizados com Gaze Vaselinada,com Omiderm® e com Colzen®, usando uma mesma ferida neste caso,uma área doadora do enxerto.
RELATO DO CASO: Paciente I.A.N. ,18 anos,mulher,branca,vítima de queimadura com Alcool Gel ,24 % SCQ onde compreendia 21% com queimadura de 2º Grau e 3% com queimadura de 3º Grau. Realizado primeiro curativo no CTQ com aplicaçao do Curativo Biológico Colzen®, realizados desbridamentos cirúrgicos sequenciais em 19/05/14, 04/06/14, 09/06/14 e finalmente, autoenxertia cutânea em 18/06/14, com retirada de pele de média espessura da regiao de face anterior de coxa esquerda. Aplicado imediatamente sobre a superfície doadora lado a lado: gaze Vaselinada, Omiderme® e Colzen®, procedendo em seguida oclusao com atadura de crepom de 20 cm. Abertura do curativo foi realizada em 30/06/14,apresentando transudaçao sero-sanguinolenta discreta na área onde foi havia Gaze Vaselinada,onde o Omiderm® foi colocado formou-se hematoma plano,já nas áreas onde o Colzen® foi aplicado a ferida ficou seca e de boa qualidade, em todo o curativo nao houve sinais de sofrimento ou infecçao secundária.
CONCLUSAO: Após o uso de 3 modalidades de apósitos, simultaneamente em uma lesao dermo-epidérmica proveniente da remoçao por dermátomo em coxa esquerda de enxerto de pele parcial, observou-se: houve aderência ao leito no caso onde se empregou a gaze vaselinada e hemorragia ao ser removida; formou hematoma onde foi usado Omiderm®; já na área submetida a aplicaçao do curativo biológico Colzen® notou-se que o produto havia se diluído, portanto, o leito da lesao mostrou-se livre de hematoma e isenta de aderência ao mesmo e, consequentemente melhor evoluçao cicatricial quando comparado aos outros dois produtos. Em relaçao a queixas álgicas era maior quando da retirada da gaze vaselinada, porém o paciente referia ardência por ocasiao da aplicaçao do Colzen® que cedeu com o uso de analgésico comum.




ESTUDO EPIDEMIOLOGICO DE QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU EM SERVIÇO DE PEDIATRIA DE HOSPITAL REFERENCIA "PRONTO SOCORRO DA CRIANÇA - ZONA SUL" EM MANAUS - AMAZONAS ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2014.

ORDEM:
131

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE NILTON LINS, PRONTO SOCORRO DA CRIANÇA ZONA SUL

AUTORES: SILVA, MARIA C. S.; REGO, RODOLFO P.; CORREA, RENATA; RODRIGUES, ESTEFANIA; BACKSMANN, HANNAH; ROQUE, ISABELA; PEREIRA, KARINE; MITOSO, LUCAS; SERRUYA, MERCEDES

OBJETIVO: Analisar local de maior procedência de casos de queimaduras (urbano/rural); verificar as principais causas de queimaduras de segundo grau nos pacientes assistidos; Identificar a idade, gênero, procedência, superfície corporal de queimadura, agente causador da queimadura, tempo de permanência de hospitalizaçao e necessidade de intervençao cirúrgica em pacientes internados em hospital pediátrico de referência.
MÉTODO: O estudo será realizado no "Pronto Socorro da Criança - Zona Sul" de Manaus, Amazonas. A populaçao em estudo será constituída pelos pacientes com diagnóstico de queimaduras de segundo grau atendidos nesse estabelecimento. Análise de todos os registros de casos de queimaduras de segundo grau no período de 2012-2014, identificando as variáveis de estudo.
RESULTADOS: Os resultados demonstram que a predominância foi na faixa etária de 4 a 5 anos de idade, sendo mais comum no sexo masculino. A procedência mais encontrada era em ambiente urbano (Manaus - AM). O local de ocorrência das queimaduras foi na cozinha na maioria das vezes. Causa da queimadura mais comumente observada é por agentes térmicos, tais como líquidos, objetos ou alimentos aquecidos onde a média de internaçao hospitalar varia de 10 a 15 dias. Quanto à necessidade de procedimento cirúrgico houve necessidade em aproximadamente 90% dos casos.
CONCLUSAO: A queimadura é considerada uma das mais devastadoras agressoes que podem atingir os seres humanos. As lesoes por queimaduras sao a terceira causa de morte acidental em todas as faixas etárias. O levantamento de dados epidemiológicos é importante para a organizaçao de unidades especializadas no tratamento de pacientes portadores de queimaduras. A partir desses dados, far-se-á intervençoes de prevençao e promoçao a saúde com intuito de se diminuir os danos provocados por tal patologia.

Descritores: manaus, amazonas, queimaduras, pediatria




FREQUENCIA DE QUEIMADURAS DE TERCEIRO GRAU EM PEDIATRIA EM HOSPITAL DE REFERENCIA DE MANAUS - AMAZONAS, NO PERIODO DE 2012-2014

ORDEM:
132

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE NILTON LINS, PRONTO SOCORRO DA CRIANÇA ZONA SUL

AUTORES: REGO, RODOLFO P.; QUEIROZ, DIOGO; CHARLLEYS, ADHAN; DARCY, ALANNE; NOGUEIRA, ANANIAS; MENEZES, ANNE C.; GARBELINI, CLEIDE; CANEDO, DEBORA; COHEN, ADRIA

OBJETIVO: Identificar a frequência de queimaduras de terceiro grau em crianças no Pronto Socorro da Criança - Zona Sul, Amazonas no período de 2012 a 2014.
MÉTODO: O estudo será realizado no "Pronto Socorro da Criança - Zona Sul" de Manaus, Amazonas, que é o serviço de referência para queimaduras em crianças. A populaçao em estudo será constituída pelos pacientes com diagnóstico de queimaduras de terceiro grau atendidos nesse estabelecimento entre os anos de 2012 a 2014, onde os dados serao coletados a partir do livro de registro do hospital.
RESULTADOS: Os resultados demonstram que a predominância foi na faixa etária de 1 a 2 anos de idade, sendo o sexo mais acometido o masculino; A procedência da maioria dos pacientes coletados é da capital amazonense com o local de ocorrência das queimaduras, na grande maioria das vezes, no próprio ambiente doméstico (cozinha). A causa da queimadura mais comumente observada é por agentes térmicos, tais como líquidos, objetos ou alimentos aquecidos. A média de internaçao hospitalar varia de 20 a 40 dias e em todos os pacientes assistidos houve necessidade de procedimento cirúrgico como limpeza cirúrgica, desbridamento de tecidos desvitalizados e enxertia.
CONCLUSAO: Este projeto tem sua importância já que com os resultados da frequência de queimaduras no período pesquisado, poder-se-á estimar os gastos necessários com o tratamento para queimaduras de terceiro grau e preparar melhor tanto equipamentos quanto pessoal técnico necessário para uma melhor assistência visando minimizar as complicaçoes e otimizar o tratamento proposto na unidade. Além do mais, conhecendo-se as causas mais frequentes de queimaduras e seus locais de ocorrência programas de prevençao poderao ser empregados.

Descritores: queimadura, Amazonas, epidemiologia, pediatria




HOSPITALIZAÇAO PROLONGADA DE PACIENTE QUEIMADO:FATORES ORGANICOS E PSICOLOGICOS

ORDEM:
133

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS - HOSPITAL FEDERAL DO ANDARAI

AUTORES: AMARO, LC; SERRA,MCVF; GUIMARAES JUNIOR, LM; ROXO, CP; SASAKI, AL; PICININI, ALL

OBJETIVO: Expor através do relato de caso a multiplicidade dos fatores envolvidos na internaçao prolongada do paciente queimado.
RELATO DE CASO: R.O.C., 42 anos, feminino, negra, internada no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Federal do Andaraí (HFA) no período entre 01/03/2014 a 06/08/2014. Apresentava queimaduras de II e III graus por combustao de álcool em face, pescoço, tórax, abdome e membros superiores (SCQ=31,5%), em tentativa de autoextermínio. A admissao encontrava-se grave, intubada em ventilaçao mecânica, hemodinamicamente estável. Antecedentes de tabagismo, etilismo, uso recreativo de drogas ilícitas, hipertensao arterial sistêmica e tuberculose nao tratadas. Durante os 159 dias de internaçao, apresentou três episódios de sepse: o primeiro por pneumonia nosocomial relacionada à ventilaçao mecânica, sendo medicada com linezolida e imipenem, extubada no 18º dia de internaçao. O segundo episódio teve como sintomatologia alteraçoes do ritmo cardíaco: taquicardia, extrassístoles e fibrilaçao atrial, confirmado com hemocultura positiva para Enterobacter cloacae resistente à ampicilina/sulbactam, cefoxitina, cefuroxima e sensível a tigeciclina. No terceiro episódio, apresentou alteraçoes respiratórias (broncoespasmo), confirmado com hemocultura positiva para Acinetobacter sensível a polimixina B e tigeciclina. Foi submetida a três procedimentos de auto-enxertia cutânea, sendo o primeiro em regiao cervical e tórax superior; o segundo realizado em tórax inferior, abdome, axila esquerda e, na terceira cirurgia, foi realizada nova enxertia em regiao torácica. Recebeu suporte nutricional oral e enteral e, comparativamente ao momento da internaçao e alta, a paciente demonstrou ganho ponderal de 15kg. Apresentou como sequela das queimaduras, contraturas em regiao cervical e axilar, com limitaçao funcional, mesmo com atividades de terapia ocupacional e fisioterapia. Psicologicamente, passou por vários estágios, como depressao, ansiedade com exacerbaçao das queixas álgicas, transtornos do sono, sentimentos de culpa e raiva entremeados por períodos de aceitaçao das lesoes das queimaduras, tendo acompanhamento psicológico durante a internaçao e após a alta.
CONCLUSAO: O paciente grande queimado contempla um extenso universo dentro da área de saúde, sendo necessária para sua recuperaçao e reabilitaçao a atuaçao de equipe interdisciplinar, nao somente durante a internaçao como também no período pós hospitalizaçao. Apesar da elevada incidência das queimaduras, o sistema de saúde carece de recursos e infraestrutura para reinserir esses pacientes na sociedade, levando a um prolongamento no tempo de internaçao dos mesmos em muitos casos.




INFLUENCIA DA FAMILIA E DAS RELAÇOES EXTRAFAMILIARES NA CONDIÇAO DE UMA FERIDA CRONICA: UM RELATO DE CASO

ORDEM:
134

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, UNIDADE DE SAUDE CRISTAL, CENTRO DE ESPECIALIDADES DE SAUDE VILA DOS COMERCIARIOS, PRONTO ATENDIMENTO CRUZEIRO DO SUL

AUTORES: TRAJANO, L.; BONATTO, C.; FERREIRA, C; TOLFO, D.; DUARTE, E.; ALVES, M.; VENZON, P.

OBJETIVO: Analisar as relaçoes familiares e o suporte social recebido por uma usuária portadora de ferida crônica, pertencente à US Cristal, e relacionar esses aspectos com sua situaçao de saúde.
RELATO DE CASO: A necessidade de uma avaliaçao integral da usuária emergiu da dificuldade de manejo e adesao ao tratamento. A coleta dos dados deu-se por meio de conversas com a usuária e seus familiares durante visitas domiciliares, discussao do caso com profissionais de saúde que atendem a família e acesso aos prontuários na unidade de saúde (US). A análise do caso foi realizada utilizando o genograma e o ecomapa, construídos com as informaçoes coletadas. Para preservar a identidade dos sujeitos do estudo, os nomes apresentados sao fictícios. Maria tem 66 anos, é evangélica, do lar e possui ferida ulcerativa crônica no dorso do pé direito desde 1971. Mora na mesma casa com seu marido e no mesmo terreno com três filhas, um genro e um neto. Recebe materiais básicos da atençao básica para tratamento da ferida. A convivência familiar é conturbada e a rede externa de apoio é quase inexistente, com destaque para a US e Igreja. Há uma açao de despejo em andamento, movida pela usuária contra a família da filha do meio, Rita. A filha mais nova, Joana, está em tratamento com a equipe de saúde mental do PACS, a qual está investigando uma hipótese diagnóstica de esquizofrenia paranoide. Joana passou aproximadamente 20 anos sem sair de casa. A filha mais velha, Célia, é quem passa a maior parte do tempo com a mae, sendo possível observar uma forte influência exercida por ela, sobre Maria.
CONCLUSAO: É preciso considerar todo o contexto que envolve o usuário de serviços de saúde, principalmente no que tange as condiçoes crônicas. Uma ferida crônica acarreta complicaçoes ao usuário e sua família, sendo que estrutura familiar deficiente e falta de suporte ao indivíduo sao fatores que dificultam ainda mais a adesao ao tratamento. Genograma e ecomapa proporcionam visibilidade e clareza ao ambiente em que o usuário está inserido, sendo instrumentos que devem ser usados em diversas situaçoes, sobretudo quando há necessidade imperativa de avaliar mais amplamente uma situaçao patológica. A constataçao da dinâmica familiar disfuncional da usuária Maria, que convive há anos com uma ferida nao cicatrizada, a despeito dos esforços da equipe da Unidade de Saúde, corrobora a influência da família e das relaçoes extrafamiliares - ou a falta delas - no processo de melhora de uma condiçao crônica. Para alcançar resultados efetivos neste tratamento, é necessário entender que este caso é de uma família inteira necessitando de cuidados e auxílio em diferentes áreas de suas vidas. Assim, é possível identificar e até atuar sobre alguns dos fatores nao biológicos que influenciam negativamente na cicatrizaçao da ferida, e dessa forma, fazer com que a adesao ao tratamento seja melhorada, levando em conta a importância da família no cuidado.




INTERAÇAO ENTRE SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA (HPS-POA E HUSM) NA REABILITAÇAO DOS SOBREVIVENTES DA BOATE KISS

ORDEM:
135

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, HOSPITAL PRONTO SOCORRO - PORTO ALEGRE

AUTORES: BADARO, AF; FERNANDES, AM; PRADO, AL; GONÇALVES,MP,ALBUQUERQUE, IM; PASQUALOTO,AS; TREVISAN,ME; MORAES,JF

INTRODUÇAO: O incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria-RS, além das vítimas fatais, deixou vários feridos. Os casos mais graves foram transferidos para hospitais de Porto Alegre, referência no tratamento de queimados.
OBJETIVO: Descrever a interaçao entre profissionais fisioterapeutas, docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com fisioterapeutas do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS-PoA) no processo de reabilitaçao dos sobreviventes do incêndio da boate Kiss.
RELATO: Logo após o acidente, foram transferidos para PoA 26 sobreviventes, enquanto 45 permaneceram internados em Santa Maria. Após alta hospitalar, eles foram encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento as Vítimas de Acidentes (CIAVA) do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). A reabilitaçao das vítimas com lesoes corporais foi determinada ao Serviço de Fisioterapia do HUSM, enquanto as com lesao inalatória, foram direcionadas, além deste serviço, para ambulatórios da cidade, credenciados para esses atendimentos, pelas Secretarias de Saúde estadual e municipal. A gravidade e a complexidade dos casos atendidos no HUSM, oportunizou aproximaçao entre fisioterapeutas deste serviço e do HPS-PoA. Para tanto, os docentes do Curso de Fisioterapia-UFSM, organizaram visitas da fisioterapeuta Dra. Angela Machado Fernandes, do HPS-PoA. Em 2013 ocorreram seis encontros, configurados em: relatos de evoluçao clínico-terapêutica dos pacientes; acompanhamento das sessoes de fisioterapia; discussao e tomada de decisoes fisioterapêuticas; escuta atentiva aos pacientes e familiares, sobre relato de expectativas, evoluçao e dúvidas; orientaçoes terapêuticas aos pacientes. Ainda, o Curso de Especializaçao em Reabilitaçao Físico-Motora - UFSM, promoveu eventos para capacitaçao profissional, direcionados aos fisioterapeutas e profissionais e estudantes da área da saúde. No primeiro evento, a programaçao contou com relatos de experiências dos fisioterapeutas na assistência imediata aos sobreviventes e explanaçao pelas associaçoes de classe (CREFITO-5, AFISM, ASSOBRAFIR e ABRAFIDEF) sobre o panorama politico da situaçao. Essas, tiveram participaçao efetiva das discussoes, solicitaçoes e encaminhamentos técnico-científico-politico dessa situaçao, com importante apoio ao trabalho desses profissionais. Os outros encontros foram realizados com foco centrado nas açoes técnico-científicas.
CONCLUSAO: A experiência vivida pelo grupo foi singular, tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal, pelo desafio enfrentado e equacionamento atingido. A interaçao entre os fisioterapeutas, as entidades de classe e o órgaos públicos, foi de fundamental importância para os avanços alcançados na reabilitaçao desses pacientes. Também, na formaçao acadêmica, obteve-se maior sensibilizaçao para a busca do aprimoramento desses conhecimentos.




INTERESSE E CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O TEMA QUEIMADURAS

ORDEM:
136

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS (SALVADOR/BA)

AUTORES: MASCARENHAS,RAIRA; SUZART, POLLYANNA; MARTINS, THAMIRES; MENEZES, OCHADAI; SANCHEZ, MARIO

OBJETIVO: Avaliar o interesse e conhecimento dos estudantes de Medicina da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em Salvador-BA, sobre o tema Queimaduras.
METODOLOGIA: Estudo transversal, observacional, baseado em entrevista semi-estruturada através da aplicaçao de um questionário contendo 15 perguntas, subdivididas nas áreas de Interesse e Conhecimento sobre Queimaduras. O questionário foi aplicado aos estudantes do 1º ao 8º semestre do curso de Medicina, da FTC, campus Salvador-BA, em agosto de 2014. A amostra foi composta por 10 alunos de cada semestre,escolhidos aleatoriamente, somando-se um total de 80 estudantes participantes.
RESULTADOS: Foram incluídos no estudo 80 alunos. Quando questionados quanto ao interesse sobre o tema Queimaduras, 81,25% mostraram-se interessados. Entretanto, a maior parte dos alunos classificou seu interesse como mediano (57,5%). A participaçao em eventos, que abordavam o tema, foi relativamente baixa (36,5%). Porém, 88,75% afirmaram desejo em receber mais informaçoes sobre o tema, corroborando o significativo índice de 82,5% de alunos que gostariam de participar do Curso Nacional de Normatizaçao no Atendimento ao Queimado (CNNAQ), oferecido pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). Apesar do interesse na capacitaçao, uma pequena quantidade de alunos deseja atuar profissionalmente no atendimento ao queimado (35,5%). Avaliando o conhecimento geral sobre o tema, 48,75% já foram apresentados ao tema em algum momento da grade curricular e 42,5% avaliam essa abordagem como ruim. Dos sete questionamentos específicos sobre o tema, o semestre que apresentou maior índice de acertos foi o quinto semestre, com 87,14% de acertos. Em contrapartida, o primeiro semestre apresentou o menor índice de acertos (57,14%). A média geral de acertos, incluindo todos os semestres, foi 76,25%.
CONCLUSAO:Diante do que foi apresentado, ratifica-se a relevância do estudo, uma vez que a abordagem do tema Queimaduras nas faculdades de Medicina nao condiz com o impacto desse agravo na sociedade, dado que as queimaduras estao entre as principais causas externas de morte registradas no Brasil. A deficiente abordagem do tema na grade curricular reflete no desinteresse dos futuros médicos em atuarem no atendimento ao Queimado. Contudo, percebe-se entre eles o interesse por mais informaçoes, posto que avaliam a abordagem do tema no período acadêmico ruim. Visando suprir essa deficiência, constata-se a necessidade de incentivo à participaçao em cursos, como o regido pela SBQ, além da melhor abordagem do tema na ementa curricular.

Descritores: estudantes de Medicina; queimaduras; interesse




MEDIDAS DE CONTROLE DE INFECÇAO POR ACINETOBACTER EM PACIENTES QUEIMADOS RELACIONADAS A REDUÇAO DE MORBIDADE E MORTALIDADE

ORDEM:
137

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

AUTORES: HENRIQUE, DANIELLE DE MENDONÇA; OLIVEIRA, FABRICIO DE SOUZA; SOUZA, ALEXSANDRO SANTOS; PAULA, LARISSA BENJAMIM; LUCIANO, RAFAELLA; SOARES, TATCHEN R. GARCIA

O paciente grande queimado é o mais suscetível a infecçoes, em decorrência de imunossupressao da imunossupressao decorrente da lesao térmica, a possibilidade de translocaçao bacteriana gastrintestinal e o uso inadequado de antimicrobianos. As infecçoes por Acinetobacter baumanni têm emergido como uma importante causa de infecçao da ferida em queimados, sendo responsável por 11% a 13% dos casos relatados em uma pesquisa em pacientes com infecçao da ferida por A. baumanni que 46% desenvolveram infecçao da corrente sanguínea e destes, 38% acabaram indo a óbito. Esse fato demonstra a importância de medidas de controle que diminuam os índices de morbimortalidade pela infecçao por acinetobacter no paciente queimado. A questao norteou esse estudo foi: De que forma as medidas de controle de infecçao por Acinetobacter em pacientes queimados contribuem para reduçao de sua morbimortalidade? O objeto deste estudo foi o rastreamento de medidas de controle de infecçao por Acinetobacter em pacientes queimados. Para alcançar esse objetivo realizou-se uma revisao integrativa, que identificou piblicaçoes acerca desta temática. Resultando numa discussao das principais medidas de controle de infecçao que vao desde a rotina de limpeza, rotina de rastreamento, precauçoes de contato e educaçao dos pacientes e profissionais.




METRONIDAZOL GEL 0,8% NO CONTROLE DO ODOR EM FERIDA ONCOLOGICA: UMA REVISAO INTEGRATIVA DE LITERATURA.

ORDEM:
138

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL UNIVERSITARIO ANTONIO PEDRO, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

AUTORES: DELPHIM, L.M.; BARRETO, V.P.M.; SANTANA, N.G.M.; PRADO, A.R.A.; FERREIRA, F.S.F.; CASTRO, M.C.F.

Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla, cujos objetivos sao: Identificar e analisar a produçao científica existente sobre a utilizaçao do metronidazol gel 0,8% como para o controle do odor em pacientes com feridas oncológicas. Foram definidas as seguintes bases de dados para busca: LILACS; Medline; PubMed; COCHRANE. Os descritores controlados (DeCS) sao: neoplasms, wounds e odors; os nao controlados sao: oncology, cancer e malodor. Após serem aplicados os critérios de inclusao e exclusao, a amostra final foi composta por 8 artigos. Apenas um estudo foi publicado em periódico nacional, os outros 7 tiveram publicaçao em periódicos internacionais. Apesar de muitos estudos citarem diversas coberturas indicadas com a finalidade de reduzir odor em feridas neoplásicas, o metronidazol é de fato aquela que mais se destaca, nao só pelo número de publicaçoes que o citam, como por conta do nível de evidência das pesquisas encontradas. O curativo realizado com metronidazol gel 0,8%, além de ser apresentado por quase todas as pesquisas, teve seu efeito comprovado na reduçao de odor em feridas neoplásicas por dois estudos com fortes níveis de evidência científica. Concluiu-se que, apesar de amplamente divulgado e utilizado na prática diária, poucos sao os estudos que possuem forte evidência científica que sedimentem o uso do metronidazol gel 0,8%. Pesquisas sobre esta temática devem ser estimuladas e realizadas, no intuito de embasar as açoes dos enfermeiros que cuidam de pessoas com este tipo de lesao.

Descritores: Enfermagem oncológica; curativos; metronidazol; neoplasias.




NIVEL DE ATIVIDADE FISICA E OBESIDADE EM ADULTOS VITIMAS DE QUEIMADURAS APOS ALTA HOSPITALAR

ORDEM:
139

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

AUTORES: TRELHA, CELITA S.; ITAKUSSU, EDNA Y.; VALENCIANO, PAOLA J.; MAANAMI, ELZA,H. T.; KUWAHARA, REINALDO, M; CARDOSO, LUCIENNE T. Q.; FUJISAWA, DIRCE S.

OBJETIVO: Analisar o nível de atividade física e o grau de obesidade em adultos vítimas de queimaduras após alta hospitalar do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Universitário de Londrina (CTQ/HU/UEL).
MÉTODOS: Estudo transversal realizado no período entre outubro de 2013 a junho de 2014 no Ambulatório do CTQ/HU/UEL com indivíduos entre 6 meses a 2 anos após alta hospitalar, com idade entre 20 a 59 anos. Foram coletados dados demográficos e antropométricos onde amassa corporal foi obtida em quilos (Kg) e a estatura em metros (m). O índice de massa corpórea (IMC) resultou do cálculo da divisao da massa corporal pelo quadrado da altura (Kg/m2). Para a avaliaçao do nível de atividade física foi aplicado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ-sf) durante o retorno ambulatorial. Foi realizada análise estatística descritiva por meio do programa Graph Pad Prism6.0. A normalidade dos dados foi realizada através do teste de Shapiro Wilk.
RESULTADOS: Foram avaliados 60 indivíduos vítimas de queimaduras, com predomínio do sexo masculino 36 (60%), mediana de idade de 41,5 (28,5 - 48) anos. Em relaçao ao IMC 24 indivíduos (40%) encontravam-se com peso normal, 2 (3%) abaixo do peso e 34 deles (57%) acima do peso; sendo 19 sobrepeso, 10 obesidade grau I e 5 grau II. Mesmo após o evento da queimadura, observou-se que 37 indivíduos (61%) retornaram as suas atividades físicas classificando-se entre ativos e muito ativos, 17 (29%) irregularmente ativos (A e B) e apenas 6 (10%) sedentários. A mediana de tempo de caminhada em minutos foi de 100 (10 - 227,5) minutos e a mediana de tempo de atividades moderadas foi de 120 (60 - 295) minutos.
CONCLUSAO: O estudo mostrou que apesar da maioria dos pacientes retornarem às atividades físicas, houve um predomínio de indivíduos com sobrepeso e até mesmo com obesidade grau I e II, sendo de fundamental importância o acompanhamento e orientaçoes quanto a saúde física, psicológica e até mesmo cuidados nutricionais desses indivíduos vítimas de queimadura após a alta hospitalar.




CRIANÇAS VITIMAS DE QUEIMADURAS ATENDIDAS EM UM AMBULATORIO NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

ORDEM:
140

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL UNIVERSITARIO DE SANTA MARIA

AUTORES: GRACIOLI, JOCELAINE CARDOSO; TIMM, ARLETE MARIA BRENTANO; CANTERLE, IRACIARA RAMOS ; DURGANTE, VANIA LUCIA

INTRODUÇAO: A queimadura é uma lesao causada por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos e constitui um dos principais tipos de acidentes infantis. As lesoes causadas por queimaduras recebem classificaçao conforme a profundidade da destruiçao tecidual1.
OBJETIVO: Relatar a experiência de atendimento à crianças vítimas de queimaduras em um Ambulatório no interior do RS.
RESULTADOS: Este relato trata-se de uma experiência da equipe de enfermagem que presta assistência as crianças com queimaduras, considerando os atendimentosentre o período de junho de 2013 e junhode 2014.O número de crianças atendidas nesse período foram 10. Destes a faixa etária variou de 01 a 04 anos, 06 (60%) eram do sexo masculino, 08(80%) moradores da zona urbana; quanto ao agente causal, em 07(70%) casos foi líquido super-aquecido (água, chá, café, leite), as áreas atingidas os membros superiores e o tronco representaram 80%, dado este que vem ao encontro da literatura consultada2. As queimaduras térmicas e por líquido escaldante atingem em sua maioria crianças menores de três anos, devido a falta de habilidade para avaliar os perigos, pela necessidade de explorar o ambiente e realizar descobertas 2. Quanto ao local, os estudos apontam que essas injúrias sofridas pelas crianças acontecem em suas casas, na grande maioria das vezes na cozinha3.
CONCLUSAO: Esses dados remetem a situaçao de vulnerabilidade das crianças, sendo necessário implementar campanhas de prevençao desta injúria junto as crianças, cuidadores, profissionais da saúde e a mídia em geral. Além disso, equipe multidisciplinar capacitada para atuar no momento da emergência, internaçao e pós alta. O atendimento das vítimas de queimaduras em qualquer dos momentos é fundamental para integralidade do cuidado, contemplando as necessidades sociais, econômicas e psicológicas. Referências:1 Batista LTO, Rodrigues FA, Vasconcelos JMB. Características clínicas e diagnósticos de enfermagem em crianças vítimas de queimadura. Rev Rene, Fortaleza, 2011 jan/mar; 12(1):158-65. 2 Millan, L.S.; et al. Estudo epidemiológico de queimaduras em crianças atendidas em hospital terciário na cidade de Sao Paulo. Rev Bras Cir Plást. 2012;27(4):611-5 3 Moraes, Érica Furtado. Percepçao de pais e pediatras quanto à prevençao de queimaduras na infância. Belo Horizonte, 2012.




O CUIDADO E HABILIDADE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM PACIENTES COM ULCERA POR PRESSAO

ORDEM:
141

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: CENTRO UNIVERSITARIO FRANCISCANO

AUTORES: DALCIN, M.L.; DALCIN, F. L.; SILVA, C. R.F.; ZAMBERLAN, C.; VIEIRA, F. C.; WEISSHEINER, A. S.; BITTENCOURT, A. D. N.

OBJETIVO: Ulcera por pressao sao lesoes cutâneas ou até mesmo de partes moles, superficiais ou profundas, da etiologia isquêmica, secundária ao crescimento de pressao externa, em grande maioria alojada sobre uma proeminência óssea (BLADES et al, 2004). Existem muitos fatores que contribuem para o desenvolvimento das UP, como fatores intrínsecos: pressao, cisalhamento, fricçao e fatores intrínsecos: estado geral, mobilidade reduzida, déficit neurológico, estado nutricional reduzido, peso corporal entre outros (DEALEY, 2008). Muitas vezes o surgimento da UP pode estar relacionado à má qualidade de cuidado e assistência de enfermagem e exige uma demanda de tempo e bens financeiros para o tratamento, principalmente quando a prevençao recebe menos atençao(ROCHA, 2007). Se for analisado o custo-benefício, a prevençao é melhor do que a cura. Além do custo aspectos psíquicos e sociais estao aderidos ao sofrimento do paciente e família (PARANHOS, 2003). O conhecimento relacionado com a prática dos profissionais de enfermagem devem andar juntos para que a reflexao e o cuidado tenham um resultado maior. O processo de pesquisa entre os profissionais enfermeiros obtém uma estratégia para a inserçao da enfermagem, gerando novos conhecimentos como um todo (FERNANDES, 2006).
MÉTODO: Trata-se de uma revisao bibliográfica da literatura. A busca dos dados foi realizada no mês de Agosto de 2014 em bases de dados online, livros, teses e dissertaçoes.
RESULTADOS: UP sempre gerou um problema para a equipe de enfermagem, em especial para o enfermeiro, pela incidência, prevalência de particularidades do tratamento, prolongando a internaçao e a mobilidade. Elevadas taxas de incidência e prevalência, morbidade e custos mostram que UP é uma séria complicaçao aos pacientes. Diante disso a enfermagem deve alcançar a qualidade da assistência em que a prática seja baseada em evidências. Destaca-se também a importância da equipe de saúde ter incentivo e ter educaçao permanente, que a equipe desenvolva inovaçoes na prevençao e proteçao ao paciente.
CONCLUSAO: A equipe de enfermagem precisa ter conhecimento e habilidade para prestar cuidado e assistência de forma eficiente e segura para o paciente.

REFERENCIAS

BLADES, L; DUARTE, I.S; CALIL, J.A; FERREIRA, LM. Avaliaçao Clínica e Epidemiológica das úlceras por pressao em pacientes internados no Hospital Sao Paulo. Rev. Assoc. Méd Bras. 2004;50(2):182-7.

DEALEY, C. cuidando de feridas: um guia para as enfermeiras. 3ed. Sao Paulo: Atheneu; 2008.

ROCHA, A.B.L; BARROS, M.O. Avaliaçao de risco de ulcera por pressao: propriedades de medida da versao em português da escala de Waterlow. Acta Paul Enferm. 2007;20(2):143-50.

PARANHOS, W.Y. Ulceras de pressao. In Jorge S.A, Dantas SRPE. Abordagem multiprofissional do tratamento de feridas. Sao Paulo: Atheneu; 2003. 287-98

FERNANDES, L.M. Efeitos de intervençoes educativas no conhecimento e práticas de profissionais de enfermagem e na incidência de ulcera de pressao em Centro de Terapia Intensiva Tese. Ribeirao Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto, Universidade de Sao Paulo; 2006.




O ROUND COMO FACILITADOR NA ATUAÇAO DA EQUIPE INTERDISCIPLINAR

ORDEM:
142

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS OSCAR PLAISANT - HOSPITAL FEDERAL DO ANDARAI - RJ

AUTORES: COELHO, FERNANDA B.

OBJETIVO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a relevância da passagem diária de casos (round) para o trabalho da equipe interdisciplinar do Centro de Tratamento de Queimados Oscar Plaisant do Hospital Federal do Andaraí. A equipe interdisciplinar do setor conta com médicos (cirurgioes plástico, pediatra, clínicos), residentes de cirurgia plástica, acadêmicos de medicina, enfermeiros,técnicos e auxiliares de enfermagem, assistente social, psicóloga, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeuta ocupacional, equipe de serviços gerais e agente administrativo. Todos esses profissionais interagem com o paciente e seus familiares direta ou indiretamente, trabalhando para seu reestabelecimento.Sendo assim, é de extrema importância que os diferentes profissionais do setor consigam interagir da melhor forma com os pacientes e seus familiares de forma contribuir mais plenamente para sua adaptaçao à internaçao e consequente recuperaçao. Neste ponto percebe-se o round como momento privilegiado para troca e reflexoes das informaçoes acerca do paciente internado.
MÉTODO: Foram observados empiricamente as interaçoes entre os diversos profissionais da equipe interdisciplinar durante o round diário e a relevância da troca de informaçoes sobre os pacientes entre estes profissionais. Os acréscimos relevantes durantes sua execuçao, a troca de informaçoes e as estratégias de atuaçao pensadas no round a partir da interaçao da equipe interdisciplinar.
RESULTADOS: Por meio da observaçao empírica e abordagem junto os profissionais da equipe interdisciplinar foi possível observar que devido às particularidades de suas especialidades e também devido à criaçao de vinculo e disponibilidade do paciente, cada profissional apreende e compreende um extrato do paciente e que ao trocar informaçoes, percepçoes e fatos entre os diferentes profissionais é possível ter um quadro mais completo sobre aquele paciente e seus familiares.
CONCLUSAO: Apesar dos profissionais interagirem durante toda sua prática, o momento do round é um facilitador dessa troca uma vez que organiza e sistematiza as últimas 24 horas do paciente e seu momento atual, fornecendo assim informaçoes de extrema importância para os profissionais da equipe e possibilitando a troca entre eles.




OS BENEFICIOS DO ADAPTIC COMO CURATIVO NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS: RELATO DE EXPERIENCIA

ORDEM:
144

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL MUNICIPAL SALGADO FILHO - RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL

AUTORES: PENA SIMONE BARRETO; FERREIRA FELIPE SOUZA; VASQUES KATIA; SILVEIRA ANA CAROLINA FERREIRA DA ; BALISTIERI ALINE SCHUTZ; BALISTIERI ALINE SCHUTZ; ANGELO ALEXANDRA MAURICIO; DOLORES VASQUES PALARES

INTRODUÇAO: O presente estudo avalia o tratamento da queimadura de segundo grau. Queimadura constitui trauma na pele que pode levar à destruiçao dos tecidos e vasos sanguíneos, causada por calor ou frio excessivo. Para um tratamento eficaz, temos como base uma boa escolha da cobertura da ferida. O ADAPTIC foi experimentado por se tratar de uma malha nao aderente.
OBJETIVOS: Demonstrar a aplicabilidade, eficácia e benefícios do ADAPTIC como cobertura cutânea, em uma paciente vítima de queimadura.
MÉTODO: ADAPTIC, uma cobertura primária constituída por uma malha de acetato de celulose impregnada com uma emulsao especialmente formulada à base de petrolato. É concebido para ajudar a proteger e ao mesmo tempo prevenir a aderência da cobertura ao leito ferida, a fim de minimizar a dor e o trauma na sua remoçao. a cobertura foi aplicada em um paciente vitima de acidente em domicílio.
RESULTADOS: Observamos uma evoluçao satisfatória com curto período de internaçao. É Indicado para proteger e ao mesmo tempo prevenir a aderência do curativo secundário ao leito da ferida. Diminui a dor e o trauma na remoçao do curativo. Foram realizadas 2 trocas com intervalo de 3 dias, trocando diariamente somente o curativo secundário. A superfície corporal queimada foi de 14% atingindo os membros inferiores.
CONCLUSAO: Com a utilizaçao ADAPTIC chegou-se ao resultado satisfatório no tratamento de feridas provocado por queimadura, a frequência de trocas do curativo foram diminuídas assim como melhoria da dor durante sua remoçao.




O ASPECTO PSICOLOGICO DE UM PACIENTE PEDIATRICO COM QUEIMADURA DE TERCEIRO GRAU EM HOSPITAL DE REFERENCIA NO AMAZONAS

ORDEM:
145

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE NILTON LINS, PRONTO SOCORRO DA CRIANÇA ZONA SUL

AUTORES: MOURA, TANIA; SILVA, MARIA C. S.; REGO, RODOLFO P.; BARROS, KALINE T.; CORREA, RENATA; SERRUYA, MERCEDES; BACKSMANN, HANNAH; ROQUE, ISABELA; PEREIRA, KARINE

OBJETIVO: Reconhecer e identificar os aspectos psicológicos de um paciente em tratamento de queimaduras de terceiro grau internado em enfermaria de queimaduras de hospital referência no Amazonas.
RELATO: Paciente do sexo masculino, 7 anos, vítima de queimaduras III grau em regiao anterior do tórax causada por combustao de óleo diesel, com SCQ de 10%, proveniente do interior do Estado. Deu entrada no pronto socorro estabilizado pela equipe do SAMU, lucido e orientado em tempo espaço, com regular estado geral e funçoes fisiológicas presentes. Realizou limpeza cirúrgica e posterior enxertia. Permaneceu internado durante vinte e cinco dias na unidade. Durante consultas com psicólogo, observou-se sua preocupaçao com as cicatrizes que permaneceriam durante sua vida e com o tempo de permanência intra-hospitalar por nao estar em sua cidade e seus familiares nao poderem trabalhar, além de perder aula e preocupar-se com limitaçoes futuras decorrentes da queimadura. Apesar disso, demonstrava-se otimista com o tratamento, com humor esperado para a situaçao. Sem sinais de depressao ou transtornos pós-traumáticos.
CONCLUSAO: Uma das principais causas de queimaduras graves em pacientes no interior do Amazonas advém do uso de substâncias inflamáveis por serem muito usadas como combustível de motores de pequenas embarcaçoes. Sequelas desse tipo de agravo costumam cursar com deformidades para toda a vida o que acarreta em alteraçoes psicológicas nao apenas em ambiente hospitalar como pós-hospitalar. Assim, o acompanhamento com equipe de psicólogos é tao importante quanto o devido tratamento médico.

Descritores: psicologia, queimadura, Amazonas, pediatria




PACIENTE GRANDE QUEIMADO ATENDIDO EM UM PRONTO ATENDIMENTO: RELATO DE CASO

ORDEM:
146

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: FACULDADE DE CIENCIAS MÉDICAS E DA SAUDE DE JUIZ DE FORA - SUPREMA

AUTORES: LIMA, JT; CARVALHO, LS; ALMEIDA, EB

OBJETIVOS: Descrever e analisar o atendimento a um paciente grande queimado.
RELATO DE CASO: Paciente, 45 anos, sexo feminino, atendida no pronto atendimento (PA) de um hospital de ensino da cidade de Juiz de Fora - MG Brasil. Foi trazida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) após tentativa de alto extermínio, com histórico de depressao e tentativas anteriores. Chegou em uso de prótese ventilatória, com queimadura em regiao de face, tórax, abdome, membros superiores (MMSS), virilha, regiao inguinal e coxa. A avaliaçao médica identificou a área de Superfície Corporal Queimada (SCQ) igual a 60% e queimadura de 2º grau. Realizado curativo com gaze vasilinada mantendo procedimento estéril, instituído o uso da soluçao ringer com lactato aquecido e sedaçao. A paciente evoluiu hemodinamicamente instável, com quadro de oligúria e hipotermia. Realizado exames de imagem e laboratoriais. Encaminhada posteriormente a sua estabilizaçao ao Centro de Terapia Intensiva (CTI) local. O caso traz à luz a discussao sobre o conhecimento acerca do atendimento ao grande queimado em um PA e os aspectos emocionais que envolvem a relaçao entre a equipe e o paciente, assim como as experiências e expectativas vivenciadas por eles na visao do residente de enfermagem.
CONCLUSAO: Em uma situaçao complexa como foi o atendimento a um grande queimado e vítima de auto-extermínio, evidenciou-se que a equipe se mostrou mobilizada durante todo o atendimento. Apesar de nao ser uma unidade de referência para pacientes queimados, o atendimento multiprofissional contribuiu para a formaçao do residente.




PERFIL SOCIODEMOGRAFICO, DE SAUDE E CLINICO DA LESAO EM PORTADORES DE ULCERAS VENOSAS ATENDIDOS NO NUCLEO INTERDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DE FERIDAS DA UESB

ORDEM:
147

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA, INSTITUTO DE PESQUISA ENERGÉTICAS E NUCLEARES-(IPEN)

AUTORES: AZOUBEL, ROBERTA; LUGAO, ADEMAR B.; TORRES, GILSON V.; OLIVEIRA, MARIA J. A.; ALCANTARA, MARA T.; GOMES, FABIANO V.; SANTOS, TIAGO C.; CRUZ, MARINES M.

OBJETIVO: Traçar o perfil sociodemográfico, de saúde e clínico da lesao em portadores de úlceras venosas atendidos na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
METODOLOGIA: Estudo descritivo, observacional do tipo transversal. Realizado no município de Jequié, no estado da Bahia, Brasil. A coleta foi realizada no Projeto de Extensao continuada "Núcleo Interdisciplinar no Tratamento de Feridas da UESB" que atende a comunidade local e cidades circunvizinhas desde 2005, sendo referência na regiao, tem como parceiro o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-USP). A coleta de dados foi realizada através de um instrumento utilizado para avaliaçao baseada nas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular (SBCV), adaptada para o estudo. As variáveis estudadas foram faixa etária, sexo, escolaridade, renda, atividade laboral, tabagismo, etilismo, tempo da úlcera e localizaçao. A amostra foi composta por 67 indivíduos. Para análise dos dados, estes foram inicialmente digitados em um software estatístico e a análise foi descritiva. Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UESB, sob Protocolo no 059/2007.
RESULTADOS: Quanto ao perfil sociodemográfico: 35 (52,2%) eram do sexo masculino e 32 (47,8%) do sexo feminino. A média de idade foi de 63,9 (+ 11,3), 67,2% com idade igual ou superior a 60 anos, 92,5% estudaram até o ensino fundamental, 59,7% nao possuíam renda, 83,6% encontravam-se sem nenhum tipo de atividade laboral. Quanto ao perfil de saúde e clínico: apenas 1,5% era tabagista, 3% eram etilistas, 44,7% tinham a lesao por mais de um ano e em apenas 1,5% a úlcera venosa se encontrava bilateralmente nos membros inferiores.
CONCLUSAO: Por meio desse estudo pode-se conhecer o perfil da populaçao atendida na regiao de Jequié, o que facilita a adoçao de novas diretrizes no tratamento desses indivíduos. Através desses dados, o profissional de saúde pode se nortear para sistematizar a assistência com maiores chances de sucesso na cicatrizaçao dessas feridas, reduzindo o tempo de tratamento e os gastos institucionais, estimulando o retorno do indivíduo as suas atividades laborais precocemente.

Descritores: perfil epidemiológico, úlcera varicosa, perfil de saúde, perfil de impacto da doença.




PREVALENCIA DAS BACTÉRIAS CAUSADORAS DE INFECÇAO EM PACIENTES QUEIMADOS INTERNADOS: UM ESTUDO DE REVISAO

ORDEM:
148

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: AUTORES: FRANCIELE T.; GILIANE F. L.; JULIANO T.

INTRODUÇAO: As queimaduras interferem no sistema imune, alterando a hematopoiese e suprimindo a resposta imune o que contribui para o desenvolvimento de infecçoes secundárias e a sepse, resultando em altas taxas de morbimortalidade.
OBJETIVO: Demonstrar a prevalência das bactérias causadoras de infecçao em pacientes queimados internados, de acordo com artigos publicados na Revista Brasileira de Queimaduras e na biblioteca digital Pubmed entre janeiro de 2009 a janeiro de 2014.
METODOLOGIA: Revisao de literatura contendo artigos publicados no período de janeiro de 2009 a janeiro de 2014 nas bases de dados da Revista Brasileira de Queimaduras e Biblioteca digital Pubmed. - Foram encontrados 28 artigos no total, sendo dois artigos na Revista Brasileira de Queimaduras e quatorze na biblioteca digital Pubmed.-Os limites utilizados no trabalho foram: "Burned patients", "bacteria", "infection", "germs", infecçao, queimaduras.
RESULTADOS: Quando há infecçao, os organismos responsáveis sao bactérias multirresistentes a antibióticos adquiridas no hospital, exigindo tratamento com antibióticos de largo espectro, sendo que os principais microrganismos implicados nesse tipo de infecçao incluem: Staphylococcus aureus; enterococos; estreptococo β-hemolítico do grupo A; assim como bastonetes gram-negativos, como Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli.
CONCLUSAO: As queimaduras, ao induzir imunossupressao, obscurecem o prognóstico do paciente. As principais bactérias encontradas em infecçoes de pacientes queimados internados em hospitais foram: Staphylococcus aureus, enterococos, estreptococo β-hemolítico do grupo A e bastonetes gram-negativos, como Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli, sendo elas adquiridas no hospital e multi-resistentes a antibióticos. Em consequência disso, há um aumento da morbimortalidade, do tempo de internaçao e dos custos de tratamento dos pacientes queimados.




PRINCIPAIS MICROORGANISMOS CAUSADORES DE INFECÇAO NA ULCERA DE PERNA: UMA REVISAO INTEGRATIVA

ORDEM:
149

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

AUTORES: ABREU, ALCIONE M.; CORTES, THAMILIS S; SOUZA, JOSIANE; CRUZ, KHAEL PS; LUZIA, JORGE R A; RAMOS JANAINA TR; ROSA, VALERIA C C; ROSA, ANGELICA C

OBJETIVOS: Destacar os principais microorganismos causadores da infecçao no leito das úlceras de perna e os fatores que podem contribuir para o aumento desta infecçao.
METODOLOGIA: Trata-se de uma Revisao Integrativa, que pode ser definida como uma metodologia que proporciona a síntese do conhecimento e a incorporaçao da aplicabilidade de Resultados de estudos significativos na prática. A coleta dos dados foi realizada em agosto de 2014 nas bases de dados MEDLINE (Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica ou Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. A busca foi realizada com o operador boleano AND utilizando-se os descritores em inglês e português: Bacterial infections and varicose ulcer; leg ulcer and infection and nursing; Microorganismos and úlcera venosa. Os critérios de inclusao utilizados foram: apresentar texto na íntegra disponível online, no idioma inglês, espanhol ou português, com ano de publicaçao entre 2004 e 2014. Foram excluídos os trabalhos que, após terem seus títulos e resumos analisados, apresentavam especificidades temáticas nao relacionadas à questao proposta neste trabalho.
RESULTADOS: Foram encontrados inicialmente 128 artigos, após a submissao destes aos critérios de inclusao e exclusao totalizou-se ao final 29 artigos. As úlceras venosas crônicas sao contaminadas pelos microorganismos presentes em sua grande maioria na flora residente da pele do próprio paciente. Os microorganismos encontrados na revisao foram: Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus aureus, Estreptococos alfa hemolíticos, Corynebacterium sp, Família Enterobacteriaceae, Escherichia coli, Klebsiella Sp, Proteus Sp, Acinetobacter Sp. Ressalta-se também que mesmo estando presentes em todas as feridas crônicas, os microrganismos nao interferem na cicatrizaçao mesmo quando se encontram no leito da ferida; sendo assim, um dos fatores determinantes para que ocorra a infecçao é o desequilíbrio na interaçao com o hospedeiro em favor do microrganismo e nao a mera presença deste na úlcera de perna. Destacou-se que a manutençao do curativo secundário (saturado) ou seja com muita umidade, propicia um meio para a proliferaçao bacteriana, ocasionando a infecçao na úlcera.
CONCLUSAO: Mediante ao levantamento realizado, podese concluir que há um significativo número de artigos publicados referentes a essa temática. A avaliaçao clínica e microbiológica das úlceras crônicas pode detectar precocemente o processo de infecçao no leito da ferida.




QUANTIFICAÇAO DE COLAGENO NO TRATAMENTO DE FERIDAS POR QUEIMADURAS DE 3º GRAU EM MODELOS EXPERIMENTAIS TRATADOS COM LASER

ORDEM:
150

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS

AUTORES: FANTINATI, ADRIANA M.M.; SANTOS, BRUNO F.; FANTINATI, MARCELO S.; REIS, JULIANA C.O.; MEDONÇA, DIEGO E.O.; ARAUJO, LORRANE C.; BARBOSA, DEYSE A.; LINO JUNIOR, RUY S.

OBJETIVOS: Analisar a influência do laser cicatrizaçao de feridas por queimaduras através da quantificaçao de colágeno em modelos experimentais.
METODOLOGIA: A realizaçao deste projeto obedeceu às normas estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Ciências em Animais de Laboratório e foi submetido e aprovado sob o protocolo nº 007/12 pela Comissao de Ética no Uso de Animais/CEUA-PRPPGUFG. Trata-se de um estudo de delineamento experimental com uma amostra de 30 ratos, sendo que 15 pertenciam ao grupo controle (GC) e 15 ao grupo tratado com laser (GT), sendo de baixa potência LASERMED 4098® com emissor GaAlAs MOCVD 650 nm 12 mW (classe 3b) continuo, com dosagem energética de 3 J/cm² até o sétimo dia e 6 J/cm² nos dias restantes, em dias alternados durante o período experimental proposto. Os animais foram anestesiados utilizando medicaçao Ketamina 10% e Xilazina 2% intraperitoneal, soluçao 0,01ml/g e submetidos a queimadura por escaldo com água quente acima de 96°C por 14 segundos para induçao de queimaduras de 3° grau. Nos dias experimentais propostos, isto é, aos14, 21 e 30 dias após a induçao da lesao, cinco animais de cada subgrupo foram eutanasiados para a quantificaçao do colágeno através do software Image J® versao 1.3.1. A análise estatística dos dados foi realizada por meio do programa Sigma Stat. Todas as variáveis foram testadas utilizando o valor da mediana com o teste Mann Whitney. Em casos em que a distribuiçao nao foi normal ou que a variância nao foi homogênea foram utilizados testes nao paramétricos. As diferenças observadas foram consideradas significantes quando p<0,05.
RESULTADOS: No GC a quantificaçao de colágeno foi de 10,169% no 14° dia; 10,277% no 21° dia e 10,236 %no 30° dia. No GT a quantificaçao de colágeno foi de 12,461% no 14° dia; 12,897% no 21° dia e 13,474% no 30° dia. Ao se comparar as feridas dos animais lesados em relaçao aos dias experimentais propostos, observou-se no GT houve maior quantificaçao de colágeno no local da ferida, sendo estatisticamente significatico (p<0,001).
CONCLUSAO: A utilizaçao do laser na cicatrizaçao de feridas por queimaduras interferiu no aumento da quantidade de colágeno na regiao da ferida, demonstrando ser um recurso que pode interferir de forma favorável na restauraçao da integridade tecidual.

Descritores: Cicatrizaçao. Colágeno. Queimaduras. Terapia a laser.

© 2024 Todos os Direitos Reservados