7651
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Artigo Original

Importância da fisioterapia na reabilitação do paciente queimado

Importance of physical therapy in the rehabilitation of the burned patient

Cintia Monique Lima Santana1; Cibele Figueiredo de Brito2; Aida Carla Santana de Melo Costa3

RESUMO

OBJETIVO: Analisar a importância da fisioterapia na reabilitaçao de pacientes com queimaduras, por meio da aplicaçao de um protocolo de avaliaçao antes e após a fisioterapia, com os pacientes do Hospital de Emergência de Sergipe (HUSE), na cidade de Aracaju, SE, de março a maio de 2012.
MÉTODO: Estudo de intervençao e de campo, com a natureza qualitativa e quantitativa, realizada na Unidade e Terapia de Queimados do HUSE. A amostra foi composta por 30 voluntários. Analisamos o aspecto dor de reparo cicatricial, agente causador, edema, grau e extensao da queimadura, a força muscular e a amplitude de movimento antes e depois de 10 sessoes de fisioterapia.
RESULTADOS: Foi encontrada prevalência de queimaduras entre 18 e 59,9 anos e, quanto à área queimada, obteve-se em maior medida na faixa etária de 1 a 5,9 anos e o tempo médio de internaçao foi de 24,84 dias. Houve predomínio de queimadura de 2º grau. Evidenciou-se que, antes da fisioterapia, a fase predominante foi a inflamatória e, após a prática de fisioterapia, foi a de remodelaçao. O edema regrediu em todos os pacientes após a terapia. Houve aumento significativo em todas as variáveis estudadas.
CONCLUSOES: Os parâmetros clínicos comparados, antes e após a fisioterapia, apresentaram valor preditivo significativo para todas as variáveis, confirmando a importância deste serviço na reabilitaçao.

Palavras-chave: Fisioterapia. Reabilitação. Queimaduras.

ABSTRACT

OBJECTIVE: To analyze the importance of physiotherapy in rehabilitation of burn patients, through the application of an assessment protocol before and after physical therapy, patients in the Hospital Emergency Sergipe (HUSE), city of Aracaju-SE, between March to May 2012.
METHODS: This was a study is intervention and field, with qualitative and quantitative nature, conducted in the Burn Unit of HUSE. The sample consisted of 30 volunteers. We analyzed the pain aspect of scar repair, causative agent, edema, degree and extent of the burn, muscle strength and range of motion. before and after 10 sessions of physiotherapy.
RESULTS: We found a prevalence of burns aged 18 to 59.9 years, as the burned area, we obtained a greater extent in the age group of 1 to 5.9 years, compared to the length of hospital stay was of 24.84 days. There was a predominance of 2nd degree burn. It was evident that before Physiotherapy phase was the predominant inflammatory and thereafter, the remodeling. In all patients there was no swelling after physiotherapy. A significant increase ranges of motion in all variables.
CONCLUSIONS: The clinical parameters compared before and after the submission of the physical therapy patients showed a significant predictive value for all variables, confirming the importance of this service in rehabilitation.

Keywords: Physical therapy specialty. Rehabilitation. Burns.

Queimaduras sao lesoes traumáticas causadas por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos, causando destruiçao parcial ou total da pele e seus anexos, podendo atingir camadas mais profundas, como do tecido celular subcutâneo, músculos, tendoes e ossos1.

As queimaduras podem resultar em deformidades graves, deficiências limitantes e reaçoes psicológicas adversas, com repercussoes sociais que afetam os pacientes e seus familiares, sendo classificadas quanto à profundidade de primeiro a quarto grau2.

Outro aspecto avaliado foi a cicatrizaçao, processo pelo qual um tecido lesado é substituído por tecido conjuntivo vascularizado3. A cicatrizaçao ocorre em três momentos, sendo considerada inicialmente a fase inflamatória, proliferativa e reparadora4- 6. A intervençao fisioterapêutica, nesse tipo de lesao, é de extrema importância, no que se refere à diminuiçao das sequelas deixadas pela lesao, na reabilitaçao, nao só física, mas também psicológica, do indivíduo na sociedade. As metas para o tratamento fisioterapêutico sao: promover reduçao do edema e quadro álgico; manter a amplitude de movimento; impedir complicaçoes ou reduzir as contraturas cicatriciais; impedir complicaçoes pulmonares; promover total independência na deambulaçao e nas atividades do dia-a-dia; e melhorar a resistência cardiovascular.

O objetivo deste estudo foi analisar a importância da fisioterapia na reabilitaçao do paciente queimado, comparar os parâmetros clínicos antes e após a submissao dos pacientes ao tratamento fisioterapêutico e verificar a adesao da fisioterapia no serviço de queimados da unidade hospitalar estudada.


MÉTODO

Foi realizado um estudo de intervençao e de campo, com natureza qualitativa e quantitativa, sendo a amostra constituída por 30 voluntários da Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital de Emergência de Sergipe (UTQ-HUSE), na cidade de Aracaju, SE, no período de março a maio de 2012.

Foram excluídos da pesquisa pacientes que tivessem sido submetidos a procedimento de enxertia há menos de uma semana ou que apresentassem instabilidade clínica e/ou hemodinâmica que contraindicasse a fisioterapia. Foi previamente elaborado um questionário antes e após a submissao do tratamento fisioterapêutico (Apêndice 1).

O projeto foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Tiradentes, sob protocolo de número 220412.

A tabulaçao de dados e tabelas foi confeccionada pelo Excel 2010, e os gráficos e a estatística pelo GraphPad Prim 5.0. Foram utilizados os testes: Kolmogorov-Smirnov, t-Student, Wilcoxon, Marched Pairs, Anova One Way com pós-teste de Tukey, considerando nível de significância de 95%.


RESULTADOS

A Figura 1 demonstra a prevalência de queimaduras na faixa etária de 18-59,9 anos (50%), seguida de 1-5,9 anos (34%). Quanto à área queimada, obteve-se maior extensao na faixa etária de 1-5,9 anos (42,25%), seguida de 18-59,9 anos (39,6%). Em relaçao ao tempo de internaçao hospitalar, a maior média foi encontrada na faixa etária de 18-59,9 anos, com 24,84 dias.


Figura 1 - Prevalência por idade e área de queimadura (%), segundo a Associaçao Brasileira de Pediatria; regra dos nove (%) e tempo de internaçao (dias), em grupos de idade, adultos e crianças, de pacientes internados por queimaduras e submetidos a tratamento fisioterapêutico



Na Figura 2, nota-se que houve predominância da queimadura de 2º grau em relaçao aos demais graus de queimadura, nao havendo, no estudo, nenhum caso de queimadura de 1º grau.


Figura 2 - Comparaçao do grau de lesao em pacientes, adultos e crianças, internados por queimaduras e submetidos a tratamento fisioterapêutico. *p< 0,05; ***p< 0,001 em valor do teste ANOVA ONE WAY com pós-teste Tukey para comparaçao em amostras nao-pareadas, antes e depois de tratados. O quantitativo de pacientes avaliados pelos graus de queimadura observados pelas faixas etárias foi de média e desvio-padrao de 0±0 para grau 1; 8,33±4 para grau 2; 2,33±3,23 para grau 3; e 1±1,73 para grau 4.


A Figura 3 evidencia que, previamente ao tratamento fisioterapêutico, a fase predominante da lesao foi a inflamatória, seguida da proliferativa. No entanto, após a terapêutica, a fase mais evidenciada foi a de remodelaçao, indicando um processo de reparaçao tecidual.


Figura 3 - Comparaçao das características de lesao pela aparência da inflamaçao, antes e depois, em pacientes, adultos e crianças, internados por queimaduras e submetidos a tratamento fisioterapêutico.



Na Tabela 1, verifica-se a presença de edema local à lesao antes do tratamento fisioterapêutico em todos os pacientes avaliados, tanto em crianças quanto em adultos, ao contrário da avaliaçao após as sessoes de fisioterapia, em que nao se observou edema.




Na Tabela 2, quanto à avaliaçao do eixo corporal, verificase que houve aumento da amplitude de movimento tanto na flexao quanto na extensao da coluna cervical e lombar. Esse aumento foi significativo quando observada a ADM lombar.




A Tabela 3 apresenta a avaliaçao da amplitude de movimento de extensao, flexao e abduçao do ombro, bem como flexao do cotovelo, flexao do punho, flexao do joelho, flexao dorsal e plantar do tornozelo antes e após o tratamento fisioterapêutico, demonstrando diferença estatisticamente significativa para os movimentos de extensao e flexao do ombro, flexao dorsal e plantar do tornozelo após início da fisioterapia.




DISCUSSAO

O predomínio do gênero masculino foi observado e pode estar relacionado, provavelmente, com as diferenças de comportamento de cada sexo e com fatores culturais que determinam maior liberdade aos meninos e, em contrapartida, maior vigilância das meninas. As diferentes atividades desenvolvidas também justificam os percentuais encontrados, estando os meninos mais expostos por exercerem atividades de maior risco7-11. Isso corrobora os resultados encontrados nessa pesquisa, com prevalência do gênero masculino.

A idade é considerada um fator de risco para as causas acidentais. De modo geral, crianças menores sofrem mais queimaduras, afogamentos, quedas e intoxicaçoes; as maiores sofrem mais atropelamentos e quedas de bicicletas; adolescentes estao mais sujeitos a afogamentos, traumas no trânsito e lesoes por armas de fogo. A incidência maior de queimaduras em menores de um ano possivelmente está associada às características do desenvolvimento da criança nessa fase, cuja curiosidade, imaturidade e incoordenaçao motora a colocam em situaçoes de perigo. Além dessas características, o fácil acesso à cozinha e a supervisao inadequada podem contribuir para a ocorrência12-14.

É comum existirem vários tipos associados de profundidade na queimadura, sendo esse fato constatado em nosso estudo onde a maioria dos internamentos deu-se por queimadura de 2° grau, seguida pela de 2° e 3° graus associados. Um estudo realizado em Londrina (PR), no ano de 2001, em menores de 15 anos de idade, atendidos nos serviços de emergência e internaçao, com um total de 182 casos, revelou que 158 (86,8%) foram atendidos e liberados no pronto-socorro, enquanto 12,6% necessitaram de internaçao. A explicaçao para essa divergência de resultados poderia ser o fato de que a coleta de dados para o estudo ocorreu dentro de uma unidade específica para o tratamento de vítimas de queimaduras15.

Em outro estudo16, observou-se que a média de internaçao hospitalar foi de 16,32 ± 18,97 dias, o que ratifica outros trabalhos17- 19, concluindo-se que a média de tempo de internaçao foi de 10 a 20 dias. Comparando essas citaçoes com o estudo feito nesta pesquisa, em relaçao ao tempo de internaçao hospitalar, a maior média foi encontrada na faixa etária de 18-59,9 anos com 24,84 dias, contrariando outras pesquisas20-25.

Vários estudos26-28 relatam a importância da flexibilidade como promotor de melhor eficiência do movimento. Alguns trabalhos comparam o grau de flexibilidade entre gêneros e diferentes faixas etárias, já outros verificam a influência da frequência e a quantidade de manobras de alongamento para aperfeiçoar o ganho de flexibilidade; porém, nenhum estudo avaliou um protocolo de exercícios para promover maior flexibilidade em vítima de queimadura. A partir dessa citaçao, demonstrando que a capacidade do músculo produzir força depende da ADM, confirmou-se, com esses resultados, que houve aumento da ADM e da força muscular quando comparados os momentos antes e após o tratamento fisioterapêutico.


CONCLUSAO

A fisioterapia é de extrema importância na reabilitaçao do paciente queimado, restabelecendo sua funcionalidade, no que se refere à prevençao e/ou diminuiçao das sequelas físicas e motoras que podem ocorrer devido à lesao. Com este estudo, foi possível observar evoluçao satisfatória por meio do ganho de ADM, bem como da força muscular, melhorando a reabilitaçao nao só física, mas também psicológica do indivíduo.

Os parâmetros clínicos comparados antes e após a submissao dos pacientes ao tratamento fisioterapêutico apresentaram valor preditivo significativo em todas as variáveis, ratificando a importância desse serviço na reabilitaçao. Além disso, pode-se verificar a adesao da fisioterapia no serviço de queimados da unidade hospitalar estudada, sendo notória a atuaçao interdisciplinar.


REFERENCIAS

1. Serra MCVF, Gomes DR, Crisostomo MR. Fisiologia e fisiopatologia. In: Lima Junior EM, ed. Tratado de queimaduras: Sao Paulo: Atheneu; 2004. p.37-42.

2. Gomes RD, Serra MCVF, Pellon MA. Queimaduras. Rio de Janeiro: Revinter;1995.

3. Brasileiro Filho GB. Patologia geral. 6a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan;2000.

4. Stanley MJ, Richard RL. Queimaduras. In: O'Sullivan SB, Schmitz TJ, eds. Fisioterapia: avaliaçao e tratamento. 4ª ed. Sao Paulo: Manole; 2004. p.845-71.

5. Santos VLCG. Avanços tecnológicos no tratamento de feridas e algumas aplicaçoes em domicílio. In: Duarte YAO, Diogo MJD, eds. Atendimento domiciliar: um enfoque gerontológico. Sao Paulo: Atheneu;2000. p.265-306.

6. Abreu ES, Marques ME. Histologia da pele normal. In: Jorge AS, Dantas SRPE, eds. Abordagem multiprofissional para o tratamento de feridas. Sao Paulo: Atheneu;2003. p.17-29.

7. Azulay RD, Azulay DR. Dermatologia. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan;2006.

8. Costa DM, Abrantes MM, Lamounier JA, Lemos AT. Estudo descritivo de queimaduras em crianças e adolescentes. J Pediatr (Rio J). 1999;75(3):181-6.

9. Coutinho BBA, Balbuena MB, Anbar RA, Anbar RA, Almeida KG, Almeida PYNG, et al. Perfil epidemiológico de pacientes internados na enfermaria de queimados da Associaçao Beneficente de Campo Grande Santa Casa/ MS. Rev Bras Queimaduras. 2010;9(2):50-3.

10. Gaspar VLV, Lamounier JA, Cunha FM, Gaspar JC. Fatores relacionados a hospitalizaçoes por injúrias em crianças e adolescentes. J Pediatr (Rio J). 2004;80(6):447-52.

11. Harada MJCS, Botta MLG, Kobata CM, Szauter IH, Dutra G, Dias EC. Epidemiologia em crianças hospitalizadas por acidentes. Folha Med. 2000;119:43-7.

12. Michie HR, Sherman ML, Spriggs DR, Rounds J, Christie M, Wilmore DW. Chronic TNF infusion causes anorexia but not accelerated nitrogen loss. Ann Surg. 1989;209(1):19-24.

13. UNICEF Innocenti Research Center. A league table of child deaths by injury in rich nations. Florence, Italy; UNICEF; 2001. (Innocenti Report Card No 2) [cited 2007 Jun 12]. Disponível em: http://www.unicef-irc.org/publications/pdf/repcard2e.pdf

14. Blank D. Segurança no trânsito. In: Manual de acidentes e intoxicaçoes na infância e adolescência. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pediatria; Shering-Plogh;1994. p.32-8.

15. Martins CBG, Andrade SM. Queimaduras em crianças e adolescentes: análise da morbidade hospitalar e mortalidade. Acta Paul Enferm. 2007;20(4):464-9.

16. Daissie LTD, Alves EONM. Centro de tratamento de queimados: perfil epidemiológico de crianças internadas em um hospital escola. Rev Bras Queimaduras. 2011;10(1):10-4.

17 Costa DM, Abrantes MM, Lamounier JA, Lemos ATO. Estudo descritivo de queimaduras em crianças e adolescentes. J Pediatr. 1999;75(3):181-6.

18. Reis IF, Moreira CA, Costa ACSM. Estudo epidemiológico de pacientes internados na unidade de tratamento de queimados do hospital de urgência de Sergipe. Rev Bras Queimaduras. 2011;10(4):114-8.

19. Oliveira FPS, Ferreira EAP, Carmona SS. Crianças e adolescentes vítimas de queimaduras: caracterizaçao de situaçoes de risco ao desenvolvimento. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum. 2009;19(1):19- 34.

20. Ho WS, Ying SY, Chan HH. A study of burn injuries in the elderly in a regional burn centre. Burns. 2001;27(4):382-5.

21. Sheridan RL, Schnitzer JJ. Management of the high-risk pediatric burn patient. J Pediatr Surg. 2001;36(8):1308-12.

22. Silva PN, Amarante J, Costa-Ferreira A, Silva A, Reis J. Burn patients in Portugal: analysis of 14,797 cases during 1993-1999. Burns. 2003;29(3):265-9.

23. George A, Ebrahim MK. Infant scald burns: a case of negligence? Burns. 2003;29(1):95.

24. Zori E, Schnaiderman D. Evaluación de los niños internados por quemaduras en el Hospital de Bariloche. Arch Argent Pediatr. 2000;98(3):171-4.

25. Pitkanen J, Al-Qattan MM. Epidemiology of domestic chemical burns in Saudi Arabia. Burns. 2001;27(4):376-8.

26. Penha PJ, Joao SMA. Avaliaçao da flexibilidade muscular entre meninos e meninas de 7 e 8 anos. Fisioter Pesq. 2008;15(4):387-91.

27. Rosário JLP, Sousa A, Cabral CMN, Joao SMA, Marques AP. Reeducaçao postural global e alongamento estático segmentar na melhora da flexibilidade, força muscular e amplitude de movimento: um estudo comparativo. Fisioter Pesq. 2008;15(1):12-8.

28. Melo SV, Linhares LD, Almeida RD. Efeito do método Samiballr na flexibilidade e expansibilidade em vítima de queimadura: relato de caso. Rev Bras Queimaduras. 2011; 10(2):71-4.










1. Fisioterapeuta graduada pela Universidade Tiradentes, Aracaju, SE, Brasil. Pós-Graduanda em Fisioterapia Dermato-Funcional pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
2. Fisioterapeuta graduada pela Universidade Tiradentes, Aracaju, SE, Brasil. Pós-Graduanda em Acupuntura pelo Incisa, Aracaju, SE, Brasil
3. Professora Assistente I e supervisora do estágio Prática Clínica Supervisionada I, fisioterapeuta do Serviço Pediátrico do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), especialista em Fisioterapia Neurofuncional pela Universidade Gama Filho (RJ), mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE, Brasil, doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE, Brasil

Correspondência:
Cintia Monique Lima Santana
Av. Deputado Sílvio Teixeira, 952 - apt.1802 - Jardins
Aracaju, SE, Brasil. CEP: 49025-100
E-mail: cintiamonique_fisioterapeuta@hotmail.com

Artigo recebido: 1/10/2012
Artigo aceito: 20/11/2012

Trabalho realizado no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), Aracaju, SE, Brasil.



© 2024 Todos os Direitos Reservados