0
Visualização
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

Mensagem do Presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ)

Message of the President of the Brazilian Society of Burns (SBQ)

Luiz Philipe Molina Vana

2018 mal começou e já estamos nele há muito tempo! Isto se deve provavelmente ao fato de que temos inúmeros compromissos e atividades. Para a Sociedade Brasileira de Queimaduras não é diferente. Este é um ano muito importante para todos que lidam com a problemática das queimaduras.

Tivemos em maio o XI congresso Brasileiro de Queimaduras em Foz do Iguaçu. Trabalhamos muito para ser o melhor congresso que já organizamos, dando continuidade na valorização dos participantes e dos parceiros. Neste sentido, realizamos mais uma vez os "workshops hands-on" que foram um grande sucesso na X Jornada Brasileira de Queimaduras, que ocorreu em São Paulo em 2017. Tivemos os seguintes "workshops": 1. Curativos, no qual pudemos manipular, testar e usar diversos tipos de curativos, inclusive de pressão negativa, assim, vivenciamos as facilidades e dificuldades de cada tipo de curativo; 2. Laser, peeling e microagulhamento, nesta edição tivemos a participação de um dos maiores especialistas de laser em queimaduras do mundo (Mathias Donelan, Harvard, Estados Unidos), em que discutimos protocolos, tipos de laser, quando usar e, claro, prática; 3. Como fazer e publicar um trabalho científico, discutimos as técnicas de redação e desenvolvimento de um artigo médico e 4. Maquiagem terapêutica, um importante recurso que ajuda muito os nossos pacientes com a camuflagem de suas cicatrizes.

Como grandes novidades tivemos dois eventos novos e de grande importância, o I Congresso Cone Sul de Queimaduras e Feridas, no qual foram discutidos, em aulas de duração de 45 minutos, aspectos mais aprofundados sobre as queimaduras, feridas, cicatrização, uma abordagem da fronteira da ciência na regeneração tecidual. Tivemos discussões ricas e detalhadas, inéditas em eventos de queimaduras, esperamos que tenham atendido as solicitações de discussões mais elaboradas de nossos associados. E o I Curso da ISBI, chamado de "Beyound the first 48 hours - Multidisciplinary Management'', no qual abordamos os temas padronizados pela International Society of Burn Injury, Tratamento não cirúrgico das cicatrizes, Manejo e Suporte Metabólico, Tratamento cirúrgico da queimadura, Órteses e Posicionamento. Todos estes módulos foram ministrados por professores internacionais, dos Estados Unidos e Inglaterra.

Tivemos o maior número de professores internacionais dos Estados Unidos e Inglaterra em um Congresso de Queimaduras no Brasil, no total de 10, da América Latina, nossos amigos e parceiros, em um total de 14.

Também ocorreu o encontro das organizações não governamentais e que, a partir dele, criaremos o portal do voluntariado e definiremos uma agenda comum destas instituições; lançamento do novo logo da SBQ, e também lançamos a cartilha de prevenção unificada e que já está disponível para todos no nosso site.

Foi um grande evento que foi desenvolvido para trazer o melhor para as pessoas dedicadas às queimaduras e, consequentemente, para os nossos pacientes.

Foz do Iguaçu é um local privilegiado, além das famosas e incríveis cataratas, temos outros passeios maravilhosos e surpreendentes, além, é claro, das compras, que no passado eram famosas pelas "réplicas" mas que hoje são de qualidade e com garantia. Todos aproveitaram muito, as avaliações têm nos dado muita satisfação e certeza de que o caminho no qual a SBQ está é correto.

Em junho teremos o segundo acampamento de crianças vítimas de queimaduras. Após o grande sucesso do primeiro acampamento em 2017, não poderíamos deixar de organizar mais uma edição. Ocorrerá mais uma vez próximo a Campos do Jordão, interior de São Paulo e atenderá cerca de 50 crianças de 7 a 13 anos. A experiência será incrível mais uma vez. Estão todos convidados a participar como voluntários e indicar crianças sobreviventes de queimaduras.

Esperamos estar atendendo às demandas e necessidades de todos, avanços e investimentos como o deste congresso só são possíveis com a participação de todos.

Participe, aprenda e opine. Dependemos de nossos sócios para melhorar sempre. Se não é um associado, torne-se um e ajude a SBQ melhorar cada vez mais. Não deixe de participar!











Presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, São Paulo, SP Brasil

© 2018 Todos os Direitos Reservados