151
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

Congresso Brasileiro de Queimaduras, tchê!

Brazilian Congress of Burns, "tchê"!

Maurício José Lopes Pereima

Mais uma vez, estamos reunidos no maior evento de nossa Sociedade, na belíssima infraestrutura do SERRANO RESORT CONVENÇOES E SPA, na busca incansável por novos conhecimentos, no compartilhamento de condutas, rotinas e procedimentos e também no aperfeiçoamento técnico e profissional de todos os profissionais ligados à queimadura. Desta vez, em Gramado, uma cidade marcada por muitas belezas e possuidora de riquezas naturais, e considerada o maior polo turístico do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Brasil. É um centro de grandes eventos, que recebe, há mais de 40 anos, o Festival Brasileiro e Latino de Cinema e atrai milhoes de pessoas para o Natal Luz.

A comunidade de cuidadores de queimados gaúchos, como nao poderia deixar de ser, além de todos os aspectos educacionais e formativos do nosso Congresso, se esmerou na programaçao social e cultural, típica de um povo que tem tantas raízes em nosso País, para permitir, mais uma vez, um congraçamento de todos, rever amigos, conversar, rir, e, é claro, desfrutar das belezas naturais, apreciar a arquitetura e gastronomia germânica e degustar uma das melhores viniculturas do Brasil, premiada inclusive internacionalmente diversas vezes.

No curso pré-Congresso, destaques para o III Simpósio Internacional Wound Care, coordenado por Dilmar Francisco Leonardi (SC), Marco Aurélio Leiros da Silva (RJ) e Mauricio Pereima; o Curso Nacional de Normatizaçao de Atendimento ao Queimado - CNNAQ, coordenado por Dimitri Cardoso Dimatos (SC); o Curso de Fisioterapia e Qualidade de Vida no Paciente Queimado, coordenado por Juliano Tibola (SC), Luis Guilherme Guedes de Araujo (RJ) e Maria Monica Sarto Piccolo (GO) e o Curso Teórico/Prático de Enfermagem em Queimaduras Atualizaçao no Cuidado de Queimados: Uma Abordagem da Enfermagem, coordenado por Mara Blanck (RJ), Rubia Carneiro (RJ), Wania Vianna (RJ) e Danielle de Mendonça Henrique (RJ).

Durante o Congresso, convidados internacionais, mesas-redondas, conferências, temas livres e simpósios satélites organizados pelos patrocinadores oficiais abordam todos os temas referentes à queimadura, iniciando por estratégias de prevençao, com as liçoes aprendidas no recente incêndio da Boate Kiss em Santa Maria, diagnóstico, tratamento e reabilitaçao e qualidade de vida das queimaduras, com enfoque específico na utilizaçao de novas tecnologias, também para o tratamento de sequelas.

Nos destaques da programaçao sociocultural, o Momento de Sensibilizaçao IX CBQ, o esperado Grande Desfile de Natal Luz de Gramado e o Espetáculo do Natal Luz! Tudo isso com uma diversidade de bares, restaurantes, cafés e uma vida noturna para todos os gostos. Além disso, passear por Gramado significa conhecer pessoalmente alguns dos mais belos cartoes postais do sul do país. Dos pórticos às igrejas, da Rua Coberta ao Palácio dos Festivais, dos Museus às Praças. Tudo em Gramado é motivo para uma visita, uma foto, um ponto de encontro para uma conversa tranquila. Gramado é uma cidade pequena, mas atrevida. Nao se contenta em esperar pela neve e está sempre inventando algo novo para encantar os visitantes.

Nossos cumprimentos, agradecimentos e reconhecimento ao querido e incansável amigo Francisco Lopes Moreira Tostes, o Presidente do IX CBQ, na foto ao lado (Figura 1).


Figura 1 - Francisco Lopes Moreira Tostes, presidente do IX Congresso Brasileiro de Queimaduras.



Bom Congresso a todos!

Maurício José Lopes Pereima
Editor

© 2021 Todos os Direitos Reservados