7
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

A arte é longa, a vida é breve

Art is long, life is short

Wandir Schiozer

Neste editorial, despeço-me do cargo de editor da Revista Brasileira de Queimaduras. Foram 4 anos de um trabalho que me trouxe muita gratificaçao e orgulho. Quando recebi o convite para ocupar o cargo de editor da revista, fiquei honrado e ciente da responsabilidade que me foi confiada. Foi um desafio inesperado. Minha primeira açao foi pedir a colaboraçao de vários profissionais envolvidos com queimaduras e, assim, expandir o corpo editorial com membros de notório conhecimento e qualificaçao acadêmica.

Nossa meta principal sempre foi a indexaçao da revista e, por isso, as primeiras medidas foram para nos adequar às normas de indexaçao nas bases de dados para pesquisa científica. Nosso objetivo era indexaçao na base de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Foram adotadas as normas necessárias para essa finalidade, reformulamos o layout e alteramos o formato gráfico, com o objetivo de marcar a nova fase. Criamos uma nova apresentaçao de arte gráfica de capa e miolo, novas seçoes, como Artigos Especiais. Isso tudo com o objetivo de propiciar maior participaçao dos nossos sócios, ampliando o espectro de contribuiçoes. Nos últimos dois anos, passamos a publicar trabalhos sobre feridas e os resumos dos anais dos nossos congressos e jornadas na própria revista.

Em 2010, inauguramos o site da Revista Brasileira de Queimaduras (http://www.rbqueimaduras.org.br). Com o novo site, o acesso aos artigos publicados ficou muito mais fácil e rápido. O site foi dotado de várias informaçoes e de mecanismos de busca eficientes comparáveis aos dos melhores periódicos científicos. A disponibilizaçao on-line do conteúdo da revista foi um passo importante para seu crescimento e, certamente, facilita sua inserçao nas bases de dados para pesquisa. Prova disso foram os milhares de acessos que tivemos no ano passado.

Todo esse trabalho envolvendo um grande número de colaboradores, com alguns percalços, mas também apaixonante, culminou com a indexaçao de nossa Revista na base de dados LILACS/BIREME, oficialmente anunciada em setembro de 2012. Essa conquista premiou e reconheceu a nossa revista como publicaçao oficializada de boa qualidade científica. A indexaçao trouxe maior reconhecimento à nossa revista e a tornou mais atrativa para o envio de trabalhos científicos.

Gostaria de externar os mais sinceros agradecimentos à diretoria da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), de quem sempre tive suporte incondicional. Aos ex-presidentes, Flávio Novaes e Dilmar Leonardi, pela confiança e apoio irrestrito ao trabalho realizado. A Sra. Rosangela Monteiro, profissional imprescindível para o sucesso das metas atingidas. A Dra. Maria Cristina Serra, pela colaboraçao e auxílio. Aos patrocinadores, que acreditaram no nosso trabalho. Por fim, agradeço a todos os autores e sócios da SBQ que contribuíram, direta ou indiretamente, com a publicaçao de artigos, casos clínicos e mesmo palavras de incentivo e apoio ao projeto.

Deixo o cargo de editor ao Dr. Maurício Pereima, professor universitário com larga experiência acadêmica e científica, que certamente trará grande contribuiçao e progresso à nossa Revista e a quem desejo muito sucesso.

Meu muito obrigado e um abraço fraternal a todos!

Wandir Schiozer

Editor

© 2024 Todos os Direitos Reservados